Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As promessas de Deus para a sua vida com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
25 de Novembro de 2007
TEXTO ÁUREO
“Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra” (Dt 11.21).
VERDADE PRÁTICA
A promessa de um lar feliz permite à família cristã refletir a bênção de Deus para a sua vizinhança.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Rt 1.9; Dt 22.8 O lar como habitação protegida e segura
Terça - Sl 68.6 O lar como habitação da família unida
Quarta - Sl 113.9 O lar abençoado com filhos
Quinta - Pv 3.33 O lar como habitação da justiça
Sexta - Dt 11.18-21 O lar como habitação da Palavra de Deus
Sábado - Dt 7.26 O lar como habitação da santidade
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Deuteronômio 11.18-21; Efésios 6.1-4.
Deuteronômio 11
18 - Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma, e atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por testeiras entre os vossos olhos,
19 - e ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te;
20 - e escreve-as nos umbrais de tua casa e nas tuas portas,
21 - para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o SENHOR jurou a vossos pais dar-lhes, como os dias dos céus sobre a terra.
Efésios 6
1 - Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
2 - Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa,
3 - para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra,
4 - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
INTERAÇÃO
Professor, nesta lição, nossos alunos estudarão as promessas divinas para o lar Você os conhece a ponto de ministrar a lição conforme as necessidades de cada um? Ore a favor dos seus alunos. Interceda nominalmente por eles. Em oração, apresente a Deus os familiares de seus educandos. Aliás, você os conhece? Sabe o nome dos irmãos e pais de seus alunos? Ministre esta lição cônscio de que Deus ouviu as suas intercessões a favor de sua classe. Deus o abençoe!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o lar como promessa de Deus.
Explicar os princípios bíblicos para um lar feliz.
Anelar pelas bênçãos que acompanham um lar cristão.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, as lições são elaboradas para dois grupos etários: os jovens (18-24 anos) e os adultos (25 anos em diante). Estes dois grupos apresentam características mentais, sociais, emocionais e espirituais específicas, mas interdependentes. Por esta razão, resguardando as especificidades individuais, certos métodos aplicam-se satisfatoriamente a esses dois grupos enquanto outros não. Com jovens e adultos, em função do aprendizado se realizar principalmente por meio da maturidade cognitiva, você deve usar os métodos de raciocínio (indutivo e dedutivo). Porém, não se limite apenas a estes. Você pode explorar o estudo de casos e os métodos de exposição oral (aula expositiva, perguntas e respostas, debates). Procure conhecer os mais efetivos métodos, a fim de que seus alunos aprendam de modo didático e crítico.
Palavra Chave
Lar: Ambiente que enseja aconchego, descanso, paz, alegria e segurança para a família.
INTRODUÇÃO
O lar não é apenas um lugar em que a família habita. Mas um ambiente de aconchego, descanso, paz, alegria e segurança, com a presença providente e protetora de Deus. Muitos vivem sob o mesmo teto, mas, infelizmente, as relações estão despedaçadas, a convivência já não é pacífica e aquele espaço deixa de ser um lar para transformar-se numa praça de guerra. No entanto, se estamos dispostos, toda a família, a cumprir o que ensina a Bíblia, temos de Deus a promessa de um lar feliz.
SINOPSE DO TÓPICO II
Um lar feliz se obtém mediante o apego e prática dos princípios exarados na Palavra de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
As prestimosas dádivas que acompanham um lar feliz são: a longevidade, a terceira idade realizada e as bênçãos futuras para os descendentes.
CONCLUSÃO
Como vimos, nesta lição, um lar feliz é possível, segundo a promessa da Palavra de Deus à família, mesmo em meio às turbulências da vida moderna. Podemos fazer do lugar em que habitamos, com a ajuda de Deus, um abrigo de paz contra as tempestades que nos cercam, onde pais e filhos possam dar-se as mãos numa vida de permanente celebração da glória de Deus e alcançarem, por fim, uma velhice feliz e vitoriosa, como veremos na próxima lição.
EXERCÍCIOS
1. Descreva o que Deus constituiu no Jardim do Éden.
O lar em que os primeiros cônjuges viveriam um para o outro, teriam filhos e juntos desfrutariam de tudo quanto Deus lhes preparara.
2. Apesar do pecado, qual a promessa de Deus para o homem?
A promessa de um lar feliz (Pv 3.33; Sl 128).
3. Como o crente pode obter um lar feliz?
Um lar feliz se obtém mediante o apego e prática dos princípios exarados na Palavra de Deus.
4. Cite três princípios bíblicos que trazem felicidade ao lar.
a) evitar o jugo desigual (2 Co 6.14-16); b) manter a fidelidade mútua (Ml 2.14; Hb 13.4); c) manter o respeito entre os cônjuges (1 Co 7.1-5).
5. Cite três bênçãos que acompanham um lar feliz.
A bênção da longevidade, da terceira idade realizada e a bênção para as próximas gerações.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“As promessas do Antigo Testamento
Foi a Noé que Deus convidou dizendo: ‘Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração’ (Gn 7.1). Como Noé aceitou esse convite e salvou a sua família, assim também, quando aceitamos a Cristo, a ‘Arca’ da salvação, pela fé, aceitamos juntamente a salvação da nossa família. Eu estou em Cristo hoje porque meus pais creram nesta verdade e conduziram seus três filhos para dentro dessa ‘Arca’!
Em Levítico 16.6, lemos que o sumo sacerdote Arão, sempre que oferecia o sacrifício de um novilho como oferta pelo pecado, fazia um sacrifício por ele mesmo e por sua casa.
As promessas do Novo Testamento. A promessa de salvação para todos os membros da família também no Novo Testamento está evidente. Na noite em que o carcereiro da cidade grega de Filipos, após o terremoto, veio correndo a Paulo e Silas e perguntou: ‘Senhores, que devo fazer para que seja salvo?’, recebeu de Paulo esta resposta: ‘Crê no Senhor Jesus, e serás salvo, tu e a tua casa’ (At 16.31).
O centurião Cornélio recebeu um recado dum anjo que lhe disse: ‘Manda chamar Simão, por sobrenome Pedro, o qual te dirá palavras mediante as quais serás salvo, tu e a tua casa’ (At 11.14). E isso aconteceu com a chegada daquele apóstolo”.
(OLSON, N. L. O lar ideal: este alvo está ao seu alcance. 4.ed., RJ: CPAD, 1999, p.29,30.)
APLICAÇÃO PESSOAL
"E guardarás os seus estatutos e os seus mandamentos, que te ordeno hoje, para que bem te vá a ti e a teus filhos depois de ti e para que prolongues os dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá para todo o sempre" (Dt 4.39,40). Essa inaudita promessa é estendida a todos os que amam a Palavra de Deus. Os pais cristãos têm conforto nessa promessa. Os filhos de pais que servem ao Senhor têm garantias nessa dádiva. A geração que procede de um lar que teme a Deus está firmada na mesma bênção. Longevidade, conforto, segurança, prosperidade, saúde e paz traduzem os frutos do temor e obediência ao Senhor.
Faça, hoje mesmo, uma aliança com Deus! Obedeça aos mandamentos divinos e "A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira, à roda da tua mesa. Eis que assim será abençoado o homem que teme ao SENHOR" (Sl 128.2-4).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!