Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Movimento Pentecostal com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
22 de Maio de 2011
TEXTO ÁUREO
“Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação” (1 Co 14.26).
VERDADE PRÁTICA
O genuíno culto pentecostal é marcado pela reverência, ordem e profundo temor a Deus, propiciando, assim, o contínuo derramamento do Espírito Santo sobre a igreja de Cristo.
HINOS SUGERIDOS 426, 210, 243.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 4.10Adorar somente ao Senhor
Terça - Sl 95.1,2 Apresentemo-nos com júbilo ao Senhor
Quarta - Sl 96.7,8 Dai a glória devida ao Senhor
Quinta - 1 Co 14.26 A necessidade de ordem no culto
Sexta - Jo 4.23 Adorar a Deus em espírito e em verdade
Sábado - Sl 128 A família que teme e adora ao Senhor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 14.26-33,39,40.
26 - Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 - E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, guando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 - Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus.
29 - E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 - Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 - Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados.
32 - E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
33 - Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.
39 - Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas.
40 - Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.
INTERAÇÃO
Nesta lição, estudaremos a respeito do genuíno culto pentecostal e o seu verdadeiro significado. Este assunto é importante, pois o culto deve ser evidenciado pela ordem e profundo temor a Deus, pois trata-se de um ato de adoração. É o momento em que, juntos, bendizemos e glorificamos o nome do Senhor Deus. Enfatize que não podemos transformar o culto em um ponto de encontro ou vê-lo simplesmente como parte de nossa vida social. Que em cada culto possamos, pura e unicamente, adorar o Senhor em espírito, e em verdade (Jo 4.24).
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se sobre o verdadeiro significado do culto.
Definir os elementos do genuíno culto pentecostal.
Saber que a Casa de Deus é lugar de adoração.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo e utilize-o para explicar aos alunos que nos cultos da Igreja Primitiva, havia uma liturgia a ser seguida. O próprio apóstolo Paulo ensinou às igrejas de Corinto, Colossos e Éfeso a importância dessa liturgia em suas reuniões. Explique que liturgia não significa um culto tradicional ou “engessado”, mas que há elementos básicos que devem estar presentes para que se possa prestar um culto racional ao Senhor. Na Casa de Deus deve haver ordem e decência.
ELEMENTOS DO CULTO NA IGREJA PRIMITIVA: OS ATOS LITÚRGICOS
A Igreja em Corinto
Os atos litúrgicos devem ser usados para a edificação: “Que fazer, pois, irmãos? Quando vos reunis, um tem salmo, outro, doutrina, este traz revelação, aquele outro língua, e ainda outro, interpretação. Seja tudo feito para edificação” (1 Co 14.26).
A Igreja em Colossos
Cânticos de adoração no culto: “Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instrui-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração” (Cl 3.16).
A Igreja em Éfeso
A liturgia é um eficiente meio da graça para elevar a espiritualidade: “E não vos embriagueis com o vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, dando sempre graças por tudo a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” (Ef 5.18-21).
Palavra Chave
Culto: Tributação voluntária de louvores e honra ao Criador.
introdução
Estudaremos, nesta lição, os elementos do autêntico culto pentecostal. Veremos, outrossim, os perigos que há na adoção de modismos litúrgicos que, apesar das aparências, sempre acabam por acarretar sérios prejuízos à sã doutrina e aos costumes genuinamente cristãos. Como Igreja de Cristo, ofereçamos a Deus uma adoração segundo nos prescreve a Bíblia, sem quaisquer misturas.
Adorar e cultuar ao Senhor requer reverência, rendição e amor, pois o Pai continua a buscar os que o adoram em “espírito e em verdade” (Jo 4.23,24).
SINOPSE DO TÓPICO I
O culto, assim como todas as nossas ações, deve ser um ato de adoração sincera a Deus onde reconhecemos a sua grandeza e magnitude.
SINOPSE DO TÓPICO II
O culto ao Senhor deve ter ordem e decência. A leitura da Palavra, cânticos de adoração ao Senhor, orações e as ofertas voluntárias são elementos indispensáveis para a realização do culto racional a Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os modismos e cultos exóticos não podem produzir nada mais que movimentação, pois o avivamento só acontece quando a igreja se volta à Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
Você tem cultuado a Deus conforme recomenda a Bíblia? Cultuar ao Senhor não é apenas ir à igreja e se reunir com os irmãos, pois muitos vão à casa do Senhor, mas não lhe prestam culto; não passam de meros expectadores. Adoremos a Deus, pois, em espírito e em verdade.
EXERCÍCIOS
1. Defina, com suas palavras, o que é cultuar a Deus.
Cultuar a Deus significa adorá-Lo, exaltá-Lo, prestar-lhe a devida reverência.
2. Qual é a essência do culto a Deus?
A essência do culto é a verdadeira adoração a Deus.
3. Cite os elementos do genuíno culto cristão.
Leitura da Palavra, cânticos de adoração, orações e ofertas voluntárias.
4. Qual é o propósito principal de um culto?
Adorar a Deus em espírito e em verdade.
5. De acordo com a lição, qual a presença mais importante no culto cristão?
Espírito Santo.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
Atos dos Apóstolos
“Com que me apresentarei diante do Senhor? Pergunta o escritor sacro ao Todo-Poderoso. Vejamos algumas coisas a serem observadas quando entrarmos na Casa de Deus para cultuá-lo:
• Reverência e profundo temor
‘Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal’ (Ec 5.1). Quando entramos na Casa do Senhor, que o nosso espírito seja imbuído de um profundo espírito de reverência e santo temor. Goethe, poeta alemão, fala da importância da reverência: ‘A alma da religião cristã é a reverência’.
• Alegria e regozijo
‘Alegrei-me quando me disseram: vamos à Casa do Senhor’ (Sl 122.1). Quando os filhos de Israel dirigiam-se ao Santo Templo, em Jerusalém, para celebrar as festas sagradas, eles o faziam com o espírito de regozijo. Estar no santuário divino era o seu maior prazer, pois ali todos os israelitas reuniam-se para enaltecer o Senhor.
• Predisposição e discernimento espirituais
‘Acordado, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar, e eu não o sabia. E temeu e disse: Quão terrível é este lugar! Esse não é outro lugar senão a Casa de Deus; e esta é a porta dos céus’ (Gn 28.16,17). Não se encontrava o patriarca num suntuoso templo; achava-se no relento. Mas ali, tendo por cobertura os céus, viu Jacó os anjos de Deus subirem e descerem por uma escada que ligava os céus à terra. Em simplicidade contemplou Jacó o Eterno. Tem você igual predisposição para enaltecer a Deus?” (ANDRADE, C. As Disciplinas da Vida Cristã. 1.ed., RJ: CPAD, 2008, pp.65-7).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!