Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Neemias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
27 de Novembro de 2011
TEXTO ÁUREO
“E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe” (Ne 12.43).
VERDADE PRÁTICA
Nosso serviço em prol do Reino de Deus somente terá validade se o dedicarmos ao Senhor em adoração e louvor.
HINOS SUGERIDOS 124, 115, 176.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Cl 3.15 Sendo agradecidos
Terça - Lc 17.15-19 Um homem agradecido
Quarta - 1 Pe 5.3 Servindo de exemplo ao rebanho
Quinta - Hb 13.15 Sacrifício de louvor a Deus
Sexta - Et 9.22 Tristeza transformada em alegria
Sábado - Is 30.29 Festa santa dos fiéis
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Neemias 12.27-31,43.
27 - E, na dedicação dos muros de Jerusalém, buscaram os levitas de todos os seus lugares, para os trazerem, a fim de fazerem a dedicação com alegria, louvores, canto, saltérios, alaúdes e harpas.
28 - E se ajuntaram os filhos dos cantores, tanto da campina dos arredores de Jerusalém como das aldeias de Netofa,
29 - como também da casa de Gilgal e dos campos de Gibeá e Azmavete; porque os cantores tinham edificado para si aldeias nos arredores de Jerusalém.
30 - E purificaram-se os sacerdotes e os levitas; e logo purificaram o povo, e as portas, e o muro.
31 - Então, fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro e ordenei dois grandes coros e procissões, sendo um à mão direita sobre o muro da banda da Porta do Monturo.
43 - E sacrificaram, no mesmo dia, grandes sacrifícios e se alegraram, porque Deus os alegrara com grande alegria; e até as mulheres e os meninos se alegraram, de modo que a alegria de Jerusalém se ouviu até de longe.
INTERAÇÃO
Caro professor, os descendentes da tribo de Levi eram os responsáveis pela adoração a Deus e, por este motivo, suas vidas deveriam ser ilibadas. Hoje não pode ser diferente: homens e mulheres que servem na Casa do Senhor devem manter suas vidas ilibadas, suas ações devem ser dirigidas pela Palavra de Deus. Tomemos, pois, o exemplo de Neemias e Esdras, homens que serviam e cultuavam a Deus reverentemente. O Culto ao Senhor precisa ser organizado e santo, não se pode fazer dele um espetáculo, cujos líderes ou dirigentes se portem como “animadores de auditório”.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se de que os obreiros da Casa do Senhor devem ser santos e irrepreensíveis.
Saber que o culto divino deve ser conduzido com reverência.
Compreender que Deus não mais aceita sacrifícios de animais.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, sugerimos que você utilize o quadro abaixo para ajudar os alunos a conhecer e compreender as funções dos obreiros da Casa do Senhor no Antigo Testamento. Ressalte que todo aquele que deseja servir na Casa de Deus precisa ter uma vida santa e obedecer as Sagradas Escrituras.
OS OBREIROS DO SACERDÓCIO LEVÍTICO
O sumo sacerdote era o mais alto dignitário da religião judaica. Sua função mais importante era fazer expiação, uma vez por ano, pelos pecados do povo. Tinha a seu cargo a supervisão geral do santuário e as demais atividades sacerdotais. Oferecia sacrifícios nos dias de repouso, e presidia o Sinédrio, quando se tratava de questões religiosas.
A mitra – Ex 28.36-38
O peitoral – Ex 28.15-21,29
O cinto – Ex 28.8,28
O éfode – Ex 28.6-12
O manto azul – Ex 28.31-35
A túnica de linho – Ex 28.39
ESCRITOS
Os escritos eram, a princípio, escreventes, cuja principal função era copiar as Escrituras. Com o transcorrer do tempo, lograram conhecê-las de tal maneira que passaram a interpretá-las, notadamente a Lei de Moisés. Por isto, nas versões modernas da Bíblia, eles são chamados de mestres da lei, já que vieram a ser o equivalente a eruditos bíblicos.
LEVITAS
Os levitas eram os descendentes de Levi, filho de Jacó. Em Números 3.6-10 acham-se estabelecidas as duas classes dos levitas: (1) Arão e seus descendentes, a quem Deus selecionou para o sacerdócio de Israel, e (2) os que serviam de auxiliares aos sacerdotes, e desempenhavam diversos ofícios menores do santuário.
SACERDOTES
Os sacerdotes eram os encarregados do culto divino. Atuavam como mediadores entre Deus e o povo. Depois da construção do templo, em Jerusalém, tiveram suas funções especializadas, sendo a principal delas o oferecimento dos sacrifícios.
Palavra Chave
Organização: Ordenação das partes de um todo; arrumação.
introdução
Na lição de hoje, veremos que Neemias não somente restaurou os muros e as portas de Jerusalém, como restabeleceu o ministério levítico. Assim, puderam os sacerdotes reiniciar suas atividades na festa de dedicação dos muros. A celebração foi marcada pela alegria, louvor e cânticos em ações de graças ao Senhor (Ne 12.24,27). Em sua infinita misericórdia, Deus transformou em regozijo o lamento de seu povo.
SINOPSE DO TÓPICO I
Eram os descendentes de Levi os responsáveis pelos cultos de adoração a Deus. Somente os levitas estavam autorizados pelo Senhor a servir no Tabernáculo.
SINOPSE DO TÓPICO II
Os levitas foram responsáveis pela solenidade da dedicação dos muros de Jerusalém.
SINOPSE DO TÓPICO III
O povo de Israel adorou e bendisse o nome do Senhor na festa de dedicação dos muros.
CONCLUSÃO
Ensina-nos a vida de Neemias que devemos ser gratos a Deus por todas as bênçãos que dEle temos recebido. Assim como fez Neemias, cultuemos ao Senhor reverentemente. O culto e a adoração a Deus não podem ser feitos de qualquer maneira. Que o nosso culto, por conseguinte, seja dirigido com decência e ordem (1 Co 14.40).
EXERCÍCIOS
1. Quem liderou o primeiro grupo de exilados judeus que voltou para Jerusalém?
Zorobabel foi quem liderou o primeiro grupo de exilados que voltou para Jerusalém.
2. Quem estava autorizado por Deus para trabalhar no Tabernáculo?
Somente os levitas estavam autorizados por Deus para trabalhar no Tabernáculo.
3. Onde era indispensável a presença dos levitas? Por quê?
A presença dos levitas era indispensável na realização dos sacrifícios e na condução do Culto ao Senhor.
4. O que a Palavra de Deus ensina sobre o culto?
A Palavra de Deus ensina que o culto a Deus deve ser conduzido reverentemente.
5. O que o culto divino representa na sua vida?
Resposta Pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“Adorar a Deus significa Reservar tanto o sentido como a própria verbalização do verbo adorar somente ao Pai Celestial. Entender que nenhum dicionarista do mundo em tempo algum poderia expressar em palavras o quanto o Senhor deve ser estimado, venerado e amado, e que adorar é a maior expressão de nossa língua, onde podemos encerrar sentimentos de amor vivo, puro e incondicional por um ser. Deus está acima de todos os seres que conhecemos. Portanto, utilizemos esse verbo exclusivamente para o Senhor. Adorar supera amar. Amamos por decisão quem conhecemos, quem um dia vai nos deixar, quem um dia deixaremos. Todavia, adorar só cabe, através da fé, a quem nunca vimos, a quem nunca vai nos deixar, a quem nunca pretendemos deixar. Somente com Deus isso é possível, porque Deus:
• Promete estar conosco todos os dias (Mt 28.20);
• É o Criador de tudo (Ap 14.7; Sl 19.1);
• É soberano (Sl 95.1-13);
• É Santo (Sl 29.2);
• É provedor da nossa salvação (Gn 22.8);
• É Pai amoroso (Jo 3.16);
• É Justo Juiz (Jz 11.27; Sl 75.7);
• É Fiel (1 Co 1.9; 10.13);
• É Digno (Ap 4.11)”.
(COELHO, N. D. Manual do Líder de Louvor. 1.ed., RJ: CPAD, 2008, pp.134-5).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!