Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Davi com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
15 de novembro de 2009
TEXTO ÁUREO
“E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele” (2 Sm 5.10).
VERDADE PRÁTICA
O reino de Israel se tornou forte e respeitado tendo Davi como seu rei. O segredo de todo esse êxito foi a bênção de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Sm 5.1-3 Davi é constituído rei de todo o Israel
Terça - 2 Sm 8.1-8 Davi conquista as nações vizinhas
Quarta - 2 Sm 7.10,11 A promessa de Deus a respeito dos inimigos
Quinta - 2 Sm 8.15 Um reino comprometido com a justiça
Sexta - 2 Sm 23.8-39 Um reino com muitos valentes
Sábado - 2 Sm 5.12 Um reino confirmado pelo Senhor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Samuel 5.6-10.
6 - E partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que falaram a Davi, dizendo: Não entrarás aqui, a menos que lances fora os cegos e os coxos; querendo dizer: Não entrará Davi aqui.
7 - Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi.
8 - Porque Davi disse naquele dia: Qualquer que ferir os jebuseus e chegar ao canal, e aos coxos, e aos cegos, que a alma de Davi aborrece, será cabeça e capitão. Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará nesta casa.
9 - Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; e Davi foi edificando em redor, desde Milo até dentro.
10 - E Davi se ia cada vez mais aumentando e crescendo, porque o SENHOR, Deus dos Exércitos, era com ele.
INTERAÇÃO
Professor, como está sendo a expectativa de seus alunos em relação aos temas abordados neste trimestre? Eles estão motivados e interessados no estudo biográfico de Davi? Nesta sétima lição, estudaremos a respeito da expansão e da prosperidade do reino davídico. Através da leitura do livro de 2 Samuel, podemos perceber que, sob a liderança de Davi, o reino de Israel experimentou um vertiginoso crescimento, que acarretou diversas mudanças em diferentes áreas (política e espiritual). Com isso, aprendemos que, se o líder escolhido pelo Senhor para realizar a sua obra, for fiel e obediente a Ele, o crescimento e a prosperidade (espiritual e material) virão.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Relatar a importância da cidade de Jerusalém para Israel e para a Igreja.
Reconhecer que todo reino bem-sucedido suscita reações distintas.
Identificar o legado de Davi para a história bíblica e para a Igreja.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o mapa abaixo e utilize-o para mostrar à sua classe a expansão do reino davídico: 1. Hebrom: Após a morte de Saul, Davi mudou-se da cidade dos filisteus, Ziclague, para Hebrom. 2. Jerusalém: Uma das primeiras batalhas de Davi, como rei, foi travada em Jerusalém. Davi e suas tropas tomaram a cidade de surpresa, e ela se tornou a capital do reino. 3. Gate: Pertencia aos filisteus. Davi e suas tropas os expulsaram (2 Sm 5.17-25) e os dominaram (2 Sm 8.1). 4. Moabe: Davi conquistou Moabe e exigiu que lhe pagassem impostos (2 Sm 8.2). 5. Edom: Davi derrotou os edomitas e os obrigou a pagarem tributos (2 Sm 8.14).
Palavra Chave
Expansão: Fazer crescer, ampliar, desenvolver-se.
introdução
Mesmo enfrentando inimigos externos - as nações vizinhas -, e também conflitos internos, familiares e governamentais, Davi foi próspero e vitorioso em seu reinado, pelo fato de obedecer à direção de Deus para sua vida. Era também um crente que buscava ao Senhor, amava a sua Palavra, sempre adorava e louvava a Deus. O aprofundamento da sua vida espiritual no deserto e sua dependência do Senhor ali, lhe foi muito proveitoso em seu desempenho como chefe nacional do povo de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO I
Jerusalém possui não somente uma posição estratégica, mas também uma importância histórica para Israel e para a Igreja.
SINOPSE DO TÓPICO III
O sucesso do Reino Davídico se deve principalmente ao fato de Davi colocar Deus em primeiro lugar em sua vida.
CONCLUSÃO
Davi, apesar dos seus maus e reprováveis procedimentos que a Bíblia não omite por ser Ela imparcial, tinha o propósito de amar ao Senhor, buscá-Lo e consultá-Lo em oração, adorá-Lo e sempre fazer sua vontade. Por isso, o seu reinado em Israel tornou-se forte e estável. O legado de Davi para a história bíblica e universal e, particularmente, para a Igreja atual, é muito importante, pois nele está materializada a história de Israel, bem como uma marcante experiência espiritual. Por conseguinte, Davi é citado em o Novo Testamento por diversas vezes.
EXERCÍCIOS
1. A que se deve a prosperidade do reino davídico?
À bênção de Deus.
2. Qual era o lugar predileto dos judeus para a adoração ao Senhor? Cite uma referência que comprove esse fato.
Jerusalém. Salmos 122 e 137.
3. De acordo com a lição, mencione dois nomes antigos de Jerusalém.
Jebus e Cidade de Davi.
4. Qual a importância de Jerusalém para o judaísmo e para o cristianismo?
Para o judaísmo, Jerusalém é importante porque se tornou a cidade de Davi (2 Sm 5.7), e para os cristãos, por ser a cidade do Grande Rei, Jesus Cristo (Mt 5.35).
5. O que representava a Arca da Aliança?
A presença de Deus entre o seu povo.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Histórico
"Uma família de reis
[...] Após a morte de Saul, o Senhor deu a Davi uma promessa por meio de seu profeta Natã. A respeito de Salomão, o filho de Davi, Deus disse: "Este edificará uma casa ao meu nome, e confirmarei o trono do seu reino para sempre" (2 Sm 7.13). E Deus acrescentou: "Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre" (v.16). Esta promessa é a base da aliança davídica. A "casa" de Davi é uma referência a sua linhagem familiar. O "trono" de Davi simboliza o governo de sua família sobre o reino de Israel. O "reino" inclui tanto o povo como seu território. As gerações subsequentes de israelitas, tanto no NT como do AT, conheciam esta promessa e aceitavam-na como sendo literal: somente através da família de Davi haveria reis sobre Israel".
(LAHAYE, T. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. RJ: CPAD, 2008, p.37).
APLICAÇÃO PESSOAL
A partir de um reino despedaçado, que Saul havia deixado como herança, Davi construiu uma potência forte e unida. Quarenta anos depois, esta seria transmitida a seu filho Salomão. O segredo do sucesso do reino de Davi era o seu coração totalmente voltado para Deus. Foi um rei que governou o povo de Deus por meio dos princípios de Deus e, por esta razão, Deus o abençoou. Pode ser que não alcancemos o sucesso terreno de Davi, no entanto, obedecer a Deus é, certamente, a melhor e mais acertada decisão. Há muitos crentes que são insubmissos a Deus e à sua Palavra. Os tais se esquecem que obedecer é um princípio fundamental da vida cristã. O Deus de Davi continua o mesmo. Ele ainda requer obediência. Davi é um exemplo de que, sem obediência a Deus, o líder não conseguirá obter o bom êxito e a expansão da obra de Deus.
(Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, 2003, p.415).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!