Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos A busca do caráter cristão com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
19 de Agosto de 2007
TEXTO ÁUREO
“Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” (Js 1.9).
VERDADE PRÁTICA
As adversidades não esmorecem a fé de um crente corajoso e completamente submisso ao Senhor.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2Co 1.5-10 A tribulação na vida do crente é certa, mas a vitória também
Terça - Sl 121.1,2 Identificando a fonte da vitória
Quarta - Sl 27.5 Deus protege a vida dos seus
Quinta - Jz 7.9-11 Deus tem soluções para as crises
Sexta - At 9.11-17 Encorajado pelo Senhor
Sábado - Mt 28.20 A maior segurança do cristão
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Juízes 4.4,6-9; 5.1,7.
Juízes 4
4 - E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.
6 - E enviou, e chamou a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e atrai gente ao monte de Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom?
7 - E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros e com a sua multidão, e o darei na tua mão.
8 - Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.
9 - E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou e partiu com Baraque para Quedes.
Juízes 5
1 - E cantou Débora e Baraque, filho de Abinoão, naquele mesmo dia, dizendo:
7 - Cessaram as aldeias em Israel, cessaram, até que eu, Débora, me levantei, por mãe em Israel me levantei.
INTERAÇÃO
Professor, a palavra-chave desta lição é "coragem". Você sabe o que significa essa virtude? No Novo Testamento, coragem, do grego "tolmaõ", significa "ser corajoso", "ser ousado" ou "ser audacioso". A ênfase está na capacidade de manter-se firme e resoluto diante de uma situação perigosa. Um dos usos do termo descreve a coragem de José de Arimatéia (Mc 15.43) e a de Paulo ao manter suas convicções em situações de conflito (2 Co 10.2).
Ensine aos alunos que o crente corajoso mantém o seu testemunho cristão diante das ameaças mundanas (At 5.13).
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar o contexto histórico-religioso do tempo dos juízes.
Descrever as virtudes morais de Débora.
Exercitar princípios de liderança.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, a fim de ressaltarmos a coragem e bravura da personagem principal desta lição, Débora, releia os capítulos 4 e 5 de Juízes. Agora, anote os pontos geográficos relacionados à batalha citados no texto: Quedes, monte Tabor, Harosete-Hagoim, etc... Leia um pouco mais a respeito dessas regiões em uma obra de geografia ou enciclopédia bíblica. Releia a lição e faça um paralelo entre a história narrada e os pontos geográficos destacados. Descreva a vitória de Débora com todos os subsídios geográficos que você estudou. Use o mapa abaixo para incrementar a lição. Lembre-se de que os juízes eram também líderes militares.
Palavra Chave
Coragem: Virtude mediante a qual a pessoa enfrenta com destemor situações emocionais, sociais ou moralmente difíceis.
INTRODUÇÃO
Débora destacou-se como grande líder espiritual numa época em que Israel fora governado por juízes. Sua carreira, embora breve, teve grande importância para história do seu povo. Das experiências dessa competente e corajosa mulher, podemos extrair valiosas lições para os nossos dias.
SINOPSE DO TÓPICO I
A profetisa Débora fora convocada para julgar o povo de Israel numa época de idolatria, paganismo, progresso da civilização ímpia e opressão sob os cananeus.
SINOPSE DO TÓPICO II
Débora, abelha-mãe de Israel, era profetisa e juíza em Israel. Era uma mulher corajosa, intrépida e ousada na fé. Um exemplo de fé e coragem para todos os que amam a Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
Débora é um exemplo de fé e coragem para todos os que amam a Palavra de Deus (1 Tm 1.6-12; Hb 11.32). Quando estivermos indecisos acerca do caminho a trillhar, é melhor seguirmos o exemplo de Débora. Tomarmos o caminho da confiança incondicional em Deus. Sua fé inabalável tornou-a determinada e atuante. Essas virtudes estão ao alcance de todos os que desejam viver sob a soberana vontade de Deus.
EXERCÍCIOS
1. Descreva a situação de Israel após a morte de Eúde.
(Livre). Os filhos de Israel fizeram o que era mal aos olhos do Senhor.
2. Comente a respeito do progresso da Palestina no tempo de Débora.
(Livre). A Palestina era uma região muito próspera. Havia grandes e pomposas cidades, resultado do crescimento de uma civilização milenar.
3. Qual o significado do nome Débora e qual a relação desse significado com o ofício da personagem?
O nome Débora, no hebraico, significa "abelha". O título "mãe de Israel" pode ser uma alusão às funções e à importância da "abelha-rainha" em seu meio.
4. Quais os ministérios desenvolvidos por Débora no tempo dos juízes?
Profetisa e juíza.
5. O que o Senhor continua buscando nos dias de hoje?
Homens e mulheres fiéis, que estejam com a visão correta, no lugar e no tempo de Deus.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Coragem
No NT existem três raízes diferentes de palavras que transmitem a idéia de coragem. O verbo tolmaō contém um elemento de ousadia, de um ato que se coloca acima do medo (Mc 12.34; 15.43; At 7.32; Rm 5.7; 2 Co 11.21; Fp 1.14). A segunda, tharréō, denota confiança e esperança em Deus (2 Co 5.6,8; Hb 13.6), confiança nos homens (2 Co 7.16) e coragem nas relações humanas (2 Co 10.1,2). A terceira palavra, parrēsia, entretanto, caracteriza, de forma surpreendente, os cristãos primitivos. Ela tem a conotação de falar livre e corajosamente, e traz consigo a antiga tradição ateniense de um discurso democrático e desembaraçado. Os discípulos seguiram o exemplo de seu Mestre, que falava aberta (Jo 7.26) e claramente (Mc 8.32; Jo 11.14). Em numerosas ocasiões, os apóstolos mostraram grande coragem ao falar perante seus oponentes (At 4.13,29; 9.27; 13.46; 14.3; 28.31). Essa coragem é atribuída à presença do Espírito Santo, que enchia a vida de cada um deles (At 4.31). Paulo dá testemunho de sua própria coragem ao pregar e ensinar o Evangelho a seus convertidos (1 Ts 2.2; 2 Co 3.12; Fm 8). Entretanto, ele às vezes sentia a necessidade de orar para poder continuar falando corajosamente a respeito do Senhor (Ef 6.19s)”.
(PFEIFFER, C. F. Dicionário bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p. 454.)
APLICAÇÃO PESSOAL
A Palavra de Deus habita em corações corajosos! A coragem e a fé se complementam. Quem não crê não é capaz de atos de coragem. A incredulidade impede o crente de agir corajosamente. Mas o que crê age com coragem! A fé em Deus e nas promessas da Palavra do Senhor estimulam a coragem que suscita atos heróicos. Fé e destemor acompanham a trajetória não apenas dos heróis bíblicos, mas também do incontável número de heroínas e heróis anônimos por todo o mundo. Fé e coragem estimularam os trezentos homens de Gideão. Fé e coragem têm sustentado, diante da morte, o testemunho de muitos missionários cristãos. Fé envolve confiança ilimitada no poder de Deus, mas a coragem, a nossa decisão em dar o primeiro passo.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!