Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Jeremias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
16 de Maio de 2010
TEXTO ÁUREO
“Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10.11).
VERDADE PRÁTICA
Se não cuidarmos das ovelhas de Cristo, de acordo com o que nos prescreve o Sumo Pastor, como haveremos de comparecer perante Ele?
HINOS SUGERIDOS 127, 151, 432.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Sm 17.40 As armas do pastor
Terça - Sl 23.1 Os suprimentos do pastor
Quarta - Ec 12.11 As palavras do pastor
Quinta - Is 40.11 Os cuidados do pastor
Sexta - Am 3.12 O zelo do pastor
Sábado - Mt 9.36 A compaixão do pastor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 23.1-4; João 10.1-5.
Jeremias 23
1 - Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto, diz o SENHOR.
2 - Portanto, assim diz o SENHOR, o Deus de Israel, acerca dos pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o SENHOR.
3 - E eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas, de todas as terras para onde as tiver afugentado, e as farei voltar aos seus apriscos; e frutificarão e se multiplicarão.
4 - E levantarei sobre elas pastores que as apascentem, e nunca mais temerão, nem se assombrarão, e nem uma delas faltará, diz o SENHOR.
João 10
1 - Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.
2 - Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas.
3 - A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.
4 - E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 - Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
INTERAÇÃO
Na lição de hoje veremos que os reis, profetas e sacerdotes, que deveriam apascentar o povo de Deus e guiá-los aos “pastos verdejantes”, estavam, ao contrário, sendo negligentes e irresponsáveis. O “direito e a justiça” não eram estabelecidos, e o povo cada vez mais se atolava no lamaçal do pecado. Os líderes seriam julgados com maior severidade, pois movidos pela avareza usavam o poder, que lhes fora conferido pelo Senhor, para legislar em causa própria. Os reis deixavam-se subornar (22.17), extorquiam dinheiro das pessoas (22.17) e defraudavam o próximo para obter vantagens (22.13,14). Deus já havia dado tempo para que se arrependessem, mas eles não queriam ouvir a voz do Senhor, preferindo o engano dos falsos profetas (23.9-12).
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que o pastor é um administrador do rebanho de Cristo.
Entender que Israel foi destruído porque lhe faltou verdadeiros profetas.
Conscientizar-se de que o líder precisa cuidar das ovelhas de Cristo, de acordo com o que prescreve o Sumo Pastor.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza a tabela abaixo no quadro-de-giz (onde estão os principais cargos designados por Deus para apascentar seu povo). Utilize-a para explicar à classe qual era a real missão do rei, do sacerdote e do profeta. Ressalte o fato de que estes não estavam cumprindo a missão que lhes fora designada por Deus. Agiam de modo irresponsável. Como líderes, eram os responsáveis pela degradação espiritual e moral que havia em Judá.
Como servos do Senhor, não podemos nos esquecer que somos responsáveis, diante de Deus, por quem lideramos. Precisamos agir com temor, tremor e muita responsabilidade.
FUNÇÃO MISSÃO RECOMENDAÇÃO BÍBLICA
REI Governante do povo de Deus. Aconselhar e guiar o povo de Deus (1 Sm 9.16). Dt 17.14-20
SACERDOTE No Antigo Testamento, era o ministro designado, para representar o homem diante de Deus. Santificar o povo, oferecer dons e sacrifícios pelo povo e interceder pelos transgressores (Hb 5.1-3). Lv 10.8-11; 21.1-24
PROFETA Porta-voz oficial de Deus Preservar o conhecimento e manifestar a vontade do Único e Verdadeiro Deus (Ez 2.1-10). Dt 18.20-22; 1 Co 14.1-3
Palavra Chave
Pastor: Em termos eclesiásticos, é o supervisor do rebanho. Sua principal função é administrar a Igreja de Cristo.
introdução
Pastor de ovelhas! Assim Davi comparou Deus no trato com o seu povo. De tal maneira ficou a imagem cristalizada na alma hebréia, que todos os seus guias passaram a ser vistos como pastores. O rei não era somente rei; era um pastor; sua obrigação: conduzir os israelitas ao regaço divino. Diz-se o mesmo do sacerdote e do profeta. Interceder é pastorear; e profetizar tem muito a ver com os ofícios de pastor conforme mostra-nos Jeremias e Ezequiel.
Infelizmente, foram os líderes de Israel esquecendo-se de suas responsabilidades. Estando já a nação fortalecida e desfrutando já de riquezas e abastanças, começaram os membros da família real e da casa sacerdotal a se portarem como meros soberanos e pontífices, menosprezando as necessidades do povo. Por isso, levanta o Senhor o profeta Jeremias, a fim de protestar contra o descaso com que os pastores de Israel e Judá tratavam suas ovelhas. Por haverem desprezado o redil que Deus lhes confiara, os hebreus estavam para ser desalojados de sua herança.
Que o Cristo de Deus nos ajude a cuidar de suas ovelhas. E que nenhuma se perca; cada pedacinho delas é precioso aos olhos do Senhor (Am 3.12).
SINOPSE DO TÓPICO I
O pastor deve apascentar e guardar cada uma das ovelhas que lhe confiou o Sumo Pastor.
SINOPSE DO TÓPICO II
Os reis, sacerdotes e profetas eram negligentes e não apascentavam o povo de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os pastores de Cristo devem conduzir o rebanho de acordo com as Sagradas Escrituras, levando a Igreja a uma vida de santificação e de pureza.
SINOPSE DO TÓPICO IV
As ovelhas têm deveres e compromissos para com os seus pastores.
CONCLUSÃO
É chegado o momento de imitarmos o Sumo Pastor. No capítulo dez do Evangelho de João, fala o Senhor Jesus de seu ofício como o pastor enviado por Deus para tanger as ovelhas perdidas da Casa de Israel e as que se achavam em outros apriscos, para que haja um só rebanho — a Igreja.
Busquemos as almas perdidas. Reconduzamos ao aprisco as ovelhas desgarradas. Cuidemos das fracas e débeis. Afinal, um dia compareceremos diante do Sumo Pastor para prestar contas do rebanho que nos confiou Ele. Quanto às ovelhas, que honrem os seus pastores, devotando-lhes perfeito amor.
EXERCÍCIOS
1. O que é o pastor?
Nas Escrituras do Novo Testamento, o pastor é visto como o administrador.
2. Quais as obrigações do pastor?
Apascentar e guardar cada uma das ovelhas que lhe confiou o Sumo Pastor. O ofício pastoral também inclui: a oração intercessória e a ministração da Palavra de Deus.
3. Quem eram os pastores em Israel?
Os reis, sacerdotes e profetas.
4. Por que Israel foi destruído no Antigo Testamento?
Israel foi destruído por lhe faltar verdadeiros pastores.
5. Por que Jesus é tido como o Sumo Pastor?
Porque Ele deu a sua vida para resgatar suas ovelhas.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliológico
O pastor no contexto bíblico
“Devemos voltar à Bíblia para redescobrirmos o que significa ser pastor. Escrevendo aos pastores do primeiro século, o apóstolo Pedro disse: ‘Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas antes, tornando-vos modelo do rebanho’ (1 Pe 5.2,3).
Vejamos de uma forma analítica o uso de algumas destas expressões que julgo como principais:
• Pastorear (Poimaino) — segundo o Dicionário de Teologia do Novo Testamento, poimaino significa: apascentar, cuidar do rebanho, tomar conta das ovelhas. Prover pastos para alimentação; nutrir; cuidar do corpo de alguém, servir o corpo; suprir o necessário para as necessidades da alma.
• Não por constrangimento (Anankastos) — que não deve ser pela força ou constrangimento, de forma obrigatória.
• Espontaneamente (Hekousios) — significa: voluntariamente, de boa vontade, de acordo consigo mesmo. Pecar de propósito como oposto a pecados cometidos involuntariamente, e por ignorância ou fraqueza.
• Não como dominadores (Katakurieuo) —tem a ideia de: colocar sob o seu domínio, sujeitar-se, subjugar, dominar. Manter em sujeição, domínio sobre, exercer senhorio sobre.
• Modelo (Typos) — modelo aqui é um tipo a ser imitado. Marca de uma pancada ou golpe, impressão”.
(GONÇALVES, J. As ovelhas também gemem. 1.ed. RJ: CPAD, 2006, pp.42-3.)
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!