Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As doenças do nosso século com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
31 de Agosto de 2008
TEXTO ÁUREO
“E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito” (Ef 5.18).
VERDADE PRÁTICA
Somente através da graça redentora de Cristo é que se pode viver sem os vícios que destroem o corpo, o templo do Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 1Co 6.19 Nosso corpo, templo do Espírito Santo
Terça — Ef 5.18 A embriaguez traz contenda
Quarta — 1Tm 3.3 O vício desabilita o crente ao ministério
Quinta — Pv 23.29-35 Os perigos e as tentações das drogas lícitas
Sexta — Jo 8.36 Jesus liberta das maldições dos vícios
Sábado — Pv 20.1 Não há sabedoria naqueles que buscam as drogas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 23.29-35.
29 — Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?
30 — Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
31 — Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32 — No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará.
33 — Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
34 — E serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do mastro
35 — e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez.
INTERAÇÃO
Em Eclesiastes 8.1, o sábio Salomão afirmou: “A sabedoria do homem faz reluzir o seu rosto”. Quando o mestre é verdadeiramente sábio, a piedade e a esperança reluzem em seu rosto, contagiando todos os seus alunos. O professor sábio convence seus alunos por meio dos sonhos que os fazem sonhar. Nós, professores, somos geradores de sonhos, esperanças e amor pela vida. Muitos dependentes químicos vivem sem esperança porque não sonham mais. Nesta lição, mantenha acessa a chama da esperança no coração de seus alunos.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever os princípios bíblicos contra o uso das drogas.
Explicar as razões pelas quais as pessoas se drogam.
Orientar outros a respeito da prevenção e tratamento das drogas.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, Jim Burns afirma que um dos métodos mais eficazes de se ajudar o jovem na questão das drogas e alcoolismo é dar-lhe a chance de ser educado e conversar sobre o tema nesta importante fase da vida. Ele ainda recomenda que o professor, enquanto ministra o tema para os alunos, conserve e reforce sempre o texto de 1Co 6.19,20. Esta é uma oportunidade, segundo o autor, de você educar, desafiar e encorajar os jovens a enxergar o que estão fazendo ao templo do Espírito Santo, quando introduzem em seus corpos substâncias nocivas. Ajude-os, diz Burns, a perceber como as drogas afetam física e espiritualmente a vida das pessoas.
Palavra Chave
Drogas: Medicamento ou substância entorpecente e alucinógena.
INTRODUÇÃO
Apesar do sentido pejorativo, o termo “drogas” vem do grego pharmakeia, e significa farmácia, ou drogaria. Na Bíblia, a palavra está sempre associada à feitiçaria ou às atividades demoníacas. Há nas Escrituras várias referências que condenam os vícios e seus funestos resultados (Pv 20.1; 21.7; 31.4; Is 5.22; 28.7; Ef 5.18). Deus condena terminantemente todo tipo de vício, inclusive as drogas.
SINOPSE DO TÓPICO I
Efésios 5.18 refere-se a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, estendendo-se também ao uso de qualquer substância nociva ao organismo.
SINOPSE DO TÓPICO II
São algumas razões pelas quais as pessoas se drogam: a fuga da infelicidade no lar e dos problemas emocionais e a curiosidade.
SINOPSE DO TÓPICO III
A Bíblia condena o uso de drogas porque além de ser um pecado contra o corpo, as drogas afastam o homem de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO IV
Para alertar as pessoas sobre o perigo do vício, é necessário: mostrar os exemplos negativos, ensinar os princípios e as advertências da Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
Somente através da graça redentora de Cristo é que se pode viver sem drogas ou qualquer tipo de vício que ofenda aos homens e a Deus (At 24.16). Caso você tenha problemas com drogas ou conviva com algum viciado em sua família, o Todo-Poderoso pode libertá-lo agora mesmo! (Jo 8.32; 16.24; Sl 37.5).
EXERCÍCIOS
1. Explique o princípio bíblico sobre as drogas em Ef 5.18.
Efésios 5.18 refere-se a um princípio bíblico geral contra as bebidas entorpecentes, estendendo-se também ao uso de qualquer substância nociva ao organismo.
2. Cite três razões pelas quais as pessoas se drogam.
A fuga da infelicidade no lar e dos problemas emocionais e a curiosidade.
3. Porque a Bíblia condena as drogas?
Porque além de ser um pecado contra o corpo, as drogas afastam o homem de Deus.
4. O que devemos fazer para alertar as pessoas sobre o perigo do vício das drogas?
Mostrar os exemplos negativos, ensinar os princípios e as advertências da Palavra de Deus.
5. O que pode ser feito para ajudar as pessoas a se livrarem das drogas?
Tratar da vida espiritual do drogado; levá-lo as clínicas especializadas e cuidar constantemente.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Pastoral
“Por que os adolescentes abusam das drogas e do álcool?
Drogas e álcool proporcionam uma falsa sensação de alívio. Na maioria das vezes são usados para sufocar mágoas. Segundo, drogas e álcool são tão atraentes aos jovens (e adultos) porque estes trabalham o tempo todo. Drogas e álcool são dignos de confiança enquanto famílias e amigos, infelizmente, nem sempre são fidedignos. Se um jovem está em conflito, preocupado com a família, com uma classificação, com o rompimento de um namoro ou outro problema qualquer, pode usar, temporariamente, drogas ou álcool. É simplesmente isto: drogas os fazem sentir-se bem, e elas agitam. Estes dois fatos são absolutamente indispensáveis para se entender a inacreditável atração por algo tão nocivo e o grande número de viciados e dependentes.
O que acontece quando adolescentes usam drogas ou álcool? Perdem o domínio sobre o stress. A partir do momento em que passam a ingerir substâncias químicas, interrompem o aprendizado de como combater o stress. Facilmente se tornam alcoólatras ou usuários de drogas. A parte mais difícil é ajudá-los a readquirir o controle sobre os stress e ensiná-los a lidar com seus problemas de um modo que não seja bebendo ou se drogando”.
(BURNS, J. Uma palavra sobre sexo, drogas & rock'n' roll. RJ: CPAD, 1997, p.75).
APLICAÇÃO PESSOAL
A Bíblia é muito clara quanto aos tóxicos. Ela expressa claramente à vontade de Deus em relação a nossa vida, ao mesmo tempo em que trata do problema das drogas: “Não se embriaguem, pois a bebida levará vocês à desgraça; mas encham-se do Espírito de Deus” (Ef 5.18 — NTLH). A porta de entrada para o consumo dos tóxicos mais fortes é a utilização daquelas drogas consideradas mais leves, como o fumo e o álcool. Evitando as mais leves, você, com certeza, manter-se-á longe das mais fortes. A orientação das Escrituras é que você, em vez de se embriagar com as bebidas que trazem desgraças, seja cheio do Espírito Santo, que traz alegria. Você é batizado com o Espírito Santo? Se você não é, busque agora mesmo essa gloriosa dose de poder e alegria espiritual. Se você for controlado por Deus, jamais satisfará os desejos pecaminosos: “Vocês, porém, não vivem como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer, se é que o Espírito de Deus vive realmente em vocês” (Rm 8.9 — NTLH).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!