Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Heresias e Modismos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
4 de Junho de 2006
TEXTO ÁUREO
“Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?” (Mt 7.22).
VERDADE PRÁTICA
Centrando sua mensagem na saúde física e no acúmulo de bens terrenos, os teólogos da prosperidade menosprezam a salvação em Cristo e os bens celestes.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jr 2.13 O perigo das cisternas rotas
Terça - Hb 4.12 O poder da Palavra é inigualável
Quarta - Pv 30.7-9 Nem riqueza e pobreza, mas a porção necessária
Quinta - 1Tm 8.9 Riqueza não é sinônimo de fidelidade
Sexta - 1Tm 5.23 Enfermidade nem sempre é marca de infidelidade
Sábado - 2Tm 3.14,15 Permanecer naquilo que aprendemos com Jesus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 7.15-23.
15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 - Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17 - Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
18 - Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
19 - Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
21 - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
22 - Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas?
23 - E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
PONTO DE CONTATO
Professor, esta lição afeta um modismo presente na atual conjuntura pentecostal brasileira — a Teologia da Prosperidade oriunda da América do Norte. Muitas denominações de tradição pentecostal desenvolvem suas atividades evangelísticas fundamentadas na Teologia da Prosperidade, na Confissão Positiva ou na Palavra da Fé. A Teologia da Prosperidade, portanto, é um movimento que se alastra principalmente nas igrejas pentecostais. Oremos a Deus a fim de que o Corpo de Cristo vença essa avalanche de modismos doutrinários.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Interceder pelos que estão presos às distorções doutrinárias.
Aceitar a autoridade das Escrituras acima de qualquer revelação humana.
Explicar a correspondência entre rhēma e logos.
SÍNTESE TEXTUAL
O Movimento da Fé ou Movimento da Confissão Positiva, como atualmente conhecemos, surgiu na década de 40 nos Estados Unidos. A origem moderna do movimento remonta a Essek William Kenyon (1867-1948). Kenyon foi pastor de diversas igrejas na Nova Inglaterra e fundador do Instituto Bíblico de Dudley, Massachusetts. Em 1923, fundou a Figueroa Independent Baptist Church (Igreja Batista Independente de Figueroa) em Los Angeles. Além de escritor, Kenyon atuou como evangelista, sendo um dos pioneiros do evangelismo radiofônico. A teologia de Kenyon tem sua origem nas seitas metafísicas do Novo Pensamento (New Thought) e da Ciência Cristã. Os adeptos do Novo Pensamento crêem que o pensamento cria e modifica a nossa experiência no mundo — razão pela qual enfatizam o pensamento positivo, a auto-afirmação, a oração e a meditação.
O principal divulgador da teologia e pensamento de Kenyon é o pastor Kenneth Hagin, fundador do centro Rhema de Adestramento Bíblico, em Oklahoma.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, para esta lição reproduza a Tabela Conceitual abaixo. Os dados a seguir, sintetizam as fontes doutrinárias do Movimento da Fé. Leia atentamente o “Subsídio Apologético”, pois esta seção complementa as informações omitidas na tabela. Utilize este recurso após o tópico “Histórico”.
SÍNTESE DO MOVIMENTO DA FÉ
Novo Pensamento
Fundador: Phineas P. Quimby
Fontes: Transcendentalismo
Ciência Cristã
Fundadora: Mary B. Eddy
Fontes: Phineas P. Quimby
Movimento da Fé
Fundadores: Essek W. Kenyon, Kenneth Hagin
Fontes: Novo Pensamento, Ciência Cristã
Palavra Chave
Confissão: A fórmula da Confissão Positiva é: Diga; Faça; Receba; Conte.
INTRODUÇÃO
A Confissão Positiva não é uma denominação ou seita, mas um movimento introduzido sutilmente entre as igrejas pentecostais, enfatizando o poder do crente em adquirir tudo o que quiser. É conhecida também como “Teologia da Prosperidade”, “Palavra da Fé” ou “Movimento da Fé”. As crenças e práticas desse movimento são aberrações carregadas de perigosas heresias.
CONCLUSÃO
Devemos combater os abusos e aberrações doutrinárias desses pregadores. Tomemos cuidado, porém, para não sermos levados ao ceticismo e ao indiferentismo religioso. Religião sem o sobrenatural é mera filosofia. Temos promessas de Deus. Aliás, a história, desde os tempos bíblicos, registra inúmeros testemunhos sobre sinais, prodígios e maravilhas (Mc 16.20). Mas os tais pregadores, a começar pela origem de sua teologia, estão fora do padrão bíblico.
EXERCÍCIOS
1. Quais os outros nomes da Confissão Positiva?
Teologia da Prosperidade; Palavra da Fé; Movimento da Fé.
2. Quais as seitas que tiveram a mesma origem da Confissão Positiva?
O Novo Pensamento; Ciências da Mente e Ciência Cristã.
3. Qual a única autoridade para a vida do cristão?
A Bíblia.
4. Quais exemplos bíblicos provam que o conceito de Hagin é falacioso?
Mt 6.10; Tg 5.16.
5. Qual a marca distintiva da Confissão Positiva?
Prosperidade e a pregação restrita aos pobres e enfermos.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Apologético
“A Fórmula da Fé
Na Teologia da Fé, a fé é uma força. Ela é a substância da qual o Universo foi feito e também a força que faz funcionar as leis do mundo espiritual. Mas como fazer que essas leis funcionem para você? Por meio de fórmulas que, segundo eles, não somente fazem funcionar as leis do mundo espiritual, mas também serve de causa à ação do Espírito Santo em favor do indivíduo. Isto significa que Deus é deslocado para uma posição de mero mensageiro que responde cegamente ao aceno e à chamada de fórmulas proferidas pelos fiéis.
a) As fórmulas de fé. As fórmulas de fé são o nome do jogo. Esse é o motivo pelo qual o Movimento da Fé também tem sido chamado de Movimento da Confissão Positiva. A doutrina da Fé ensina que as confissões servem para dar efeito à fórmula da fé, fazendo com que a lei espiritual funcione em favor de quem as pronuncia. As confissões positivas ativam o lado positivo da força; e as confissões negativas ativam o seu lado negativo. A partir de uma perspectiva prática, pode-se dizer que a lei espiritual (que rege todas as coisas na esfera da eternidade) é a força derradeira do Universo. No livro chamado Two Kinds of Faith (Dois Tipos de Fé), E. W. Kenyon insiste que é a nossa confissão que nos governa.
b) A fórmula. [...] A fórmula é simples: 1º) ‘Diga a coisa. Positiva ou negativamente, tudo depende do indivíduo. De acordo com o que o indivíduo disser é que ele receberá’. 2º) ‘Faça a coisa. Seus atos derrotam-no ou lhe dão vitória’. 3º) ‘Receba a coisa. Compete a nós a conexão com o ‘dínamo do céu’. A fé é o pino da tomada — basta conectá-lo’. 4º) ‘Conte a coisa a fim de que outros também possam crer’” (HANEGRAAFF, H. Cristianismo em crise. 4.ed., RJ: CPAD, 2004, pp.79,81).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!