Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Parábolas de Jesus com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
29 de Maio de 2005
TEXTO ÁUREO
“Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam” (Sl 127.1).
VERDADE PRÁTICA
A obediência à Palavra de Deus é um sólido alicerce para o crente construir sua casa espiritual.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 2Tm 2.19 O firme fundamento de Deus
Terça — Ef 2.20; Dt 32.3,4; 1Co 3.11 Jesus é a nossa rocha
Quarta — Is 28.16; 1Pe 2.4 Jesus é a pedra eleita e preciosa
Quinta — 1Pe 2.5-9 Os crentes são pedras vivas
Sexta — 1Sm 2.2 O Senhor é a única e verdadeira rocha
Sábado — Sl 27.5 Encontramos proteção na Rocha
HINOS SUGERIDOS 47, 107 e 581 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 7.21-27.
21 — Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 — Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
23 — E, então, lhes direi abertamente: nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
24 — Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.
25 — E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
26 — E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 — E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
PONTO DE CONTATO
Nesse trimestre, estamos estudando o Reino dos Céus ilustrado pelas parábolas de Cristo no Evangelho de Mateus. A semente foi lançada em solo fértil! Assim como o grão de mostarda e o fermento, o Reino de Deus tem crescido maravilhosamente no coração de nossos alunos. E você, professor, é o instrumento que o Espírito Santo usa para enriquecer a vida espiritual de seus alunos. Que Deus continue abençoando seu ministério, dádiva do amor de Deus para com sua Igreja.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Sumariar as advertências que antecedem à parábola.
Estabelecer as diferenças entre os dois personagens principais da parábola.
Explicar as lições práticas da parábola.
SÍNTESE TEXTUAL
Na Parábola dos Dois Alicerces, Jesus compara aqueles que ouvem os seus ensinos a dois tipos de homens: o sensato e o insensato. Os ouvintes sensatos são aqueles que, à semelhança do homem que constrói a sua casa sobre a rocha, escutam e praticam os ensinos de Cristo. Estes, mesmo nas adversidades, permanecem inabaláveis; assim como a casa alicerçada sob fundamento firme. Os insensatos são aqueles que escutam os ensinos de Cristo, porém não os praticam. Estes são comparados ao homem que constrói sua casa em solo arenoso. Assim como esta casa é arruinada ao enfrentar as variações das condições climáticas, aqueles que são apenas ouvintes da Palavra de Deus também não resistirão às adversidades da vida.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Reproduza o quadro abaixo numa cartolina ou no quadro de giz e trace um paralelo entre os dois construtores desta parábola. As casas enfrentaram os mesmos problemas, porém seus destinos foram diferentes em virtude do tipo de alicerce construído. Os homens ouviram a mesma mensagem, mas tomaram decisões completamente distintas. Enfatize a importância da escolha pessoal.
CONSTRUTOR 1:
Prudente
Construiu sobre a rocha
Sua casa enfrentou rios, chuva e ventos
Sua casa resistiu às variações climáticas
É comparado àquele que ouve as palavras de Jesus e as pratica
CONSTRUTOR 2:
Imprudente
Construiu sobre a areia
Sua casa enfrentou rios, chuvas e ventos
Sua casa não resistiu às variações climáticas
É comparado àquele que ouve as palavras de Jesus, mas não as pratica
INTRODUÇÃO
Esta última parábola do Sermão do Monte foi precedida pelo ensino de um princípio vital: a obediência aos ensinos do Mestre. Jesus estava preocupado com aqueles que professam uma fé apenas verbal; são apenas ouvintes da Palavra de Deus; não a praticam.
Nesta lição, aprenderemos a importância do compromisso que devemos ter com o cristianismo verdadeiro e autêntico. Nesta parábola, os alicerces sobre os quais as casas são construídas (rocha e areia) representam o modo como procedemos diante da exposição da Palavra de Deus. A rocha simboliza a obediência e a areia, a desobediência.
CONCLUSÃO
Não obstante ouvirmos a Palavra do Senhor, professarmos nossa fé em Cristo e tornarmo-nos membros de uma igreja, é imprescindível demonstrarmos, através de nossas atitudes, evidências de nossa sincera devoção. Portanto, a obediência é um aspecto fundamental da nossa fé (Tg 1.22-25; 2.14-20).
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
“[...] O Senhor mostrou as consequências que acompanham aqueles que desprezam o Reino de Deus. Talvez por se esquecerem de que a vivência dos seus princípios é fruto da presença de Cristo no coração, preferem a porta espaçosa das facilidades, da falta de compromisso, da prevalência da carne sobre as necessidades do espírito, onde viver o momento presente com todo prazer mundano intrínseco é mais importante do que pensar em coisas eternas. Estes são os que, ao invés de ouvir e praticar as palavras do Senhor, constroem sobre o movediço alicerce de areia, de modo que, ao primeiro sinal da tempestade, a casa desmorona e joga por terra todas as esperanças. O conceito, aqui, é o de justificar-se pelos próprios esforços através da autoconfiança, à semelhança dos fariseus, que se estribavam em si próprios como os grandes guardiões da lei mosaica, mas estavam cheios de peçonha mortal. Infelizmente, para os que assim prosseguem, sem mudar de rota e firmar os seus passos em Cristo, o fim deles é a perdição.
Eis a razão pela qual o Senhor também comparou os que ouvem a sua palavra ‘e as pratica’ a quem constrói sobre o sólido alicerce da rocha. À luz da Bíblia, é coerente a interpretação de que esta rocha refere-se ao próprio Senhor [...]” (COUTO, Geremias do. A transparência da vida cristã: Comentário devocional do Sermão do Monte. RJ: CPAD, 2001, pp.266,267).
QUESTIONÁRIO
1. Quais são os dois tipos de alicerces da parábola?
Rocha e areia.
2. O que significa ser prudente no contexto da parábola?
Viver com equilíbrio racional, ser moderado e cauteloso.
3. Por que a escolha do tipo de alicerce é importante na construção de uma casa?
Para que possa resistir as intempéries climáticas.
4. Quem o construtor imprudente representa?
Os que desobedecem aos ensinos de Jesus.
5. Quem o construtor prudente representa?
Os que escutam as palavras de Jesus e as praticam.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!