Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Ministério Profético na Bíblia com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
22 de Agosto de 2010
TEXTO ÁUREO
“A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele” (Lc 16.16).
VERDADE PRÁTICA
João Batista convocou o povo ao arrependimento, confissão de pecados e retorno a Deus, bem como foi o precursor de Jesus, o Messias.
HINOS SUGERIDOS 18, 321, 410.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Is 40.3-5 O ministério de João Batista anunciado
Terça - Lc 1.15 João Batista, cheio do Espírito Santo
Quarta - Jo 1.20-23 João Batista, consciente de sua identidade
Quinta - Mt 14.5 João Batista, reconhecido como profeta de Deus
Sexta - Mc 1.9-11 João Batista batizou Jesus nas águas
Sábado - Jo 1.19 João Batista despertou a atenção das autoridades
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 11.7-15.
7 - E, partindo eles, começou Jesus a dizer às turbas a respeito de João: Que fostes ver no deserto? Uma cana agitada pelo vento?
8 - Sim, que fostes ver? Um homem ricamente vestido? Os que se trajam ricamente estão nas casas dos reis.
9 - Mas, então, que fostes ver? Um profeta? Sim, vos digo eu, e muito mais do que profeta;
10 - porque é este de quem está escrito: Eis que diante da tua face envio o meu anjo, que preparará diante de ti o teu caminho.
11 - Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João Batista; mas aquele que é o menor no Reino dos céus é maior do que ele.
12 - E, desde os dias de João Batista até agora, se faz violência ao Reino dos céus, e pela força se apoderam dele.
13 - Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João.
14 - E, se quereis dar crédito, é este o Elias que havia de vir.
15 - Quem tem ouvidos para ouvir ouça.
INTERAÇÃO
Nesta lição, estudaremos a respeito de João Batista: sua origem, papel profético e personalidade. João Batista foi o último profeta veterotestamentário e o precursor de Jesus Cristo — a “Voz do que clama no deserto” — cuja missão era preparar o caminho do Senhor (Lc 1.76). João desempenhou um ministério árduo, porquanto, como profeta, denunciava o estado pecaminoso do povo e de autoridades (Lc 3.4,19). Nesse contexto, brota o caráter íntegro de João Batista, que, mesmo diante da morte, não renegou o padrão da Ética Cristã. Sua vida nos instrui a resistir às concessões éticas e permanecer firmes e alicerçados nos valores do Reino de Deus.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar a missão de João Batista.
Descrever a personalidade de João Batista.
Conscientizar-se do privilégio de fazer parte do Reino de Deus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro a respeito dos “Aspectos do Reino dos Céus” em data show, retroprojetor ou lousa e faça cópias para os alunos. Leia o texto bíblico de Mateus 5.1-12,20. Explique que o Reino dos Céus tem aspectos presentes e futuros. Nós, como Igreja, precisamos viver os valores do Reino de maneira intrínseca em nosso dia a dia. Enfatize que é preciso entender e desenvolver, à luz do Sermão do Monte (Mt 5), um comportamento embasado em Cristo, a ponto de a nossa justiça superar a do mundo. Boa Aula!
OS ASPECTOS DO REINO DOS CEUS
Presente:
Eficaz somente para os libertos em Cristo (Cl 1.13); Sujeição a Deus (1 Co 4.20); Conduta íntegra, paz, harmonia com o próximo e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).
Futuro:
Quando o Messias reinar sobre a terra a partir de Jerusalém (Dt 30.1-10; Sl 89.19-29; Zc 14.9-17); Será manifesto a todos (Mt 24.27); Virá no tempo determinado por Deus (At 1.6,7).
Palavra Chave
Personalidade: Qualidade do que é pessoal; individualidade moral da pessoa.
introdução
João Batista é o personagem que demarca a transição da Amiga para a Nova Aliança e serve de ponte entre o Antigo e o Novo Testamento. Além disso, foi o precursor do Messias e tinha como uma de suas principais atividades o batismo em água. De certa forma, acabou introduzindo o rito, que veio a tornar-se a primeira ordenança da Igreja. Nesta oportunidade, trataremos da origem, ministério e mensagem de João Batista, o último profeta veterotestamentário.
SINOPSE DO TÓPICO I
João Batista foi oriundo de uma família piedosa, teve um nascimento miraculoso e sua missão foi converter os israelitas a Deus e preparar o caminho do Messias.
SINOPSE DO TÓPICO II
A personalidade de João Batista destemida e sensível ao Santo Espírito foi testificada por Jesus.
SINOPSE DO TÓPICO III
João Batista não somente encerrou o Profetismo em Israel, mas também foi o arauto de Cristo.
CONCLUSÃO
João continua sendo um exemplo de coragem e humildade que devemos seguir. Essa voz no deserto precisa ser mantida contra o pecado e contra a corrupção. Oremos para que Deus continue a levantar homens e mulheres santos, destemidos e cheios do Espírito Santo para a expansão do Reino de Deus.
EXERCÍCIOS
1. Por que João é chamado de Batista?
O nome de “Batista” foi dado em função de o seu ministério consistir na prática de batizar.
2. O que Jesus revela ao povo acerca da estatura espiritual de João?
Que ele era um homem destemido e cheio do Espírito Santo.
3. Cite duas razões apresentadas por Jesus para demonstrar ser João muito mais que um profeta.
Os profetas falaram a respeito dele (Is 40.3; Ml 3.1), e ele teve o privilégio de ver o cumprimento dos oráculos proféticos do Antigo Testamento.
4. Em que se assemelham os profetas João e Elias?
Ambos se vestiam de vestes de pelos e cinto de couro; ambos ministraram no deserto; ambos eram incisivos e sem rodeios em suas palavras e pregaram contra reis ímpios.
5. O que significa a expressão: “Veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias”?
A expressão significa que João Batista é o único personagem do NT com quem Deus falava da mesma maneira que falava aos profetas do AT.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliológico
João Batista como precursor do Messias; e a comparação com o profeta Elias
O papel de João Batista como um precursor do Messias o colocou numa posição de grande privilégio, descrito como “muito mais do que profeta” (11.9), como não havendo ninguém maior do que ele. Nenhum homem jamais cumpriu este objetivo dado por Deus melhor do que João. Ainda assim, no Reino de Deus que está chegando, o menor terá uma herança espiritual maior do que João, porque ele viu e conheceu a Cristo e a sua obra concluída na Cruz. João morreria antes que Jesus morresse e ressuscitasse para inaugurar o seu Reino. Como seguidores de Jesus testemunharão a realidade do Reino, eles terão privilégios e um lugar maior do que João Batista. Todos os profetas das Escrituras tinham profetizado a respeito da vinda do Reino de Deus. João cumpriu a profecia, pois ele mesmo era o Elias que havia de vir (Ml 4.5). João não era Elias ressuscitado, mas ele assumiu o papel profético de Elias — o de confrontar corajosamente o pecado e mostrar Deus às pessoas (Ml 3.1).
(Comentário do Novo Testamento, Aplicação Pessoal. Vol.1. RJ: CPAD, 2009, p.76-7)
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!