Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As promessas de Deus para a sua vida com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
18 de Novembro de 2007
TEXTO ÁUREO
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
VERDADE PRÁTICA
A verdadeira prosperidade consiste em ter a Deus como o nosso Supremo Bem, como nosso Criador, Salvador e Senhor.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 4.18,19 O perigo das riquezas materiais
Terça - 1 Tm 6.9-11 A armadilha das riquezas materiais
Quarta - 1 Tm 6.17-19 Como deve o rico proceder
Quinta - Rm 9.22-24 A glória das riquezas espirituais
Sexta - Ef 1.7-10 A graça das riquezas espirituais
Sábado - Ef 3.16-18 As insondáveis riquezas espirituais
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 73.1-3,5,16-20,26-28.
1 - Verdadeiramente, bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.
2 - Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos.
3 - Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios.
5 - Não se acham em trabalhos como outra gente, nem são afligidos como outros homens.
16 - Quando pensava em compreender isto, fiquei sobremodo perturbado;
17 - até que entrei no santuário de Deus; então, entendi eu o fim deles.
18 - Certamente, tu os puseste em lugares escorregadios; tu os lanças em destruição.
19 - Como caem na desolação, quase num momento! Ficam totalmente consumidos de terrores.
20 - Como faz com um sonho o que acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezarás a aparência deles.
26 - A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.
27 - Pois eis que os que se alongam de ti perecerão; tu tens destruído todos aqueles que, apostatando, se desviam de ti.
28 - Mas, para mim, bom é aproximar-me de Deus; pus a minha confiança no SENHOR Deus, para anunciar todas as tuas obras.
INTERAÇÃO
Professor, no Antigo Testamento a palavra hebraica para prosperidade é tsālēach. Esse termo é usado em relação ao sucesso que o Eterno deu a José (Gn 39.2,3,33) e a Uzias (2 Cr 26.5). O vocábulo significa “ter sucesso”, “dar bom resultado”, “experimentar abundância” e “fecundidade”. No contexto bíblico, a verdadeira prosperidade material ou espiritual e resultado da obediência, temor e reverência do homem a Deus.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir a prosperidade de acordo com a Escritura.
Refletir a respeito da prosperidade dos ímpios.
Viver a verdadeira prosperidade.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, em sala de aula você é livre para expressar o seu pensamento de forma pessoal e bíblica. A fala é o instrumento que o prezado mestre usa para comunicar-se com os seus alunos. Porém, o discurso apresentado deve ser de acordo com as regras gramaticais. Não é apenas importante o que é dito, mas também como a verdade bíblica é ministrada. Há frases que são inteligíveis, apesar de contrariarem as normas da língua portuguesa. Outras, carentes de gramaticalidade, não fazem sentido. Portanto, um ensino cuja gramática esteja ausente ou precária é ininteligível. Ora, se em razão de o professor não se comunicar corretamente, o educando não aprende, o mestre precisa urgentemente se comunicar conforme as regras gramaticais. Estude a língua portuguesa, “última flor do Lácio, inculta e bela”.
Palavra Chave
Prosperidade: Estado daquele que é próspero, bem sucedido, feliz ou afortunado.
INTRODUÇÃO
O título da presente lição deixa claro a existência da falsa prosperidade. O que se apregoa hoje em muitos púlpitos sobre as riquezas materiais nada tem a ver com os ensinamentos bíblicos acerca do tema. Não obstante haver riquezas legítimas e honestas (Pv 13.11b; Sl 112.1-3; Ec 5.19), há também as fraudulentas e desonestas (Pv 16.8b; Jr 17.11; Tg 5.1-3). Afinal, o que é a verdadeira prosperidade?
SINOPSE DO TÓPICO I
O Salmo 73 retrata o incômodo que a prosperidade dos ímpios traz ao crente que possui uma visão distorcida do sucesso alheio. Somente uma compreensão correta da natureza e autoridade divinas é capaz de fazê-lo olhar na direção certa.
SINOPSE DO TÓPICO II
O significado da verdadeira prosperidade é o próprio Senhor. Deus é o Supremo Bem que o crente deve anelar acima de todas as coisas.
SINOPSE DO TÓPICO III
A prosperidade material além de não ser o alvo da fé cristã, não ratifica a espiritualidade do crente.
CONCLUSÃO
Alcançamos, portanto, a verdadeira felicidade quando Deus é o nosso Supremo Bem, “pois nele vivemos, nos movemos e existimos” (At 17.28).
EXERCÍCIOS
1. Descreva o sentimento de Asafe em relação à prosperidade dos ímpios.
(Livre) Inveja de ver a prosperidade dos ímpios a ponto de os seus pés quase se resvalarem no abismo da incredulidade.
2. Qual a resposta que Asafe fornece a respeito da prosperidade dos ímpios?
(Livre) A prosperidade material é fugaz, efêmera, e não assegura a quem quer que seja qualquer tipo de vantagem na eternidade nem a posse da vida eterna (Mt 19.16-21).
3. Qual o significado da verdadeira prosperidade?
Ter a Deus como Supremo Bem, assim como o seu mais sublime desejo.
4. Quem é a fonte da verdadeira prosperidade?
Deus.
5. De acordo com o contexto, qual o sentido de Filipenses 4.13?
Alude ao fato de o crente estar bem com Deus em qualquer circunstância, seja na fartura, seja na necessidade, desde que tudo esteja posto sob a perspectiva de Deus.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliográfico
“Resumo da doutrina bíblica da prosperidade
O que a Palavra de Deus diz sobre prosperidade? Mesmo sendo um assunto presente em toda a Bíblia, vamos apenas citar alguns exemplos para a fundamentação do nosso argumento.
No Salmo 1, seriam bem-aventurados não apenas aqueles que não fossem influenciados pelo ‘sindicato da maldade’ (v.1), mas também os que tivessem o seu prazer na lei do Senhor e, por ela, moldassem à sua maneira de pensar e de viver. O resultado seria uma vida frutífera, uma existência profundamente significativa, uma alegria de viver contagiante e, sobretudo, a promessa de que tudo quanto fizesse seria bem-sucedido (v.3). Tudo - no grego, no hebraico, e também aqui no português - quer dizer exatamente TUDO! Inclui negócios, projetos, relacionamentos, tudo, enfim. Isso é sucesso na acepção do termo! Isso é inegavelmente prosperidade!
Quando Deus falou a Josué com o intuito de animá-lo para a árdua tarefa de comandar o povo de Israel na conquista da terra de Canaã, Ele recomendou que tivesse coragem de fazer o que estava escrito na Lei. Deus também o animou a falar do livro da Lei e a meditar na sua Palavra de dia e de noite, e o incentivou novamente a fazer tudo quanto estava escrito no livro da Lei”.
(SOUZA, B. As chaves do sucesso financeiro: a prosperidade à luz da Bíblia. RJ: CPAD, 2001, p.165,6.)
APLICAÇÃO PESSOAL
O homem verdadeiramente próspero é como a “árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cujas folhas não caem, e tudo quanto fizer prosperará” (Sl 1.3).
O termo hebraico traduzido pela palavra "prosperar" é tsālēach, isto é, “ter sucesso”, “dar bom resultado”, “experimentar abundância” e “fecundidade”. A última frase do versículo pode ser traduzida como: “...tudo quanto fizer terá sucesso... terá em abundância... terá bom resultado”.
A verdadeira prosperidade é uma conseqüência da obediência do homem a Deus. O crente próspero, segundo o salmista, é alguém que não se compraz com a companhia dos ímpios, mas tem satisfação em obedecer a Escritura. Portanto, abandone o pecado e afaste-se do ímpio. Ame incondicionalmente as Sagradas Escrituras. Obedeça os ditames da Palavra do Senhor, e terás cumprido os primeiros passos à verdadeira prosperidade.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!