Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Livro de Josué com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
22 de Fevereiro de 2009
TEXTO ÁUREO
"Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos e sejamos sóbrios" (1Ts 5.6).
VERDADE PRÁTICA
Precisamos estar vigilantes quanto àqueles que, com artifícios ardilosos, infiltram-se na Igreja visando impedir a concretização das promessas de Deus na vida de seu povo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Js 9.1-15 A astúcia dos gibeonitas
Terça - Js 9.16-19 A fraude gibeonita descoberta
Quarta - Js 9.20-23,27 O serviço obrigatório dos gibeonitas
Quinta - Js 9.24-26 O argumento dos gibeonitas
Sexta - Is 29.13 O artifício dos gibeonitas modernos
Sábado - Mt 10.16 Jesus ordena prudência
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Josué 9.1-6,15,16.
1 - E sucedeu que, ouvindo isso todos os reis que estavam daquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, e em toda a costa do grande mar, e em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus,
2 - se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
3 - E os moradores de Gibeão, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
4 - usaram também de astúcia, e foram, e se fingiram embaixadores, e tomaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho velhos, e rotos, e remendados;
5 - e nos pés sapatos velhos e remendados e vestes velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.
6 - E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal e lhe disseram, a ele e aos homens de Israel: Vimos de uma terra distante; fazei, pois, agora concerto conosco.
15 - E Josué fez paz com eles e fez um concerto com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.
16 - E sucedeu que, ao fim de três dias, depois de fazerem concerto com eles, ouviram que eram seus vizinhos e que moravam no meio deles.
INTERAÇÃO
Professor, durante a preparação de suas aulas, leia com muita atenção algumas obras de História e Geografia bíblica. Um excelente dicionário ou enciclopédia bíblica também será de inestimável valor. Informações especializadas e confiáveis não se encontram em qualquer livro. Portanto, recomendamos ao estimado mestre as obras História de Israel, de E. Merrill (CPAD), Pequeno Atlas Bíblico, de T. Dowley (CPAD), o Dicionário Bíblico de Wycliffe (CPAD) e Geografia Bíblica, do pastor Claudionor de Andrade (CPAD). Essas obras enriquecem a biblioteca de qualquer bibliófilo. Deus o abençoe.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Citar os sete povos que habitavam Canaã.
Descrever o ardil gibeonita.
Relacionar os grupos étnicos de Canaã aos seus territórios.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, seus alunos sabem que a terra de Canaã compunha-se de um grupo misto de povos? Quem eram os gibeonitas? Heveus, girgaseus ou ferezeus? Nesta lição explique aos alunos a composição demográfica da antiga Canaã, mas tarde chamada de Palestina pelos romanos. Canaã é o nome da área habitada pelos filhos de Canaã. Esta terra era habitada por povos mistos descendentes provavelmente de Canaã, filho de Cam (Gn 10.15-20). A Bíblia menciona sete raças que habitavam essas terras: amorreus, cananeus, ferezeus, girgaseus, heteus, heveus e jebuseus (Gn 10.16; Dt 7.1; Js 3.10; 24.11). Abaixo, dentre esses sete povos, apresentamos uma tabela com quatro grupos étnicos. Use-a no primeiro tópico da lição.
RAÇAS QUE HABITAVAM CANAÃ
POVOS
AMORREUS - Entre 2100-1900 a.C. eram nômades semitas orientais que se estabeleceram em Canaã, e introduziram o culto a Baal-Hadade na terra. Falavam um dialeto semita do noroeste.
CANANEUS - Nome tribal para as pessoas que descendiam de Cam, e nome geográfico que denomina o território ocupado pelos seus descendentes. São conhecidos como hicsos e falavam uma língua relacionada ao hebraico bíblico.
FEREZEUS - Eram habitantes das montanhas de Canaã, e não um grupo étnico (js 9.1). Eram conhecidos pelos cultos da fertilidade e práticas sexuais abomináveis.
HEVEUS - Grupo étnico que vivia em Canaã situado nas adjacências de Tiro e Sidom (2 Sm 24.7), nas montanhas do Líbano (Jz 3.3), na Palestina central em torno de Siquem (Cn 34.2) e também em Gibeão ao norte de Jerusalém (Is 9.7; 11.19).
Palavra Chave
Ardil: Artifício usado para enganar, iludir, disfarçar e esconder as verdadeiras intenções.
INTRODUÇÃO
Ao tomarem conhecimento das vitórias de Israel sobre Jericó e Ai, os reis que estavam daquém do Jordão ficaram apavorados e inseguros com o que lhes poderia acontecer. Foi então que decidiram formar uma espécie de confederação para pelejar contra Israel (vv.1,2). Todavia, os moradores de Gibeão, com medo e grande astúcia, anteciparam-se, propondo a Israel uma aliança que lhes preservasse a vida.
Nesta lição falaremos sobre o perigo do engano e da falsa aparência no meio do povo de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO I
A Bíblia menciona sete raças que habitavam a terra de Canaã: os amorreus, cananeus, ferezeus, girgaseus, heteus, heveus e jebuseus.
SINOPSE DO TÓPICO II
Ardil é o mesmo que seduzir, ludibriar ou enganar alguém astuciosamente.
SINOPSE DO TÓPICO III
Depois da farsa descoberta, os gibeonitas tiveram que servir como "rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e para o altar do Senhor".
CONCLUSÃO
A grande lição desta história bíblica dos gibeonitas é que precisamos estar atentos, vigilantes e dependentes da direção divina, para evitarmos erros e males como os que Josué e Israel cometeram. Satanás sempre usará de artifícios para enganar o povo de Deus, com o intuito de impedi-lo de chegar à "Terra Prometida". Vigiemos, pois, em todo o tempo, na dependência do Senhor.
EXERCÍCIOS
1. Cite três povos da confederação cananéia.
Amorreus, cananeus, ferezeus, girgaseus, heteus, heveus e jebuseus.
2. Explique o significado do termo "ardil".
O mesmo que seduzir, ludibriar ou enganar alguém astuciosamente.
3. Descreva duas características dos gibeonitas.
Ardilosos e trapaceiros.
4. Quais atividades seriam desenvolvidas pelos gibeonitas?
Tirar água e cortar lenha.
5. O que você aprendeu nesta lição?
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Histórico
"A campanha em direção ao sul
Ao ficar claro que Josué havia ferido o norte de Canaã a partir do sul, e que efetivamente instalara a nação de Israel na região monta¬nhosa central, os cananeus e outras populações decidiram pôr de lado as diferenças e formar uma só defesa contra Israel. Os heveus (horitas ou hurrianos?) de Gibeão (el-Jîb), situados apenas a onze quilômetros ao sul de Betel, ficaram tão apavorados em face do que acontecera a Jericó e a Ai que tentaram uma ação diplomática ao invés de militar. Disfarçados de viajantes que vinham de muito longe, uma delegação de Gibeão foi a Gilgal - agora acampamento de Israel - e persuadiu Josué a assinar um pacto de não agressão contra eles. O acordo requeria que o povo servisse a Israel como escravos (Dt 20.11; Js 9.15, 21,27), uma condição que embora indesejável, era definitivamente melhor que a morte. É claro que os gibeonitas eram alvos do herem, juntamente com os demais cananeus, e por isso deveriam ser destruídos (Dt 20.16,17; Js 9.24). Em vez disso, despercebido como estava Josué, o pacto teve de vigorar, e os gibeonitas com seus amigos heveus de Quefira (Tel Kefireh), Beerote (Nebi Samwil?) e Quiriate-Jearim (Qiryat Ye'arim) conseguiram sobreviver, e todas as vilas que ficavam nos oito quilômetros de Gibeão foram permitidas viver".
(MERRILL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento. RJ: CPAD, 2001, pp.112,113).
APLICAÇÃO PESSOAL
Somos desafiados à prudência. Jesus nos admoesta a respeito da cautela diante do mundo (Mt 10.16). O propósito divino é que sejamos puros, santos e humildes. Contudo, nenhuma dessas virtudes espirituais elimina o comedimento, a precaução e a sensatez dos filhos de Deus. Os servos do Senhor cultivam a ingenuidade, mas não a tolice (Pv 1.22); a candura no lugar da malícia; a piedade em vez da profanação. O cristão que ama a Deus e obedece às santas Escrituras não se torna refém do crédito fácil, da mentira, injustiça e toda sorte de mazelas e perturbações que afligem a alma do incauto. Ele procede com prudência, galhardia, moderação e segurança. Tudo o que promete, cumpre. Tudo que compra, paga. Andemos com prudência e temor ao nome do Senhor para que em tudo o nosso Senhor seja glorificado.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!