Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Fruto do Espírito com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
27 de fevereiro de 2005
TEXTO ÁUREO
“Os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz” (Sl 37.11).
VERDADE PRÁTICA
O fruto da mansidão proporciona ao crente fartura de descanso e paz de espírito.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Mt 5.5 A mansidão qualifica o cristão para herdar a terra
Terça — 1Pe 3.4 A mansidão é preciosa diante de Deus
Quarta — Is 29.19 A mansidão resulta em repetido regozijo no Senhor
Quinta — Tg 3.13 A mansidão — uma característica do crente sábio
Sexta — Ef 4.26 Nem na ira o crente deve pecar
Sábado — 1Tm 6.11 O fruto da mansidão acompanha as virtudes cristãs
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 4.1-7.
1 — Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 — com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 — procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:
4 — há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 — um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 — um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
7 — Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
PONTO DE CONTATO
Professor, no atual contexto de nosso país, sabemos o quanto a mansidão é necessária. Os homens sem Cristo, a cada dia que passa, estão mais ásperos, iracundos e violentos. Algumas vezes, encontramos pessoas na Igreja que proclamam em alta voz: “Eu sou convertido, porém meu ‘braço’ ou meu ‘dedo’ não”. Outros chegam a declarar que são tentados à violência. Muitos provocam contendas na Casa de Deus, são insubmissos a seus pastores, agressivos e rebeldes. Nesta lição, estudaremos mais uma das qualidades de Cristo relacionada ao revestimento do crente — a mansidão. Ore com o objetivo de o Espírito Santo infundir contrição, perdão e mansidão em sua classe. Repreenda, em nome de Jesus, toda contenda, peleja, e porfia entre os cristãos. OBS: Não se esqueça de ler na revista Ensinador Cristão, n° 21, págs. 33-35, ‘Seção Boas Idéias’, excelentes dicas para dinamizar a sua aula.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar os três conceitos de mansidão;
Descrever as características de Jesus que exemplificam a sua mansidão;
Relacionar a mansidão a outras virtudes cristãs.
SÍNTESE TEXTUAL
A mansidão é uma disposição do caráter que aceita, sem discutir, a verdade e a vontade de Deus. É uma postura dócil de completa submissão e aprendizado em Cristo (Mt 11.28). Essa virtude é fruto da atuação do Espírito Santo no crente. Não é a simples obediência, passividade ou indolência, mas a transformação moral segundo à obediência de Cristo (1Pe 1.2). Assim, agiam as igrejas do Novo Testamento (Rm 16.19; 2Co 7.15) e o próprio Cristo (Hb 5.8), que sendo perfeitamente homem, humilhou-se a si mesmo, e foi obediente até a morte (Fp 2.8). Segundo Paulo, aquele que não é capaz de ser manso e se submeter aos seus pastores não são digno da comunhão cristã (2Ts 3.14). As Escrituras também tratam da obediência aos pais e a consequência imediata de desobedecê-los (Dt 21.18; Pv 30.17).
Os resultados da sujeição mansa aos mandamentos divinos são exemplificados em Cristo, os da desobediência, em Adão (Rm 5.19). No grego, o termo obediência é formado por hypo , que significa debaixo de e traz a ideia de estar debaixo da vontade e do mandamento divino, e akouo , traduzido por ouvir, que fala da disposição mansa para obedecer a verdade vinda de cima.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Leve para a sala de aula uma figura de ovelha. Mostre para os alunos e pergunte-lhes se já tiveram a oportunidade de ver alguma sendo tosquiada. Em seguida, fale sobre este processo pelo qual todas as ovelhas passam. É importante mencionar que este animal permanece completamente mudo enquanto toda a sua lã é cortada. Escreva as seguintes perguntas no quadro e reflita com seus alunos acerca delas: Você permitiria ser “tosquiado” facilmente? Como você tem enfrentado “as tosquias da vida”? Você tem se submetido à vontade de Deus mansamente como uma ovelha perante seus tosquiadores? (Adaptado do livro Dinâmicas Criativas Para o Ensino Bíblico, CPAD).
INTRODUÇÃO
É sobremodo instrutivo que na Bíblia o Espírito Santo seja simbolizado por uma pomba; Jesus, por um Cordeiro e seus seguidores, por ovelhas. Todas estas figuras falam da mansidão — o fruto espiritual da obediência.
O Espírito Santo desceu sobre Jesus, na hora do seu batismo no rio Jordão, em forma de pomba. João Batista, o precursor de Jesus, apresentou-o como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo (Jo 1.35). Sua natureza submissa é resumida em Isaías 53.7: “Ele foi oprimido, mas não abriu a boca; como um cordeiro, foi levado ao matadouro e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca”. Esta lição o ajudará a compreender a importância da mansidão como fruto do Espírito em nós.
CONCLUSÃO
Pense nas ocasiões em que o fruto espiritual da mansidão teria feito a diferença em sua vida. Mantenha-se cheio do Espírito conforme Ef 5.18 e este fruto virá com abundância em sua vida. Então, você poderá submeter-se à vontade do Senhor, ser propenso a aprender, gentil e ponderado com os outros, e capaz de controlar o seu espírito.
EXERCÍCIOS
1. Quais são os três conceitos principais acerca do fruto da mansidão?
Ser sempre submisso à vontade de Deus, apto para aprender e atencioso.
2. Como podemos explicar a ira e a mansidão de Deus?
A ira de Deus é contra o pecado e o mal; não afeta seu amor e compaixão por nós.
3. Qual a relação existente entre mansidão e benignidade?
Benignidade é suportar as ofensas com paciência, enquanto mansidão é ter uma conduta branda.
4. Como Jesus demonstrou mansidão?
Em sua submissão, em seu consentimento, em seu silêncio que precederam sua crucificação. 5. Cite três personagens bíblicos que são exemplos de mansidão.
5. Cite três personagens bíblicos que são exemplos de mansidão.
Abraão, Moisés e Paulo.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Etimológico
“ Prautēs ou praotēs denota ‘mansidão’. Em seu uso na Escritura, no qual tem um significado mais extenso que nos escritos gregos seculares, não consiste só no comportamento exterior da pessoa; nem ainda em suas relações com o próximo; tampouco na sua mera disposição natural. Antes, é uma entretecida graça da alma; e cujos exercícios são primeira e primariamente para com Deus. É o temperamento de espírito no qual aceitamos seus procedimentos conosco como bons, e, portanto, sem disputar ou resistir [...]. Esta mansidão, porém, sendo em primeiro lugar uma mansidão perante Deus, também o é diante dos homens, até de homens maus, proveniente de um senso de que estes, com os insultos e danos que possam infligir, são permitidos e empregados por Ele para castigo e purificação dos eleitos. Deve ser entendido claramente que a mansidão manifestada pelo Senhor e recomendada para o crente é fruto de poder. A suposição comum é que quando o homem é manso, é porque ele não pode se ajudar; mas o Senhor era ‘manso’ porque Ele tinha os recursos infinitos de Deus à sua disposição” (VINE, E. W. (et al). Dicionário Vine: O significado exegético das palavras do Antigo e do Novo Testamento. CPAD, 2002).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!