Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Atos dos Apóstolos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
27 de Fevereiro de 2011
TEXTO ÁUREO
“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis, e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome” (At 9.15,16).
VERDADE PRÁTICA
Na urgência da evangelização mundial, o Senhor Jesus continua a convocar e a capacitar vasos escolhidos para a sua seara.
HINOS SUGERIDOS 111, 116, 141.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 22.3 Paulo, o judeu de Tarso
Terça - At 26.4,5 Paulo, o fariseu de Jerusalém
Quarta - At 8.3 Paulo, o perseguidor dos cristãos
Quinta - At 9.1-18 A conversão de Paulo
Sexta - At 9.20-22 Paulo, o ardoroso pregador
Sábado - At 13.2 A vocação de Paulo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 9.1-9.
1 - E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote
2 - e pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns daquela seita, quer homens, quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.
3 - E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
4 - E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
5 - E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
6 - E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
7 - E os varões, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.
8 - E Saulo levantou-se da terra e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.
9 - E esteve três dias sem ver, e não comeu, nem bebeu.
INTERAÇÃO
As autoridades religiosas de Jerusalém outorgaram a Saulo cartas que lhe garantiam o direito de prender os cristãos. Todavia, no caminho de Damasco, Saulo teve um encontro memorável com Jesus. Este encontro mudou radicalmente sua vida. Diante do Rei dos reis, Saulo, o perseguidor de cristão, se prostra. Um dia, todos terão que se curvar diante de Jesus. As convicções religiosas de Saulo também são lançadas ao chão naquele momento. Embora cego, Saulo sai daquele encontro transformado e “enxergando” a realidade! Esse novo homem ficou três dias sem comer ou beber nada, certamente pensando em tudo que lhe aconteceu. Mais tarde Paulo aprendeu o que é padecer pelo Senhor. Por intermédio desse “vaso escolhido” a igreja tornou-se basicamente gentia.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a respeito da formação cultural de Paulo.
Explicar como se deu o encontro de Saulo com Jesus.
Compreender os propósitos da vocação de Paulo.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza a tabela abaixo no quadro-de-giz. Utilize-o para introduzir o primeiro tópico da lição. Enfatize o fato de que Paulo era um homem extremamente religioso, conhecedor da Lei, porém, sedento espiritualmente. A religiosidade não implica em relacionamento com Deus. Todavia, Paulo teve um encontro com Cristo, confessou seus pecados, entregou-se inteiramente a Jesus e passou a ter uma nova vida, que implica em um relacionamento íntimo e pessoal com Jesus, o Filho de Deus.
RESUMO DA VIDA DE PAULO
• Nascido em Tarso, Capital da Cilícia (22.3);
• Fariseu (23.6);
• Cidadão romano (22.25-28);
• Fazedor de tendas (18.3);
• Aluno de Gamaliel (22.3);
• Guardava a Lei (26.5);
• Um encontro com Jesus mudou sua vida (9);
• Foi batizado (9.18);
• Suas últimas palavras (2 Tm 4.6-8).
Palavra Chave
Conversão: Mudança que Deus opera na vida do que aceita a Cristo como seu Salvador pessoal, modificando-lhe radicalmente a maneira de ser, pensar e agir.
introdução
Paulo é considerado, depois de Jesus, o personagem mais importante da historia da Igreja Cristã (At 24.5). Ele escreveu quase a metade dos livros do Novo Testamento e foi responsável direto pela evangelização dos gentios. Dezessete dos vinte e oito capítulos de Atos dos Apóstolos são dedicados à conversão e ao ministério do apóstolo dos gentios (At 9; 13-28).
Sabemos mais a respeito de Pauto do que dos demais apóstolos. Aprendamos, pois, com a vida e a obra de Paulo!
SINOPSE DO TÓPICO I
A formação cultural e religiosa de Paulo foi importante para a realização da obra de evangelização dos gentios e judeus.
SINOPSE DO TÓPICO II
Paulo teve um encontro com Jesus quando se dirigia para Damasco, na Síria, a fim de prender os cristãos.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os propósitos da vocação de Paulo era que ele conhecesse a vontade divina, se tornasse uma testemunha e sofresse a favor de Cristo e do evangelho.
CONCLUSÃO
A conversão e vocação de Paulo ensinam-nos que Deus chama e capacita a quem ele quer para ministérios específicos. Ele transforma o mais terrível dos homens num “vaso escolhido”, a fim de que proclame o seu Evangelho até aos confins da terra.
Você foi chamado para anunciar a mensagem da cruz? Obedeça, já. É o tempo de segar.
EXERCÍCIOS
1. Quais as três cidadanias do apóstolo Paulo?
Judaica, romana e celeste.
2. Qual das três cidadanias contribuiu para a formação religiosa e piedosa de Paulo?
A cidadania judaica.
3. Qual o nome usado pelo apóstolo entre os gentios?
Paulo.
4. Para você, qual a importância da conversão de Paulo para o cristianismo?
Livre.
5. Cite três propósitos da conversão de Paulo.
Conhecer a vontade de Deus (At 22.14); tornar-se ministro e testemunha de Jesus (At 9.15); e sofrer a favor de Cristo e do evangelho (At 9.16).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliológico
A conversão de Saulo
“Saulo (posteriormente chamado de Paulo, o equivalente grego do nome ‘Saulo’), que é mencionado pela primeira vez como tendo participado do apedrejamento de Estêvão era tão zeloso das suas crenças religiosas que iniciou uma campanha de perseguição contra todos os que acreditavam em Cristo, todos que eram do ‘Caminho’ (versão RA) (veja o testemunho de Paulo em Filipenses 3.6). A expressão ‘o Caminho’ se referia ao ‘caminho do Senhor’ ou ‘o caminho da salvação’. Por que os judeus em Jerusalém queriam perseguir os cristãos a uma distância tão grande como Damasco? Há várias possibilidades: (1) para prender os cristãos que tinham fugido; (2) para evitar a chegada do cristianismo a outras cidades importantes; e (3) para impedir que os cristãos causassem qualquer problema com Roma. [...] Damasco [era] uma cidade comercial importante, estava situada cerca de 280 quilômetros a nordeste de Jerusalém, na província romana da Síria. [...] Saulo pode ter pensado que ao eliminar o cristianismo em Damasco, ele poderia impedir a sua disseminação a outras regiões. Já próximo do seu destino, quase ao meio-dia, quando o sol estava a pino [...], Saulo repentinamente se encontrou cercado por um resplendor de luz. Embora o texto não afirme abertamente que Saulo viu a Cristo, este fato fica implícito, uma vez que ver o Senhor ressuscitado era um requisito para o apostolado do Novo Testamento (1 Co 9.1; 15.8)” (Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Vol.1. 1.ed. RJ: CPAD, 2009, pp.662-63).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!