Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Os Dez Mandamentos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
15 de Fevereiro de 2015
TEXTO ÁUREO
“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor” (Cl 3.20).
VERDADE PRÁTICA
Honrar pai e mãe vai além da simples obediência; implica amar e respeitar de forma elevada, demonstrando espírito de consideração.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.24 Deixar pai e mãe não significa abandoná-los
Terça - Êx 21.15-17 A sanção da lei é implacável para quem ferir ou amaldiçoar os pais
Quarta - Pv 1.8 Honrar pai e mãe significa também acatar os seus ensinos e instruções
Quinta - Pv 23.22 É honroso para o filho cuidar dos pais na velhice deles
Sexta - Zc 12.1 Os pais são instrumentos de Deus para nos trazer à existência
Sábado - Mt 15.4 O Senhor Jesus reafirma a origem divina do quinto mandamento
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 20
12 - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Efésios 6
1 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 - para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Marcos 7
10 - Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe e: Quem maldisser ou o pai ou a mãe deve ser punido com a morte.
11 - Porém vós dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor,
12 - nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
13 - invalidando, assim, a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
OBJETIVO GERAL
Estimular um profundo respeito aos pais e às mães, não somente de palavras, mas de obras de amor e carinho.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se aos que o professor deve atingir em cada tópico.
Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Mostrar que “honrar pai e mãe” é o primeiro mandamento do Decálogo que se refere ao relacionamento com o próximo.
II. Destacar que, na família, os pais representam a Deus.
III. Apontar que, segundo as Escrituras, os filhos devem aos pais o respeito, a atenção e a devida obediência.
IV. Conscientizar os alunos de que os filhos têm responsabilidades econômicas com os pais.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
A família é uma instituição divina que vem sofrendo golpes sucessivos na sociedade contemporânea. Tudo na família começa a partir das figuras do pai e da mãe. A criança precisa crescer com essa referência para desenvolver noções claras de papéis adequados na sociedade. Para isso, os pais devem exercer autoridade sobre os filhos, bem como o amor e o carinho na relação. A Bíblia diz que os filhos devem honrar os pais, mas, igualmente, que os pais não podem despertar a ira dos filhos (Ef 6.1,2). A lição desta semana tem a finalidade de resgatar um mandamento que ajudou a construir a sociedade ocidental.
PONTO CENTRAL
Todos os seres humanos devem respeito, obediência e atenção aos seus pais. Esta é a vontade de Deus.
INTRODUÇÃO
O quinto mandamento era originalmente uma ponte entre as obrigações do israelita com Deus e as do israelita com seu próximo, e liga os quatro primeiros mandamentos aos cinco seguintes. Oito dos dez mandamentos do Decálogo são proibições e dois são positivos, o quarto e o quinto. Temos aqui o segundo mandamento apresentado em fórmula positiva.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O quinto mandamento revela a sustentabilidade divina da estrutura familiar e da ordem social.
SUBSÍDIO DE VIDA CRISTÃ
“Os filhos são bênçãos de Deus para os casais a fim de preenchê-los e complementá-los. Os filhos alegram uma casa, trazem plenitude ao casamento e estendem o nome e a memória dos pais. São, na verdade, o grande empreendimento de um casal, mais do que casa ou bens, pois além de serem fruto do dom divino de gerar vida outorgado ao casal, ainda são indivíduos a quem podemos chamar de ‘nossos’.
Contudo, por mais gratificante que seja ser pai ou mãe, gerar um filho é só o primeiro ato da paternidade ou maternidade. A partir da fecundação, da vida criada ainda no útero materno, há um ser a formar, uma pessoa a construir, uma responsabilidade a considerar. Filho é uma pedra preciosa bruta e rara que Deus entrega aos pais, e o dever deles é esculpir, limpar e moldar o novo ser de forma a torná-lo único, para posteriormente devolvê-lo a Deus na forma de um adulto feliz, íntegro e temente a Deus.
Educar um filho, portanto, é muito mais do que ensinar regras básicas de educação, pagar os estudos, e dar comida e moradia. Educar um filho é formar uma pessoa, moldar seu temperamento, construir seu caráter e direcionar sua vida espiritual para Deus” (CRUZ, Elaine. Formando Filhos para Deus. cpadnews.com.br. Rio de Janeiro, Out. 2014).
SÍNTESE DO TÓPICO II
A Bíblia declara que “honrar pai e mãe” é mandamento divino, não sugestão humana.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“O que um leitor da Bíblia poderia esperar é ‘Obedeçe a teu pai e a tua mãe’. Obedecer, contudo, é mais fácil que honrar. Pode-se odiar e obedecer, mas é impossível odiar e honrar.
A gravidade da ordem é reforçada pela escolha do verbo ‘honrar’. Por diversas vezes, ele é usado com Deus como objeto (1Sm 2.30; Sl 50.23; Pv 3.9; Is 29.13; 43.20,23). Tanto Deus como os pais são dignos de honra. Esse termo hebraico é ocasionalmente traduzido por ‘glorificar’, e descreve como Deus deve ser adorado (Sl 22.23; 50.15; 86.9,12; Is 24.15).
Isso não quer dizer que os pais são dignos de adoração. Jesus citou e corroborou o quinto mandamento (Mt 15.4; Mc 7.10; também Paulo o fez em Efésios 6.2), mas também disse: ‘Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim’ (Mt 10.37). Os pais, como parte dos ‘outros deuses’ proibidos no primeiro mandamento, seriam deuses por demais impotentes.
Como Levítico 19.3, ainda que em ordem oposta, os mandamentos sobre guardar o sábado e honrar pai e mãe estão juntos. Possivelmente, a relação entre os dois está na ideia de que observar o sábado é uma forma de honrar a Deus e, portanto, corresponde a honrar os pais” (HAMILTON, Victor. Manual do Pentateuco. RJ: CPAD, 2006, p.223).
CONHEÇA MAIS A Constituição do Núcleo Familiar no AT “A constituição do núcleo familiar a priori foi composta por um homem e uma mulher. Mais tarde, acrescentou-se ao casal os filhos gerados dessa união. A partir do nascimento dos primeiros, a família se tornou o primeiro sistema social no qual o ser humano é inserido.”,
SÍNTESE DO TÓPICO III
Os filhos não podem se esconder das suas responsabilidades para com os seus pais.
SÍNTESE DO TÓPICO IV
Dentro da perspectiva da graça, o quinto mandamento tem o mesmo valor que os outros. Uma lei que existe desde que o mundo existe.
CONCLUSÃO
O quinto mandamento é de fundamental importância para conservar uma sociedade estável. Todavia, o cristão o observa como resultado da sua nova vida em Cristo, e não por coerção da lei, que condena à morte os filhos rebeldes (Êx 21.15,17; Lv 20.9; Dt 21.18-21), pois na graça somos guiados pelo Espírito Santo para as boas obras que Deus preparou para andarmos nelas. Não desperdice, portanto, o privilégio e a oportunidade de honrar seu pai e sua mãe, para não perder as bênçãos de Deus.
PARA REFLETIR
Sobre honrar o pai e a mãe:
1 Como os filhos devem honrá-los?
Devotando-lhes todo o respeito, a atenção e a obediência devida.
2 Qual é o dever dos filhos para com os seus pais na velhice?
Cuidar dos pais em tudo o que for necessário.
3 O Evangelho exige que os filhos deixem de cuidar dos pais para dar dinheiro à obra de Deus?
Não! Essa era a desculpa das autoridades religiosas de Israel para não assistirem os pais na velhice.
4 Os filhos não podem desacatar os pais (cf. Ef 6.1-3). Por quê?
Porque as Escrituras colocam os pais em posição de honra.
5 Os pais podem despertar a ira nos filhos (cf. Ef 6.4)?
Não. As Escrituras orientam aos pais a não despertarem a ira nos filhos.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!