Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos 1° Coríntios com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
17 de Maio de 2009
TEXTO ÁUREO
"Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará" (Hb 13.4).
VERDADE PRÁTICA
Fundado por Deus no princípio, o casamento é uma instituição social e vitalícia como ponto de origem e suporte da família.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co 7.39 O casamento deve ser no Senhor
Terça - 2 Co 6.14-18 Deus condena os casamentos mistos
Quarta - Gn 2.24 O casamento torna o homem e a mulher "uma só carne"
Quinta - Mt 19.6 O casamento deve ser indissolúvel
Sexta - Mt 5.27,28 O casamento é uma salvaguarda contra a imoralidade
Sábado - Hb 13.4 O casamento deve ser puro
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 7.1-5,7,10,11.
1 - Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
2 - mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
3 - O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido.
4 - A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
5 - Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.
7 - Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira, e outro de outra.
10 - Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher se não aparte do marido.
11 - Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
INTERAÇÃO
Prezado professor, você está preparado para a ministração de mais uma aula? O tema de hoje, como todos do trimestre, é muito relevante, pois estudaremos, de modo direto e enfático, a respeito do casamento. Poderíamos fazer várias afirmações a respeito do matrimônio, mas que fique gravado na mente e no coração de seus alunos que o casamento é uma "sociedade" mútua instituída por Deus, em que cada participante deve zelar pelos direitos e bem-estar do cônjuge.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que o casamento é uma "sociedade" mútua instituída por Deus.
Conscientizar-se de que o casamento deve ser no Senhor.
Saber que o matrimônio é uma salvaguarda contra a imoralidade.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, nos capítulos 5 e 6 da Epístola aos Coríntios, Paulo condena a imoralidade na igreja local. Ora, o antídoto contra o indecoro moral é o casamento no Senhor. Portanto, o capítulo 7 é o texto da Bíblia que mais discute e comenta o matrimônio e algumas de suas particularidades. Esta seção está dividida em: (vv.1-7) O comportamento dos cônjuges no casamento; (vv.8,9) A situação dos solteiros e viúvas; (vv.10,11) O casal cristão; (vv.12-16) Casamentos mistos; (vv.17-28) O estado de cada crente; (vv.29-35) Permanência no estado presente.
Palavra Chave
Casamento: Instituição divina que tem por objetivo a união entre um homem e uma mulher.
INTRODUÇÃO
Havia dúvidas entre os crentes de Corinto sobre o casamento e o relacionamento familiar em geral. Foi então que eles resolveram escrever ao apóstolo Paulo a fim de se esclarecerem sobre esses assuntos (v.1).
Nesta lição, estaremos estudando o capítulo sete da primeira epístola de Paulo aos Coríntios, o texto mais rico da Bíblia acerca do casamento em seus diversos aspectos: o casal e a vida conjugal; os filhos; o estado de solteiro; a separação e o divórcio; a viuvez e o novo casamento etc.
SINOPSE DO TÓPICO I
O matrimônio foi instituído por Deus. E, assim como o celibato, é um estado honroso.
SINOPSE DO TÓPICO II
O casamento efetuado por amor recíproco preserva e protege a pureza moral da sociedade.
SINOPSE DO TÓPICO III
O solteiro pode permanecer nesse estado para realizar a obra de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO IV
O casamento deve ser indissolúvel.
CONCLUSÃO
Os coríntios viviam num ambiente de promiscuidade sexual ostensiva, sendo a metrópole de Corinto o centro do culto imoral e depravado à deusa grega Afrodite, cultuada entre os romanos sob o nome de Vênus. Ela era considerada a deusa do amor erótico, sensual. Hoje a Igreja defronta-se com ambiente ainda pior, como é o caso da multimídia eletrônica e informatizada: dramatizada, falada, visualizada, escrita, gravada etc. Entretanto, maior é Deus para guardar a todos os que nEle confiam e que vivem para Ele.
EXERCÍCIOS
1. Cite um sinal do fim dos tempos a respeito da família, de acordo com 1 Tm 4.1-3.
Um dos sinais do fim dos tempos é a proibição do casamento.
2. Explique a abstinência sexual temporária de acordo com 1 Co 7.5,6.
Dá-se a abstinência temporária quando um dos cônjuges resolve abster-se sexualmente para dedicar-se de forma integral a uma missão ou atividade espiritual.
3. Defina o dom de celibato.
Capacitação sobrenatural conferida por Deus para alguém permanecer solteiro sem "abrasar-se" (v.9), e sem frustração.
4. Escreva o texto de Mateus 19.9.
"Qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério" (Mt 19.9).
5. Conforme a lição, exponha o que você entendeu de 1 Co 7.15.
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
"Asceticismo e o celibato matrimonial
[...] No versículo 2, Paulo está argumentando contra o falso ensino que defende o asceticismo e o celibato matrimonial. Alguns supunham que a vinda de Cristo estava muito próxima e que por isso deveriam ser espirituais. Esse pensamento de ser "espiritual" era provavelmente influência proveniente de idéias gregas sobre o corpo ser algo indigno (veja 1 Co 6.12-20; 15.1-58). O que Paulo quer dizer é que cada homem que já está casado deve continuar mantendo relações com sua própria esposa, e cada esposa com o seu próprio marido. Esta é a norma para os cristãos. A imoralidade que Paulo tem em mente é homens casados irem visitar prostitutas (em geral as prostitutas do templo que eram incentivadas pela religião grega). O versículo 2 se aplicaria a todo caso extraconjugal de hoje.
Dentro do casamento, o marido tem a responsabilidade primária de buscar a satisfação sexual de sua esposa. A esposa também deve corresponder. Paulo não considera as relações sexuais como somente para procriação. Elas são uma obrigação dentro do casamento, mas o marido e a esposa devem respeitar-se um ao outro para chegarem a um acordo mútuo sobre como e quando. Visto que no plano de Deus eles são unidos como uma carne, cada um possui o corpo do outro".
(HORTON, S. M. I e II Coríntios: Os problemas da igreja e suas soluções. RJ: CPAD, 2003, p. 69.)
APLICAÇÃO PESSOAL
Ao nascer, fomos dotados de impulsos (tendência natural) específicos sem os quais nossa sobrevivência seria impossível. O impulso sexual caracteriza o instinto de preservação da espécie. Depois da Queda, no jardim do Éden, o homem pecador passou a deturpar este impulso divino, gerando as muitas aberrações que sabemos existir hoje, mas isso não invalida a intenção de Deus em abençoar o homem e perpetuar a espécie através da sexualidade sadia. Provérbios 5.18 diz que "bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade". A vida sexual saudável dentro do casamento tem a bênção de Deus, além de dar alegria e prazer ao cônjuge (Hb 13.4). Todavia, o desejo sexual deve ser disciplinado se quisermos viver de acordo com a vontade do Pai.
Satanás, que induziu o homem a pecar contra Deus, tem um plano oposto aos propósitos estabelecidos pelo Criador. Ele tem trabalhado em favor da banalização do sexo e da destruição do casamento. Estejamos, pois atentos às suas ciladas e oremos mais a favor da família.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!