Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Heresias e Modismos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
14 de Maio de 2006
TEXTO ÁUREO
“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1Co 2.5).
VERDADE PRÁTICA
As seitas orientais têm raízes em filosofias e ensinamentos que desconhecem por completo a soberania da Palavra de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 90.2 Deus é distinto da criação e transcende a tudo
Terça - 1Co 8.6 Existe um só Deus, e Deus é um só
Quarta - Jo 5.37 Deus é pessoal e não pode ser confundido com a natureza
Quinta - Cl 2.9; Hb 1.3 O Senhor Jesus Cristo é o verdadeiro Deus em forma humana
Sexta - Jo 14.6 O Senhor Jesus é o único Salvador da humanidade
Sábado - 1Jo 5.21 Os cristãos devem afastar-se da idolatria
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 1.21-25.
21 - Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 - Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 - E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 - Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem o seu corpo entre si;
25 - pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém!
PONTO DE CONTATO
Professor, nesta lição estudaremos um tema muito oportuno: As Seitas Orientais. Trata-se, na verdade, de religiões filosóficas trazidas para o mundo ocidental pela Nova Era. O pensamento filosófico dessas seitas está inserido em diversos setores da sociedade. Muitos desses ensinos são usados em treinamento de empresários, na formação de líderes e em cursos de motivação. Uma outra manifestação do pensamento eclético das religiões e seitas orientais, encontra-se atrelado aos conceitos dietéticos, naturalistas e espiritualistas. A ioga, por exemplo, possui mais de 5 milhões de adeptos no Brasil — atores e atrizes famosos, jornalistas, educadores, intelectuais e até mesmo religiosos praticam essa falsa filosofia religiosa travestida de exercício físico. Outra técnica empregada no Brasil é a acupuntura — método taoísta que contradiz as Escrituras. Oremos a fim de que nossos alunos não sejam aprisionados por esses sutis enganos.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Interceder a favor dos adeptos das filosofias orientais.
Contrastar o ensino das seitas orientais com as Escrituras.
Sintetizar os conceitos de Deus divulgados pelas seitas orientais.
SÍNTESE TEXTUAL
Entre as quatro seitas orientais tratadas na lição (Hare Krishna, Igreja Messiânica Mundial, Seicho-No-Iê e Meditação Transcendental), poderíamos acrescentar o hinduísmo, o confucionismo, o taoísmo, o xintoísmo, entre outras. Essas seitas invadem o Ocidente, por meio de uma outra manifestação religiosa — A Nova Era. Esta assemelha-se à grande meretriz de Apocalipse 17, e, traz como rótulo: “A Mãe das Meretrizes e das Abominações da Terra” (Ap 17.5b). Sob a égide desse movimento religioso, todas as religiões, seitas e filosofias orientais são congregadas e disseminadas no Brasil e no mundo ocidental. Há manifestações específicas de cada uma dessas correntes, seja na televisão ou nos órgãos de difusão particulares. Contudo, a difusão massificada e a roupagem filosófica dão-se mediante o sincretismo da Nova Era. O movimento retira a parte exótica e pagã da religião, empacota a filosofia e vende ao homem moderno a custo da vida eterna do indivíduo — preço muito maior do que vale qualquer um desses seguimentos.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, nesta lição usaremos o recurso gráfico denominado Efeito Global. Este é usado a fim de apresentar a relação de diversos fatores com um mesmo tema. Trata-se, portanto, de um ótimo auxílio didático para sintetizarmos os pontos principais de nossa lição. Lembre-se de que o propósito não é apresentar todas as minúcias, mas uma visão panorâmica dos conceitos principais. Reproduza a tabela de acordo com os recursos disponíveis.
EFEITO GLOBAL
HARE KRISHNA
Escritos: Bhagavad Gita
Deus: Politeístas
Salvação: Pelas obras
IGREJA M. MUNDIAL
Escritos: Obras de Meishu-Sama
Deus: Indefinidos
Salvação: Meishu-Sama
SEICHO-NO-IE (ou Selcho-No-16)
Escritos: Kijiki e o Nihongi
Deus: Doutrina Confusa
Salvação: Homem torna-se Deus
MEDITAÇÃO TRANSCENDENTAL
Escritos: Interpretações de Maharishi
Deus: Politeístas
Salvação: Reencarnação
Palavra Chave
Brahma, Vishnu, Shiva.: São chamados de trimúrti, isto é, os três principais deuses hindus.
INTRODUÇÃO
As seitas orientais são provenientes das religiões universalistas do Extremo Oriente. Mas quem são elas? Qual a resposta bíblica a tais crenças e práticas? Nesta lição responderemos a essas e outras intrigantes perguntas relacionadas aos Hare Krishna, à Igreja Messiânica Mundial, à Seicho-No-Iê e à Meditação Transcendental.
CONCLUSÃO
O que faz as seitas rejeitarem o autêntico cristianismo? Vamos adequar nossos métodos de evangelismo e missões a fim de ganhar, para Cristo, os que seguem tais seitas. Por falta da Palavra de Deus, tais pessoas estão perecendo sem quaisquer esperanças de ver Deus. Mostremos-lhes, pois, que o Senhor Jesus é a única solução. Você está disposto e preparado para ganhá-las para Cristo? O momento é chegado.
EXERCÍCIOS
1. Quais as seitas orientais estudadas nesta lição?
Hare Krishna, Igreja Messiânica Mundial, Seicho-No-Iê, Meditação Transcendental.
2. O que os adeptos das seitas orientais mais valorizam?
A palavra de seus líderes e gurus; os fundamentos das filosofia orientais registradas em seus livros sagrados; o pensamento das religiões panteístas do Extremo Oriente.
3. O que significa panteísmo e monismo, e o que a Bíblia ensina sobre o assunto?
A palavra “panteísmo” literalmente significa “tudo é Deus” e o monismo “que Deus e a natureza dissolvem-se em uma realidade impessoal”. A Bíblia condena ambos pensamentos (Êx 20.3-5). Deus é um ser pessoal; Transcendente e Criador de tudo quanto existe, não se confunde com a criação (Sl 19.1; 90.2).
4. A quem eles mais honram e servem?
Honram e servem mais a criatura do que o Criador.
5. O que precisamos adequar a fim de ganhá-los para Cristo?
Os nossos métodos de evangelismo e missões.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Apologético
“Novas Seitas Bizarras Proliferam
1. Urinaterapistas e hinduísmo. Você já ouviu falar de urinaterapia e útero mágico? Essas são algumas das mais bizarras crenças que estão conquistando mentes frágeis pelo mundo afora. Elas se apresentam como ciências e novidades, quando, na verdade, não são nem uma nem outra coisa. A primeira se refere à prática de beber a própria urina para tratamento de doenças, com base em doutrinas orientais, e a segunda, à feitiçaria sul-americana. Por incrível que pareça, a urinaterapia tem ganhado seguidores em todo o mundo. Os urinaterapistas ensinam que a urina é um produto puro do sangue, um maravilhoso medicamento natural produzido gratuitamente pelo nosso organismo. Segundo seus seguidores, a composição urinária seria o melhor remédio contra alergias, micoses e distúrbios renais e gastrointestinais. A ciência, obviamente, rebate todas essas afirmações. A medicina afirma que a urina serve para expelir substâncias tóxicas e que por isso se a pessoa não urinar, morre; a urina é composta de 95% de água e o resto de excretos, tais como uréia, cloreto de sódio e ácido úrico.
Na verdade, a urinaterapia é baseada na filosofia e religião hindu. No Damar Tantra, constituído de 107 versos, é dito que, à medida que se bebe a própria urina — um rigor denominado shivambukalpa — vai-se adquirindo qualidades ‘místicas, tais como força física e espiritual’. Era só o que faltava. As pessoas estão tão suscetíveis ao engano que já estão bebendo urina para crescer física e espiritualmente! Uma outra prática mencionada no texto hindu é o ato de comer as próprias fezes (sic). Será que daqui há pouco vão iniciar tal prática no Ocidente? Está mais do que claro que a uniterapia é mais um fruto da aceitação de práticas místicas orientais. A tentativa de encontrar base para ela nas Escrituras é para ocidentalizar esse costume bizarro e confundir as mentes. O texto a que aludem trata-se de João 4.10,11: ‘Jesus respondeu e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva. Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?’. Nessa passagem, Jesus se reporta, claramente, ao que Ele proporciona na vida daqueles que o aceitam como Senhor e Salvador: a saciação da sede da alma, a satisfação plena em Deus. A declaração urinaterapista é um ultraje, um profundo desrespeito à Palavra de Deus. No Brasil, a urinaterapia é praticada pelo padre irlandês Joseph Dilon, e nos últimos anos tem sido matéria de revistas (Isto é) e reportagens televisivas (SBT Repórter)”. (NOVAS SEITAS BIZARRAS PROLIFERAM. Revista Resposta Fiel. RJ: Ano 1, n°3, pp.25-6, março de 2002).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!