Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Deus do Livro com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
30 de Novembro de 2008
TEXTO ÁUREO
“E disse-me o Senhor: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir” (Jr 1.12).
VERDADE PRÁTICA
A Bíblia é a fiel e inconteste Palavra de Deus. Sua inerrância e infalibilidade decorrem da plena inspiração e supervisão do Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Jo 6.63 A Palavra de Cristo é espírito e vida
Terça — Sl 119.105 A Palavra é lâmpada e luz
Quarta — Jr 23.29 A Palavra é como fogo e martelo
Quinta — Is 55.10,11 A Palavra cumpre os propósitos divinos
Sexta — Jr 1.12 Deus vela pelo cumprimento de sua Palavra
Sábado — Nm 23.19 Deus não falha em suas Palavras
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 119.89-99.
89 — Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.
90 — A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece.
91 — Conforme o que ordenaste, tudo se mantém até hoje; porque todas as coisas te obedecem.
92 — Se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia.
93 — Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado.
94 — Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.
95 — Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu atentarei para os teus testemunhos.
96 — A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é amplíssimo.
97 — Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!
98 — Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que meus inimigos, pois estão sempre comigo.
99 — Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
INTERAÇÃO
Prezado professor, esta lição trata de um dos mais importantes pilares da doutrina cristã: a inerrância das Sagradas Escrituras. Através desta doutrina, aprendemos que a Bíblia é a Palavra de Deus e, portanto, fala com autoridade divina ao homem moderno. Foi este o pensamento dos reformadores quando substituíram a tradição pelo lema: Sola Scriptura (Somente a Escritura). Deus o abençoe!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar o sentido de inerrância bíblica.
Descrever o significado teológico de infalibilidade.
Justificar as falhas de transmissão dos manuscritos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, a inerrância da Sagrada Escritura deriva-se da natureza própria da Bíblia. Em inúmeras ocasiões a Bíblia descreve a si mesma como a inerrante Palavra de Deus. Solicite que um dos alunos leia Is 34.16 e, a seguir, faça um breve comentário da inerrância e infalibilidade das Escrituras. Depois, apresente aos alunos alguns nomes canônicos da Bíblia: a) Livro do Senhor (Is 34.16); b) Escritura da Verdade (Dn 10.21); c) Escritura de Deus (Êx 32.16); d) Lei do Senhor (Sl 1.1,2); e) Lei de Deus (Js 24.26); f) Palavra do Senhor (Jr 22.29); g) Oráculo de Deus (1Pe 4.11); h) Palavra de Deus (Mt 15.6; At 6.7); i) Palavra de Cristo (Cl 3.16). A Bíblia procede do próprio Deus, portanto, é inerrante e infalível.
Palavra Chave
Inerrância: Qualidade do que é isento de erro.
INTRODUÇÃO
A Bíblia é a inerrante Palavra de Deus. Os ímpios e incrédulos têm feito de tudo para encontrarem erros nos textos bíblicos. Pode ser que haja falhas nas traduções, interpretações ou na gramática das cópias manuscritas, pois a Bíblia foi escrita originalmente em linguagem antiga: hebraico, grego, e aramaico. Todavia, essas possíveis incorreções, ou dificuldades, jamais podem ser consideradas “erros” quanto à mensagem bíblica. Menos de um por cento dessas inexatidões dos manuscritos, encontram-se na transmissão da mensagem, portanto, não afetam a integridade da Palavra de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO I
A inerrância e a infalibilidade bíblicas são doutrinas que descrevem a natureza própria da Bíblia. O fato de a Bíblia ser inerrante, assegura-lhe o caráter de infalível.
SINOPSE DO TÓPICO II
As razões pelas quais a Bíblia é inerrante são: autoria divina, supervisão e orientação do Espírito Santo, e ser a exata Palavra de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
O cumprimento das profecias bíblicas e a relação entre a História e a Bíblia comprovam a inerrância das Escrituras.
SINOPSE DO TÓPICO IV
Apesar de a Bíblia ter sido escrita e copiada em vários formatos, os erros de transmissão são irrelevantes, e as possíveis contradições são aparentes e humanas.
CONCLUSÃO
A Bíblia é a inerrante e infalível Palavra de Deus. Sua correção, autoridade e infalibilidade decorrem de sua inspiração divina. Podemos, com alegria e confiança, afirmar como o salmista Davi: “Louvarei o teu nome, por causa da tua misericórdia e da tua verdade, pois magnificaste acima de tudo o teu nome e a tua palavra” (Sl 138.2).
EXERCÍCIOS
1. O que é a inerrância bíblica?
É a propriedade da Bíblia mediante a qual a Escritura é totalmente isenta de erros: lógico, doutrinário ou histórico.
2. Descreva a relação entre inerrância e infalibilidade.
A inerrância da Bíblia está intimamente associada à infalibilidade. Pelo fato de não conter erros, ela é infalível.
3. Cite três razões pelas quais a Bíblia é inerrante.
Autoria divina, supervisão e orientação do Espírito Santo, e ser a exata Palavra de Deus.
4. Explique a correspondência entre a Bíblia e a história.
Existe completa fidelidade entre os fatos da História secular com os da Bíblia.
5. Você acredita na inspiração e inerrância da Bíblia?
Resposta pessoal (professor, confira).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“A Exatidão da Bíblia
Tanto a autenticidade quanto a historicidade dos documentos do Novo Testamento estão confirmadas de modo sólido. Norman Geisler indica que as evidências documentárias em favor da autenticidade do Novo Testamento são esmagadoras, e fornecem uma base, igualmente sólida, para a reconstrução do texto grego original. Bruce Metzger, especialista em crítica textual, informa que, no século III a.C, os estudiosos em Alexandria indicavam que as cópias que possuíam da Ilíada de Homero apresentavam cerca de 95% de fidedignidade. Indica, também, que os textos setentrional e meridional da Mahabharata da índia diferem entre si numa extensão de 26.000 linhas. Isto se contrasta com ‘mais de 99,55 de exatidão para as cópias manuscritas do Novo Testamento’. Esse meio-porcento de diferença consiste principalmente nos erros de ortografia dos copistas e, mesmo assim, passíveis de correção. Nenhuma doutrina da Bíblia depende de algum texto cuja forma original não possa ser determinada com exatidão”.
(HIGCINS, J. A palavra inspirada de Deus. In HORTON, S. M. Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.94).
APLICAÇÃO PESSOAL
“Alegrar-me-ei em teus mandamentos, que eu amo” (Sl 119.47). Em um outro belo e piedoso verso o salmista prorrompe: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia” (v.97). As igrejas de todo o Brasil costumam organizar gincanas, sorteios e usar estratégias de marketing para atrair cada vez mais alunos para a Escola Bíblica Dominical. Não há qualquer problema nesses métodos. Porém, nenhuma dessas estratégias seria necessária se cada crente amasse ardentemente as Escrituras assim como o salmista. O que deve incitar o crente à Escola Dominical é o incomensurável amor pela Palavra de Deus. Que todos os crentes exclamem como o poeta: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca… Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino” (vv.103,127).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!