Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As promessas de Deus para a sua vida com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
02 de Dezembro de 2007
TEXTO ÁUREO
“Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Sl 92.14).
VERDADE PRÁTICA
A terceira idade é um tempo especial da parte de Deus para que os idosos colham com alegria os frutos das sementes plantadas na juventude.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 21.1-7 O fruto da velhice de Sara e Abraão
Terça - 1 Cr 29.27,28 O fruto da velhice do rei Davi
Quarta - Sl 92.12-15 O fruto da velhice dos justos
Quinta - Is 46.4 A velhice abençoada por Deus
Sexta - Lc 2.25-30 Na velhice, Simeão vê o cumprimento da promessa
Sábado - Lc 2.36-38 Na velhice, Ana adora a Deus pela promessa
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 92.12-15; Isaías 40.28-31.
Salmos 92
12 - O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano.
13 - Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus.
14 - Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes,
15 - para anunciarem que o SENHOR é reto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça.
Isaías 40
28 - Não sabes, não ouvistes que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos confins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não há esquadrinhação do seu entendimento.
29 - Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 - Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os jovens certamente cairão.
31 - Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
INTERAÇÃO
Professor, ao iniciar esta aula, comente com os alunos o significado bíblico do vocábulo “velhice”. Na cultura hebraica, o termo “velhice” é “zāqān” , cujo sentido literal é “barba”. O texto grego do Antigo Testamento traduziu “zāqān” por “presbyteros”, como aparece no Novo Testamento. Em função de os idosos usarem suas barbas crescidas é que a palavra passou a designar “velhice” ou “ancião”. Boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as características da terceira idade.
Explicar o Salmo 92.12-15.
Planejar no presente para obter um futuro feliz.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, os métodos de ensino devem ser empregados de acordo com a faixa etária da classe e maturidade cognitiva dos alunos. É necessário manter-se informado a respeito das características gerais e individuais dos educandos. Ao lecionar à classe da melhor idade, por exemplo, é necessário empregar métodos que se adaptem às características cognitivas e psicomotoras desse grupo. Portanto, ao empregar os recursos audiovisuais considere que a percepção visual e auditiva dos idosos se processam mais lentamente. Em função disto, é necessário usar gravuras grandes e de traços firmes, manter a imagem exposta por um tempo mais longo e falar pausadamente. Na execução dos exercícios, considere que uma pessoa idosa é mais vagarosa em atividades psicomotoras. O professor cônscio dos limites e das potencialidades de seus alunos logrará êxito na suprema tarefa de ensinar-lhes a Palavra de Deus.
Palavra Chave
Velhice: Fase de maturidade e transformações psicológicas e físicas que acompanham o processo da vida humana.
INTRODUÇÃO
A velhice, também chamada terceira idade, ainda é vista com bastante preconceito pela sociedade, como se fosse uma época somente de desalento, inatividade e frustração. Infelizmente, muitas pessoas nessa faixa etária sofrem abusos e desrespeito, enquanto outras de maneira equivocada assumem que já nada podem oferecer. Em razão disso sentem-se inadequadas e inferiorizadas socialmente. Mas a Bíblia, ao contrário do mundo, ensina que os justos na “velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes” (Sl 92.14).
SINOPSE DO TÓPICO I
A terceira idade é um período de maturidade, colheita e compartilhamento da graça e bondade de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
A comunhão com Deus e o senso do serviço cristão possibilitam a renovação espiritual na terceira idade.
SINOPSE DO TÓPICO III
A terceira idade é um tempo de cuidar da herança da fé e do exemplo.
CONCLUSÃO
Para concluir, Abraão e Sara cumpriram o propósito de Deus na sua velhice (Gn 22.1,2), Moisés começou a liderar o povo de Israel com a idade de 80 anos (Dt 29.5; At 7.23,30,36) e Davi, o grande rei de Israel, morreu em boa velhice, “tendo desfrutado vida longa, riqueza e glória” (1 Cr 29.27,28 - NVI). De igual modo, você e eu, se nos submetermos e permanecermos nos princípios da Palavra de Deus, podemos desfrutar de uma velhice feliz e igualmente viver em segurança em mundo inseguro, como veremos na próxima lição.
EXERCÍCIOS
1. Descreva três características da terceira idade.
A terceira idade é um período de maturidade, colheita e compartilhamento da graça e bondade de Deus.
2. Qual a primeira grande bênção da velhice?
É a maturidade, sobretudo quando se floresce plantado na Casa do Senhor (Sl 92.13,14).
3. Quais os elementos que possibilitam a renovação espiritual na terceira idade?
A comunhão com Deus e o senso do serviço cristão.
4. Quais os elementos que distinguem o trabalho na terceira idade?
Conhecimento, experiência e maturidade.
5. Quais são as duas heranças que a terceira idade deve deixar para as próximas gerações?
A herança da fé e do exemplo.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Ancião
Entre os israelitas havia dois tipos de anciãos: os ‘anciãos de Israel’ que eram os chefes de famílias ou clãs nas várias tribos, e os ‘anciãos’ das cidades construídas e habitadas depois da Conquista.
O termo hebraico zāqem, não significa necessariamente um homem velho, mas implica alguma pessoa com maturidade e experiência que tenha assumido a liderança entre seus compatriotas e na sua cidade ou tribo (Nm 11.16). Embora os anciãos não fossem eleitos, durante a maior parte dos períodos de Moisés até Esdras, e também na era intertestamentária, eles eram reconhecidos como o grupo de mais elevada autoridade sobre o povo. Eles agiam como representantes das nações (Jr 19.1; Jl 1.14; 2.16) e também administravam muitos assuntos políticos e resolviam disputas entre as tribos (por exemplo, Finéias e os dez chefes tribais ou anciãos, Js 22.13-33).
Os anciãos da cidade formavam uma espécie de conselho municipal cujos deveres incluíam a função de juízes com a finalidade de mandar prender assassinos (Dt 19.12), conduzir as investigações e inquéritos (Dt 21.2) e resolver conflitos matrimoniais (Dt 22.15; 25.7). Os ‘anciãos de Israel’, conhecidos primeiramente em Êxodo 3.16-18, foram reunidos por Moisés para receber o anúncio de Deus sobre a libertação do Egito. O pacto foi ratificado no Monte Sinai na presença de 70 dos anciãos de Israel (Êx 24.1,9,14; cf.19.7)”.
(PFEIFFER, C. F. (et al) Dicionário bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p. 100-1.)
APLICAÇÃO PESSOAL
“Então, morreu Jó, velho e farto de dias” (Jó 42.1). Muitos desejam esta longevidade, mas poucos a obtém. O patriarca Jó experimentou muitas agruras. Por diversas vezes questionou a dádiva da vida. Aquilo que muitos temem em pesadelos, Jó enfrentou em sua frágil vida. Terribilíssimos tormentos atordoaram a vida do insigne líder. Contudo, nada abalava a fé impoluta do patriarca. Ele permaneceu fiel. A Bíblia sintetiza a vida do patriarca com as memoráveis palavras: “morreu velho e farto de dias”. O sentido não se limita apenas à longevidade, mas também descreve a qualidade da vida que se viveu (ver Gn 25.8; Sl 92.14; 103.5). Se almejas uma vida longa e feliz você deve amar a Deus acima de todas as coisas. Sejamos fiéis ao Senhor Jesus Cristo e o Eterno abençoará nossas vidas com longevidade e felicidade.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!