Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Deus do Livro com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
23 de Novembro de 2008
TEXTO ÁUREO
“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” (Is 40.8).
VERDADE PRÁTICA
É através da Bíblia que o Todo-Poderoso comunica ao homem sua vontade e seu amor em Cristo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Hc 3.2 O temor pela Palavra de Deus
Terça — Rm 10.17 A Palavra de Deus produz fé
Quarta — Ef 6.17 A Palavra de Deus é a espada do Espírito
Quinta — Pv 30.5 A Palavra de Deus é escudo
Sexta — Mt 4.4 A Palavra de Deus é alimento
Sábado — 1Co 1.18 A Palavra de Deus é poder
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 119.1-12.
1 — Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do SENHOR.
2 — Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração.
3 — E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos.
4 — Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.
5 — Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos.
6 — Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.
7 — Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos.
8 — Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.
9 — Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
10 — De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11 — Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12 — Bendito és tu, ó SENHOR! Ensina-me os teus estatutos.
INTERAÇÃO
Prezado professor, você está preparado para a ministração de mais uma aula? O tema de hoje, como todos do trimestre, é muito relevante, pois vamos estudar de modo enfático e direto, a respeito da Bíblia Sagrada, o maior best-seller do mundo. Poderíamos afirmar várias coisas sobre a Bíblia, mas que fique gravado na mente e no coração de seus alunos que Ela é a inerrante e eterna Palavra de Deus.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar como se deu a inspiração da Bíblia.
Fazer distinção entre inspiração e revelação bíblica.
Sentir o desejo de conhecer mais de Deus através da leitura bíblica.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, que tal ensinar aos jovens e adultos de forma lúdica? Primeiro discuta com os alunos o que teria acontecido se a Bíblia houvesse sido transmitida apenas oralmente, de geração em geração. Sem perder muito tempo, faça a dinâmica do “telefone sem fio”. Comece cochichando no ouvido do primeiro aluno a seguinte frase: “A Bíblia é a inspirada, infalível e inerrante Palavra de Deus”. A distorção que, com certeza, a frase sofrerá, até que o último aluno a repita, vai dar à classe a idéia do que teria acontecido, caso a Palavra de Deus não fosse escrita, mas apenas transmitida oralmente.
Palavra Chave
Bíblia: É a inspirada e inerrante Palavra de Deus.
INTRODUÇÃO
O Diabo tem feito de tudo para difamar a Bíblia; e uma de suas principais estratégias tem sido a disseminação do falso ensino de que as Escrituras não é a Palavra de Deus, mas apenas a contêm. Nesta lição, estudaremos alguns assuntos relacionados à transmissão, formação e inspiração divinas da Bíblia.
SINOPSE DO TÓPICO I
Deus, o autor da Bíblia, inspirou os escritores sagrados.
SINOPSE DO TÓPICO II
A Bíblia é constituída de 66 livros, e foi escrita em um período de 1600 anos. Deus usou cerca de 40 homens para compô-la.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os homens santos escreveram a Palavra de Deus valendo-se do próprio estilo, vocabulário, cultura e da direção do Espírito Santo.
CONCLUSÃO
A Bíblia é a fonte mais fidedigna sobre a origem da vida e do homem; bem como do desenvolvimento da humanidade a partir da criação, passando pela Queda e Redenção, até o final de todas as coisas, na consumação dos séculos.
Conforme o estudo em apreço, a Bíblia é a Palavra de Deus. Ainda que os ateístas ou materialistas, invistam de forma grosseira contra o Santo Livro, este permanece inabalável em seu conteúdo, revelado e inspirado por Deus.
EXERCÍCIOS
1. Faça uma síntese da transmissão oral da Bíblia.
Desde o dia em que falara a Adão, até a época em que ordenara a Moisés escrever sua mensagem (Êx 17.14), nove homens receberam o encargo da transmissão oral: Adão (930 anos) falou a Lameque (777 anos); este, a Noé (950 anos). Este, a Abraão (175 anos); este, a Isaque (180 anos); este a Jacó (147 anos); este a Coate (133 anos); este a Anrão (137 anos); e este a Moisés (120 anos).
2. Faça uma síntese da transmissão escrita da Bíblia.
Os chamados livros canônicos da Bíblia foram reunidos ao longo de 1.600 anos; quarenta escritores puderam escrever os livros da Bíblia a partir de condições e circunstâncias diversas.
3. O que é o cânon bíblico?
É o conjunto de livros inspirados por Deus que transmitem a vontade do Eterno para sua Igreja, regulamentando a vida e a conduta de fé dos cristãos.
4. O que se entende por “inspiração plenária” da Bíblia?
Entende-se que os escritores sagrados atuaram sob a direção incondicional do Espírito Santo.
5. Cite duas traduções bíblicas.
ARC e ARA.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Doutrinário
“O vocábulo ‘Bíblia’
Este vocábulo não se acha no texto das Sagradas Escrituras. Consta apenas na capa. Donde, pois, nos vem? Vem do grego, a língua original do Novo Testamento. É derivado do nome que os gregos davam à folha de papiro preparada para a escrita — biblos. Um rolo de papiro de tamanho pequeno era chamado biblion e vários destes eram uma bíblia. Portanto, literalmente, a palavra bíblia quer dizer ‘coleção de livros pequenos’. Com a invenção do papel, desapareceram os rolos, e a palavra biblos deu origem a livro, como se vê em biblioteca, bibliografia, bibliófio, etc. É consenso geral entre os doutos no assunto que o nome Bíblia foi primeiramente aplicado às Sagradas Escrituras por João Crisóstomo, patriarca de Constantinopla, no Século IV.
E porque as Escrituras formam uma unidade perfeita, a palavra Bíblia, sendo um plural, como acabamos de ver, passou a ser singular, significando o LIVRO, isto é, o Livro dos livros; Livro por excelência. Como Livro divino, a definição canônica da Bíblia é ‘A revelação de Deus à humanidade’”.
(GILBERTO, A. A Bíblia Através dos Séculos. RJ: CPAD, 1987, p.18).
APLICAÇÃO PESSOAL
A Bíblia tem sido banida, queimada, escarnecida e ridicularizada. Eruditos têm zombado dela como se fosse uma tolice. Reis tem estigmatizado as Escrituras como algo ilegal. Milhares de vezes a cova tem sido aberta e a canção fúnebre começa, mas, de alguma forma, a Bíblia nunca fica enterrada. Ela não só tem sobrevivido, mas também florescido. Trata-se do livro mais popular de toda a história. É o best-seller mundial há anos!
Não há explicação para isso na terra. O que talvez seja a única explicação. A resposta?
A durabilidade da Bíblia não se encontra na terra; ela vem do céu. Para os milhões de pessoas que têm praticado seus ensinamentos e confiado em suas promessas existe apenas uma resposta — a Bíblia é o livro divino, a voz de Deus.
O propósito da Bíblia é proclamar o plano de Deus para a salvação dos seus filhos.
Essa é razão por que esse Livro tem permanecido durante séculos. Ele é o mapa que nos leva ao maior tesouro de Deus, a vida eterna.
(LUCADO, M. Promessas Inspiradoras de Deus. RJ: CPAD, 2005, p.53).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!