Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As doenças do nosso século com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
07 de Setembro de 2008
TEXTO ÁUREO
“Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências” (2Pe 3.3).
VERDADE PRÁTICA
Os valores éticos e morais encontrados na Bíblia são absolutos e insubstituíveis, porque estão fundamentados na Palavra e no caráter de Cristo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Is 5.20 Os que invertem os valores morais não ficarão impunes
Terça — Terça — Is 5.23 Os que justificam o ímpio e condenam os justos encontrarão castigo repentino
Quarta — Is 10.1 Os que fazem leis injustas e perversas sofrerão as conseqüências de suas transgressões
Quinta — Is 33.1 Os desleais encontrarão castigo e juízo
Sexta — Is 1.4 A nação corrupta e blasfema sofrerá os danos de sua rebeldia
Sábado — Jd v.11 A motivação errada no ministério resulta em condenação
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 23.13-19,28.
13 — Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que fechais os homens o Reino dos céus; e nem vós entrais, nem deixais entrar aos que estão entrando.
14 — Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso, sofrereis mais rigoroso juízo.
15 — Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
16 — Ai de vós, condutores cegos! Pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.
17 — Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro ou o templo, que santifica o ouro?
18 — e o que jurar pelo altar, isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor.
19 — Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta ou o altar, que santifica a oferta?
28 — Assim, também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.
INTERAÇÃO
Prezado professor, observe os noticiários durante esta semana. Selecione algumas notícias na área da educação, política, religião, saúde e entretenimento. Faça uma análise dos valores difundidos por essas reportagens e pelos filmes, novelas e peças de teatro. Ao iniciar a lição dominical, use essas informações e partilhe com a classe suas reflexões. Contraste os valores difundidos pela indústria cultural com aqueles ensinados pelas Escrituras. Desperte o senso crítico de seus alunos. Deus o abençoe!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar o termo “valor”.
Descrever as causas da inversão dos valores.
Reagir contra a inversão dos valores.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, se possível, leia os capítulos 8 e 11 da obra Panorama do Pensamento Cristão (CPAD). As informações contidas nesses capítulos certamente o auxiliarão a ministrar a aula com mais segurança. No capítulo 8, os autores discutem a ética bíblica e a práxis cristã no contexto da comunidade eclesiástica e da sociedade, com uma interface com a cultura pós-moderna. No capítulo 11, outros autores discorrem a respeito do relacionamento crítico entre os cristãos, a cultura e a mídia de entretenimento. As obras de Charles Colson e Nancy Pearcey também serão úteis. Use a tabela abaixo para reforçar o tópico II da lição. Reproduza o gráfico conforme os recursos disponíveis.
OUTROS FUNDAMENTOS DOS VALORES CRISTÃOS
O caráter de Deus Sl 99.3; 116.5; Jr 10.10
Os dez mandamentos Êx 20
O sermão do monte Mt 5-7.28
Toda a Escritura 2Tm 3.16,17
Palavra Chave
Valores: Normas ou princípios morais que orientam a conduta das pessoas.
INTRODUÇÃO
A palavra “valor” origina-se do latim e significa “ser digno”. “Valores”, no contexto desta lição, referem-se aos princípios éticos e sociais aceitos por uma pessoa ou grupo, isto é, ao comportamento humano; suas regras e padrões.
Atualmente, tem havido uma “inversão” desses valores: a ética e a moral cristãs, antes aprovadas pela sociedade, vêm sendo sistematicamente substituídas por princípios amorais mundanos (Is 5.18-25; Cl 2.8). Em 2 Pedro 1.3-10, a Palavra de Deus estabelece os princípios éticos, as virtudes e valores necessários à boa conduta dos filhos de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO I
A ascensão do relativismo moral, a manifestação social do pluralismo e os valores cristãos invertidos são algumas causas da inversão de valores na pós-modernidade.
SINOPSE DO TÓPICO II
Os valores cristãos são universais, absolutos e imutáveis, pois se fundamentam no caráter de Deus e nos princípios das Escrituras.
SINOPSE DO TÓPICO III
O crente além de ensinar e viver os valores cristãos deve denunciar a inversão dos valores, o pecado e os valores mundanos.
CONCLUSÃO
Os elevados preceitos exarados na Palavra de Deus são imutáveis e servem de regra para orientar os homens em todas as gerações (Is 30.21; Mt 24.35; 2Tm 3.16). Esses valores são insubstituíveis, e devem ser coerentes com o testemunho cristão — a igreja deve viver o que prega e pregar o que vive.
EXERCÍCIOS
1. Descreva três causas da inversão de valores em nossos dias.
Ascensão do relativismo moral, a manifestação social do pluralismo e os valores cristãos invertidos.
2. Muitos valores cristãos foram invertidos pela sociedade mundana. Além daqueles que foram mencionados na lição, qual valor distorcido pelo mundo você considera o mais pernicioso para o Evangelho?
Resposta pessoal.
3. Cite os três fundamentos dos valores cristãos.
Universais, absolutos e imutáveis.
4. Justifique as razões pelas quais os valores cristãos são universais, absolutos e imutáveis.
Estão fundamentados no caráter de Deus e pautados nas leis divinas.
5. Como a igreja deve reagir à inversão de valores?
Denunciando a inversão dos valores, o pecado e os valores mundanos, e ensinando e vivendo os valores cristãos.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Apologético
“Aceitando o Desafio
[…] A Igreja permanece verdadeira ao seu caráter preservando sua distinguibilidade. Ela não faz nenhum favor à sociedade adaptando-se à cultura popular prevalecente, porque falha em sua tarefa justamente no ponto em que deixa de ser ela mesma. A Igreja não tem uma ética social, mas é uma ética social, […] na medida em que é uma comunidade que pode ser claramente distinta do mundo. Pois o mundo não é uma comunidade e não tem tal história, visto que está baseado na pressuposição de que os seres humanos, e não Deus, governam a história. Quando a Igreja adota uma ética moral formada pela cultura popular prevalecente, está negando sua natureza. Antes, a Igreja tem de expressar a ética social que já encarna; tem de transmitir a história de Cristo, uma história que continuamente causa impacto nas relações sociais dos seres humanos […]”.
(PALMER, M. D. (org.) Panorama do pensamento cristão. RJ: CPAD, 2001, p.314).
APLICAÇÃO PESSOAL
Os princípios, leis ou normas que regem a vida cristã encontram-se nos inúmeros mandamentos morais, sociais e religiosos descritos nas Sagradas Escrituras. Podemos afirmar que a base da ética bíblica e dos valores cristãos é o santíssimo caráter de Deus. As Escrituras, nossa única fonte legítima da vontade de Deus, expressam a vontade de Deus para o seu povo. Os inúmeros mandamentos éticos e morais da Bíblia revelam a natureza santa, ética e moral de Deus. Portanto, o estudo dos valores e da ética cristã tem como base o caráter santo de Deus. Como você já sabe: Deus é santo (Lv 11.44; 1Sm 2.2), justo (2Cr 12.6; Ed 9.15), bom (Sl 25.8; 54.6), e verdadeiro (Jr 10.10; Jo 3.33).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!