Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Tempos trabalhosos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
20 de Maio de 2007
TEXTO ÁUREO
“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
VERDADE PRÁTICA
Através dos tempos, as ações malignas contra a Igreja do Senhor tem atingido muitos de seus servos, mas não prevaleceram, segundo a promessa de Jesus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 6.8-15 Preso por causa do evangelho
Terça - 1Co 1.18 Loucura para os que se perdem
Quarta - Sl 37.10 O ímpio desaparecerá
Quinta - Sl 2.1-4 Deus zombará dos ímpios
Sexta - Lv 18.22 Abominação ao Senhor
Sábado - Is 10.1 Legisladores injustos
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 4.1-4.
1 - E, estando eles falando ao povo, sobrevieram os sacerdotes, e o capitão do templo, e os saduceus,
2 - doendo-se muito de que ensinassem o povo e anunciassem em Jesus a ressurreição dos mortos.
3 - E lançaram mão deles e os encerraram na prisão até ao dia seguinte, pois era já tarde.
4 - Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil.
INTERAÇÃO
Professor, nesta lição estudaremos as várias formas de ataques que a Igreja de Cristo tem sofrido durante os séculos. Vários são os “martelos” que tentam, em vão, esmagar a Noiva de Cristo. Entre eles estão alguns teólogos, governantes, religiosos e tantos outros que tentam macular a Igreja de Cristo e impedir seu crescimento. Porém, foi o Senhor Jesus quem garantiu a vitória da sua Igreja (Mt 16.18). Essa verdade é bálsamo para a vida de cada cristão. Somos parte de uma instituição divina, criada para vencer. Sigamos então avante!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Refutar os falsos ensinos do liberalismo teológico.
Descrever os tipos de perseguições que a Igreja tem enfrentado.
Explicar o porquê de a Igreja prosseguir vitoriosa.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, utilize como recurso didático o quadro abaixo. Com exceção da última coluna, reproduza o gráfico de acordo com os recursos disponíveis em sua igreja. O objetivo é apresentar o pensamento principal de cada teólogo e pedir que os alunos os refutem de acordo com as Escrituras. Somente no final, depois de ouvir a contestação do educando, é que as referências da última coluna deverão ser lidas por toda a classe.
TEÓLOGO: Friedrich Scheleiermacher
ANO: 1768-1934
ORIGEM: Alemanha
ENSINO: "Não há religiões falsas e verdadeiras. Todas ligam o homem com Deus, sendo o Cristianismo a melhor delas."
REFUTAÇÃO: Jo 14.6.
TEÓLOGO: Rudolf Bultmann
ANO: 1884-1976
ORIGEM: Alemanha
ENSINO: "Pode-se crer em Jesus como Salvador, sem ter de crer em sua concepção virginal."
REFUTAÇÃO: I Co 1.18,23; 2.14; 3.19.
TEÓLOGO: Pierre Teilhard de Chardin
ANO: 1881-1955
ORIGEM: França
ENSINO: "O evangelho deve modernizar-se, adiantando-se aos conhecimentos científicos."
REFUTAÇÃO: Gn 1.1-28; Hb 1.1-3.
Palavra Chave
Perseguição: Tratamento injusto e cruel infligido contra uma pessoa ou instituição.
INTRODUÇÃO
A Igreja do Senhor Jesus Cristo, ao longo de sua história, sempre teve de enfrentar muitas perseguições. As artimanhas do inferno contra a Igreja visam frustrar o plano divino para a salvação da humanidade. Mas, felizmente, em todos os tempos, vem se cumprindo o que disse nosso Senhor em sua Palavra: “... as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18).
SINOPSE DO TÓPICO I
A igreja primitiva sofreu toda a sorte de perseguição, mas cresceu e se expandiu vitoriosamente.
SINOPSE DO TÓPICO II
Durantes os séculos, várias correntes teológicas conspiraram contra os fundamentos doutrinários da fé cristã.
SINOPSE DO TÓPICO III
No século XX, os governos comunistas, principalmente na Rússia e China, perseguiram a Igreja do Senhor, porém isso não impediu que a igreja crescesse.
SINOPSE DO TÓPICO IV
Os cristãos devem atentar para os desafios legais que procuram impedir o avanço da igreja.
SINOPSE DO TÓPICO V
A perseguição cultural manifesta-se por meio da literatura anticristã e através da indústria de entretenimento.
CONCLUSÃO
As “portas do inferno” se abrem de diversas formas através da perseguição aberta ou disfarçada, das leis, da literatura, da cultura e até da teologia liberal, que predomina em muitos seminários. Contudo, a verdadeira Igreja do Senhor Jesus Cristo, como sua Noiva, jamais se contaminará, nem será derrotada pela ação do Maligno (Ef 5.26,27).
EXERCÍCIOS
1. Quando começou a perseguição à Igreja?
Quando um coxo foi curado à “porta chamada Formosa”.
2. Quais as correntes teológicas que são contrárias aos fundamentos da Bíblia?
Liberalismo e modernismo teológico.
3. Em que século os cristãos foram mais perseguidos?
No século XX.
4. Como se manifesta a perseguição legal?
Por meio de leis que procuram restringir a expansão da igreja.
5. Como se manifesta a perseguição cultural?
A perseguição cultural manifesta-se por meio da literatura anticristã e através da indústria de entretenimento.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Aceitando o Desafio
Os indivíduos não só devem tomar a decisão de ter uma fé ativa, mas a Igreja, como corpo coletivo, tem de tomar esta mesma decisão. Quando o programa de trabalho é estabelecido pela cultura popular prevalecente, a Igreja não tem a influência que deveria ter. A Igreja é a Igreja e não a cultura popular. Sua práxis deve permanecer fiel ao seu caráter.
A igreja permanece fiel ao seu caráter ao preservar sua distinguibilidade . Ela não faz nenhum favor à sociedade adaptando-se à cultura popular prevalecente, porque falha em sua tarefa justamente no ponto em que deixa de ser ela mesma. Como Hauerwas argumenta com exatidão: ‘A Igreja não tem uma ética social, mas é uma ética social, [...] na medida em que é uma comunidade que pode ser claramente distinta do mundo. Pois o mundo não é uma comunidade e não tem tal história, visto que está baseado na pressuposição de que os seres humanos, e não Deus, governam a história’.
Quando a Igreja adota uma ética moral formada pela cultura popular prevalecente, está negando sua natureza. Antes, a Igreja tem de expressar a ética social que já encarna; tem de transmitir a história de Cristo, uma história que continuamente causa impacto nas relações sociais dos seres humanos.
A igreja deve ser ela mesma pelo bem da humanidade. É o papel da Igreja servir e transformar a sociedade e suas instituições. Para realizar esta tarefa, a igreja deve ser a Igreja e não se assimilar com a cultura popular prevalecente. Só um Cristianismo que não se envergonha de ser ele mesmo pode fazer isto”.
(JOHNS, C. B.; WHITE, V. W. A ética de ser: caráter, comunidade, práxis. In: PALMER, M. D. (ed.) Panorama do pensamento cristão. RJ: CPAD, 2001, p.314.)
APLICAÇÃO PESSOAL
A função da teologia é aproximar o homem cada vez mais de Deus. Uma teoria ou doutrina teológica que afasta a criatura do Criador, ou que repugna a santidade e o caráter de Deus deve ser considerada anátema.
A arte de igual modo deve enaltecer o Deus-Oleiro, o Poeta do Universo, o Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis. A arte que repugna a santidade e o caráter de Deus deve ser considerada refugo da verdadeira Arte.
O homem foi criado para amar e adorar ao Criador. Todo homem que se abdica de seu chamamento celeste e se prostra diante do paganismo, ou se esconde no ateísmo, nega a sua vocação divina.
Adoremos e reconheçamos a majestade do Criador de todas as coisas!
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!