Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Os Dez Mandamentos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
8 de Fevereiro de 2015
TEXTO ÁUREO
“E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem, por causa do sábado” (Mc 2.27).
VERDADE PRÁTICA
O quarto mandamento envolve os aspectos espiritual e social, diz respeito ao relacionamento do homem com Deus e ao mesmo tempo com o próximo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.2 Deus descansou no sétimo dia da criação
Terça - Êx 16.29,30 O sábado é um presente de Deus para o povo de Israel
Quarta - Êx 23.12 O sábado foi dado a Israel para descanso
Quinta - Rm 14.5,6 A fé cristã é isenta de toda forma de legalismo
Sexta - Cl 2.16,17 A lei, juntamente com o sábado legal, foi encravada na cruz
Sábado - Hb 4.8 O sábado institucional se cumpre na vida da Igreja
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 20
8 - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 - Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra,
10 - mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro que está dentro das tuas portas.
11 - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e ao sétimo dia descansou; portanto, abençoou o SENHOR o dia do sábado e o santificou.
Êxodo 31
12 - Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
13 - Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica.
14 - Portanto, guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente morrerá; porque qualquer que nele fizer alguma obra, aquela alma será extirpada do meio do seu povo.
15 - Seis dias se fará obra, porém o sétimo dia é o sábado do descanso, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer obra, certamente morrerá.
16 - Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando o sábado nas suas gerações por concerto perpétuo.
17 - Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e restaurou-se.
OBJETIVO GERAL
Compreender o significado do sábado para os cristãos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se aos que o professor deve atingir em cada tópico.
Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Analisar o conceito do sábado.
II. Considerar a forma da instituição do sábado.
III. Explicar os aspectos legais e cerimoniais do sábado.
IV. Destacar o preceito cerimonial.
V. Apresentar Jesus como o Senhor do Sábado.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Vivemos em um “mundo capitalista”. Uma das características da sociedade moderna é a ansiedade e a sensação da falta de tempo. Parece que as pessoas não têm mais tempo para a sua família, o lazer ou, até mesmo, compromissos pessoais considerados banais. Quando o trabalho toma o tempo de Deus, da família e da alma, está na hora de agirmos.
A lição desta semana falará do sábado do Senhor. Não deixe que a aula se transforme num campo de confronto entre doutrinas adventistas e cristãs históricas. O conteúdo da aula é o mais importante. Devemos resgatar a ideia de guardarmos um tempo para o descanso da mente e do corpo, da consagração a Deus e do lazer. Deus o abençoe!
PONTO CENTRAL
Encarar o sábado não como a letra da Lei, mas um princípio dado por Deus ao ser humano para desfrutar do descanso semanal.
INTRODUÇÃO
As controvérsias deste mandamento giram em torno da sua interpretação. Temos aqui a relação trabalho-repouso e ao mesmo tempo o relacionamento de Deus com Israel. A necessidade de um dia de repouso após seis jornadas de trabalho é universal, mas o sábado é um presente de Deus para Israel. O mandamento de santificar o sábado é mais bem compreendido quando se conhece o propósito pelo qual ele foi dado.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A base institucional e legal do sábado foi a celebração de Deus no sétimo dia, após a criação. O Criador abençoou e santificou esse dia.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O sábado institucional se refere à necessidade de um período de descanso para a Criação e para o homem.
CONHEÇA MAIS
Patriarca
Título que descreve o chefe ou o fundador de uma família ou tribo do Israel Antigo. Três são os pricipais patriarcas de Israel: Abraão, Isaque e Jacó (Hb 7.4; At 7.8,9). Também se aplica aos 12 filhos de Jacó e ao rei Davi, devido à linhagem messiânica. Esses personagens remontam à era patriarcal da história de Israel.
SÍNTESE DO TÓPICO III
O sábado legal é um dia de descanso, introduzido na cultura do povo judeu por meio da Lei.
SÍNTESE DO TÓPICO IV
Segundo Jesus Cristo, a guarda do sábado é um preceito cerimonial.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
“A questão do Sábado
A questão não é o sábado em si, mas o fato de que não estamos debaixo do Antigo Concerto: ‘Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas’ (Hb 8.6). Leia os versículos seguintes até o 13. A Palavra profética previa a chegada do Novo Concerto: ‘Eis que dias vêm, diz o SENHOR, em que farei um concerto novo com a casa de Israel e com a casa de Judá [...]’ (Jr 31.31-33). Esse ‘novo concerto’ é mencionado pelo escritor aos Hebreus, 8.8-12.
O judeu convertido à fé cristã que quiser guardar o sábado por convicção religiosa pessoal não está desviado por isso, pois o apóstolo Paulo diz que uns fazem separação de dia, outros acham que podem comer de tudo. Veja Romanos 14.1-6. Convém lembrar que o apóstolo está falando aos judeus cristãos de Roma, por causa da sua cultura religiosa, e não aos gentios.
Ainda hoje muitos deles usam kipar e talit (solidéo e manto), observam o kash’rut (leis dietéticas prescritas por Moisés) e guardam o sábado. Isso o fazem meramente para não perderem sua identidade nacional, é uma questão cultural e não condição para salvação. Isso é diferente dos gentios convertidos a Cristo, pois o apóstolo deixou claro que tais práticas são um retrocesso espiritual: ‘Guardais dias, e meses e tempos, e anos. Receio de vós que haja trabalhado em vão para convosco’ (Gl 4.10,11)” (SOARES, Esequias. Manual de Apologética Cristã. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2002, pp.293-94).
SÍNTESE DO TÓPICO V
Em o Novo Testamento, Jesus é o Senhor do sábado e somente Ele tem autoridade sobre esta instituição.
SUBSÍDIO APOLOGÉTICO
“A palavra ‘domingo’, por si só, significa ‘Dia do Senhor’, pois, foi nesse dia que o Senhor Jesus ressuscitou. O primeiro culto cristão aconteceu num domingo: ‘Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco!’ (Jo 20.19). O segundo culto também, pois a Bíblia diz que isso aconteceu ‘oito dias depois’ (Jo 20.26). Os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana: ‘No primeiro dia da semana, ajuntando os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte [...]’ (At 20.7). O mesmo pode ser visto em Corinto, quando o apóstolo manda levantar coletas para os irmãos pobres de Jerusalém. O texto sagrado diz que essa reunião de adoração se fazia nos domingos: ‘No primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar [...]’ (1Co 16.2). Assim, essa prática foi se tornando comum, sem decreto e sem imposição. Foi algo espontâneo. Constantino apenas confirmou uma prática já antiga dos cristãos. [...] O Decálogo fala sábado e isso acontece também em muitos lugares do Velho Testamento, mas o domingo não. Mas na Nova Aliança não há mandamento algum de guardar dias. Dizem que o ‘domingo’ é um dia pagão, porque em inglês Sunday significa ‘dia do Sol’. Nesse caso, todos os demais dias também seriam pagãos, porque os dias da semana, em inglês, são de origem céltica e homenageiam antigas divindades, inclusive o sábado, que é Saturday, ‘dia de Saturno’” (SOARES, Esequias. Manual de Apologética Cristã. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2002, pp.294-95).
CONCLUSÃO
A palavra profética anunciava o fim do sábado legal (Jr 31.31-33; Os 2.11). Isso se cumpriu com a chegada do novo concerto (Hb 8.8-12). Exigir a guarda do sábado como condição para a salvação não é cristianismo e caracteriza-se como doutrina de uma seita.
PARA REFLETIR
Sobre o Sábado:
1 Quando Deus descansou no sétimo dia, Ele parou de trabalhar?
Não. A palavra usada na língua hebraica para “descansar” é o sinônimo de “terminar”, “encerrar” e “concluir uma tarefa”. A ideia, aqui, é a de que Deus concluiu a criação, parou de criar, e não a de ficar ocioso. O Senhor Jesus disse que o Pai “trabalha até agora” (Jo 5.17).
2 O sábado institucional resgata a ordem natural das coisas. Explique.
Significa que a instituição do sábado trouxe ao ser humano a ideia de que o campo precisa de descanso, as máquinas precisam parar para a manutenção, os animais também precisam descansar e assim por diante (Lv 25.4).
3 É pecado trabalhar no domingo, o dia do Senhor?
Não. Vivemos na perspectiva da graça. Isso, porém, não quer dizer que não se deve considerar a importância do domingo como o dia do Senhor. O nosso Senhor ressuscitou num domingo. A igreja do Novo Testamento reunia-se no domingo, o primeiro dia da semana, para comer o pão, beber o suco da vide e terem comunhão uns com os outros (Mc 16.16; At 20.7; 1Co 16.2; Ap 1.10)
4 Quem não guardar o sábado pode perder a salvação?
De maneira nenhuma! A salvação é pela graça de Deus (Ef 2.8-10).
5 Por que o domingo é “o dia do Senhor” para os cristãos?
Porque Jesus ressuscitou no domingo e a Igreja do Novo Testamento se reunia aos domingos.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!