Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Neemias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
13 de Novembro de 2011
TEXTO ÁUREO
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14).
VERDADE PRÁTICA
Quando o povo de Deus arrepende-se de seus pecados, além de receber o perdão divino, começa a viver uma fase de copiosas bênçãos.
HINOS SUGERIDOS 15, 171, 175.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 3.19 Arrependimento e conversão
Terça - Lc 3.8 Frutos de arrependimento
Quarta - Lc 15.7 Alegria pelo arrependimento
Quinta - 2 Co 7.9 Contristados para o arrependimento
Sexta - Hb 12.7 Arrependimento tardio
Sábado - At 17.30 Arrependimento para todos
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Neemias 9.1-3,16,33-36.
1 - E, no dia vinte e quatro deste mês, se ajuntaram os filhos de Israel com jejum e com pano de saco e traziam terra sobre si.
2 - E a geração de Israel se apartou de todos os estranhos, e puseram-se em pé e fizeram confissão dos seus pecados e das iniquidades de seus pais.
3 - E, levantando-se no seu posto, leram no livro da Lei do Senhor, seu Deus, uma quarta parte do dia; e, na outra quarta parte, fizeram confissão; e adoraram o Senhor, seu Deus.
16 - Porém eles, nossos pais, se houveram soberbamente, e endureceram a sua cerviz, e não deram ouvidos aos teus mandamentos.
33 - Porém tu és justo em tudo quanto tem vindo sobre nós; porque tu fielmente te houveste, e nós impiamente nos houvemos.
34 - E os nossos reis, os nossos príncipes, os nossos sacerdotes e os nossos pais não guardaram a tua lei e não deram ouvidos aos teus mandamentos e aos teus testemunhos, que testificaste contra eles.
35 - Porque eles nem no seu reino, nem na muita abundância de bens que lhes deste, nem na terra espaçosa e gorda que puseste diante deles te serviram, nem se converteram de suas más obras.
36 - Eis que hoje somos servos; e até na terra que deste a nossos pais, para comerem o seu fruto e o seu bem, eis que somos servos nela.
INTERAÇÃO
Israel confessou o seu pecado diante de Deus e se arrependeu. O Senhor em sua infinita misericórdia os perdoou e lhes restaurou a sorte. A natureza humana é tendenciosa ao pecado, pois nascemos dele, mas se “confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1 João 1.9). A fim de sermos restaurados, devemos seguir o exemplo de Israel naquele tempo: arrepender-se, confessar e abandonar a prática do pecado.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que o arrependimento é condição para um genuíno mover de Deus.
Conscientizar se que Deus se faz presente em todos os momentos.
Confiar na grandeza da misericórdia divina.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para a aula de hoje sugerimos que você reproduza o quadro abaixo e entregue aos alunos. O objetivo é que os eles reconheçam que Deus sempre quis e quer perdoar os nossos pecados. Assevere que o Senhor é misericordioso para conosco. Ele nos espera, pronto para ouvir a nossa confissão e nos perdoar.
A BÍBLIA E O PERDÃO DE DEUS
Todos estamos afastados de Deus por causa do pecado – Isaías 59.1-15; Romanos 3.9-20; 5.12-21; 7.14-25; Eclesiastes 7.20
Deus sempre buscou um relacionamento mais próximo com a humanidade – Êxodo 19.3b-8; Jeremias 31.31-34; Isaías 54.1-10; 1 Pedro 1.1-10; 1 João 3.1-10
Deus pessoalmente fez contato conosco ao enviar seu Filho Jesus Cristo – Colossenses 1.15-23; Romanos 5.1-11; 1 Pedro 2.9-25; João 3.1-21; 2 Timóteo 1.3-14; Efésios 2.1-10
O perdão de Deus através de seu Filho Jesus Cristo está ao alcance de todos – Salmos 32; 51.1-17; 1 João 1.5-10; Romanos 3.21-26; 8.31-39; 10.5-15
Vivemos a nova vida em Cristo quando nos comportamos tal como Ele viveu – Romanos 6.1-14; 12.1-21; Mateus 20.20-28; Efésios 4.17-32; Gálatas 5.16-26; 1 João 4.7-21
Palavra Chave
Arrependimento: Compunção, contrição.
introdução
Na lição de hoje, refletiremos sobre o avivamento que o povo israelita experimentou após a reconstrução de Jerusalém. Esse avivamento não se limitou aos cânticos e às celebrações. Mas gerou contrição, confissão de pecados e arrependimento. O Senhor deseja usar a Igreja, a fim de promover um grande despertamento espiritual sobre a nossa nação. Todavia, isso somente acontecerá quando o povo que se chama pelo nome do Senhor, “se humilhar e orar e se converter dos seus maus caminhos” (2 Cr 7.14).
SINOPSE DO TÓPICO I
Ao viver um autêntico avivamento, o povo de Israel passou a andar segundo a vontade de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
A lei de Deus foi lida e explicada ao povo que confessou seus pecados e relembrou a história da nação.
SINOPSE DO TÓPICO III
Israel suplicou ao Senhor que o perdoasse e firmou um concerto com Ele.
CONCLUSÃO
Roguemos ao Senhor que nos avive no poder do Espírito Santo. E que os resultados desse avivamento possam ser claramente observados em vidas santas, transformadas e dedicadas ao serviço do Reino de Deus. Não foi exatamente isso que se deu no tempo de Esdras e Neemias? Somente um avivamento nos levará a cumprir integral e poderosamente as demandas da Grande Comissão que nos confiou o Senhor (Mt 28.19,20).
EXERCÍCIOS
1. Qual a primeira grande consequência do avivamento?
A primeira grande consequência foi o arrependimento e confissão de pecados.
2. O que os judeus usaram, para demonstrar tristeza?
Para demonstrar tristeza os judeus vestiram-se de pano de saco e traziam terra sobre suas cabeças.
3. O que a leitura da Palavra gerou para o povo de Israel?
A leitura da Palavra gerou um profundo arrependimento, o povo apartou-se dos costumes pagãos e passou a andar segundo a vontade de Deus.
4. Que fizeram os judeus após o arrependimento de pecados?
Após o arrependimento dos pecados os judeus passaram a recordar os fatos que marcaram a história da nação.
5. O que acontece quando o povo se arrepende e se compromete definitivamente com o Senhor?
Quando o povo se arrepende e se compromete com o Senhor Ele restaura-lhes a sorte.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Devocional
“A Pena foi paga
Pense deste modo. O pecado aprisionou você. O pecado trancou você atrás das grades da culpa, da vergonha, da decepção e do medo. O pecado não fez nada, mas acorrentou você ao muro da miséria. Então Jesus veio e pagou sua fiança. Cumpriu a sua pena; satisfez a penalidade e colocou-o em liberdade. Cristo morre, e quando você lançou sua sorte com Ele, seu velho eu também morreu.
O único modo de se ver livre da prisão do pecado é cumprindo a sua penalidade. Neste caso, a pena é a morte. Alguém tem de morrer; você ou o substituto celeste. Você não pode deixar a prisão a menos que haja uma morte. Porém, esta ocorreu no Calvário. E quando Jesus morreu, você morreu para a reivindicação do pecado em sua vida. Você está livre.
Cristo tomou o seu lugar. Você não precisa permanecer na cela. Já ouviu um prisioneiro liberto dizer que quer continuar preso? Nem eu. Quando as portas se abrem, os prisioneiros se vão. É inconcebível o pensamento de alguém preferindo a jaula à liberdade. Uma vez paga a penalidade, por que viver em cativeiro? Você está solto da penitenciária do pecado. Por que, ó céus, você haveria de querer pôr os pés nessa prisão outra vez?
Paulo recorda-nos: ‘O nosso velho homem foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, a fim de que não sirvamos mais ao pecado, porque aquele que está morto, está justificado do pecado’ (Rm 6.6,7)” (LUCADO, M. Nas Garras da Graça. 1.ed., RJ: CPAD.1999, pp.112-13).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
“O Arrependimento e a Fé
O arrependimento e a fé são os dois elementos essenciais da conversão. Envolvem uma ‘virada contra’ (o arrependimento) e uma ‘virada para’ (a fé). As palavras primárias, no Antigo Testamento, para expressar a ideia de arrependimento são shuv (‘virar para trás’, ‘voltar’) e nicham (‘arrepender-se’, ‘consolar’). Shuv ocorre mais de cem vezes no sentido teológico, seja quanto ao desviar-se de Deus (1 Sm 15.11 ; Jr 3.19), seja no sentido de voltar para Deus (Jr 3.7; Os 6.1). A pessoa também pode desviar-se do bem (Ez 18.24,26) ou desviar-se do mal (Is 59.20; Ez 3.19), isto é, arrepender-se. O verbo nicham tem um aspecto emocional que não fica evidente em shuv, mas ambas as palavras transmitem a ideia do arrependimento.
O Novo Testamento emprega epistrephō no sentido de ‘voltar-se’ para Deus (At 15.19; 2 Co 3.16) e metanoeō / metanoia para a ideia de ‘arrependimento’ (At 2.38; 17.30; 20.21; Rm 2.4). Utiliza-se de metanoeō para expressar o significado de shuv, que indica uma ênfase à mente e à vontade. Mas também é certo que metanoia, no Novo Testamento, é mais que uma mudança intelectual. Ressalta o fato de uma reviravolta da pessoa inteira, que passa a operar uma mudança fundamental de atitudes básicas.
Embora o arrependimento por si só não possa nos salvar, é impossível ler o Novo Testamento sem tomar consciência da ênfase deste sobre aquele. Deus ‘anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam’ (At 17.30). A mensagem inicial de João Batista (Mt 3.2), de Jesus (Mt 4.17) e dos apóstolos (At 2.38) era ‘Arrependei-vos! Todos devem arrepender-se, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus’ (Rm 3.23)” (HORTON, S. M. et all. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. 10.ed., RJ: CPAD, 2006, p.368).
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