Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Integridade Moral e Espiritual com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
07 de Dezembro de 2014
TEXTO ÁUREO
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos” (Dn 9.24).
VERDADE PRÁTICA
Deus revela os seus mistérios a quem reconhece a sua soberania e submete-se a sua vontade em amor e contrição.
HINOS SUGERIDOS 105, 483, 231.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 21.18-22 O ensino de Jesus sobre a fé
Terça - Pv 15.29; Sl 141.2 Deus está pronto a ouvir
Quarta - Pv 11.2; 29.23 Humildade e sabedoria
Quinta - Dt 9.18-29 Uma vida de oração
Sexta - Mt 13.1-23 Deus revelou os mistérios do Reino
Sábado - Dn 9.1-10 Daniel, um homem de oração
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Daniel 9.20-27.
20 - Estando eu ainda falando, e orando, e confessando o meu pecado e o pecado do meu povo Israel, e lançando a minha súplica perante a face do Senhor, meu Deus, pelo monte santo do meu Deus,
21 - estando eu, digo, ainda falando na oração, o varão Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio voando rapidamente e tocou-me à hora do sacrifício da tarde.
22 - E me instruiu, e falou comigo, e disse: Daniel, agora, saí para fazer-te entender o sentido.
23 - No princípio das tuas súplicas, saiu a ordem, e eu vim, para to declarar, porque és mui amado; toma, pois, bem sentido na palavra e entende a visão.
24 - Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e a profecia, e ungir o Santo dos santos.
25 - Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas; as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos.
26 - E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações.
27 - E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e, na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador.
INTERAÇÃO
Prezado professor, na lição de hoje estudaremos as setenta semanas do livro de Daniel. Este é um assunto que deve ser estudado com muita dedicação. Depois de estudar com zelo as profecias do profeta Jeremias, Daniel compreendeu o futuro do seu povo. A profecia de Daniel começou a se cumprir a partir do decreto da restauração de Israel por ordem do rei Artaxerxes (Ne 2.1-8). Porém, a profecia ainda não se cumpriu na íntegra, pois a septuagésima semana de Daniel foi interrompida pelo Todo-Poderoso. A Igreja de Cristo não verá o cumprimento total desta profecia, pois antes que a septuagésima semana se cumpra ela já terá sido arrebatada.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer que Daniel compreendeu o futuro de Israel após estudar as profecias de Jeremias.
Compreender as setenta semanas profetizadas no livro de Daniel.
Saber os propósitos da septuagésima semana.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Para introduzir o segundo tópico da lição desta semana reproduza o esquema abaixo conforme as suas possibilidades. Com o auxílio do esquema, explique que a profecia de Daniel começou a se cumprir a partir do decreto da restauração de Israel por ordem de Artaxerxes (Ne 2.1-8), em 444 a.C. Em seguida, diga aos alunos que essa profecia não foi cumprida cabalmente, pois a septuagésima semana de Daniel foi interrompida por Deus. Então deu-se o advento da Igreja. Afirme que a Igreja deve primeiramente ser arrebatada, para em seguida, a profecia sobre a septuagésima semana cumprir-se literal e plenamente.
AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL (Daniel 9.24-27)
O Decreto da Restauração
Mesaias, o Príncipe
O Mesaias é “trado” 3 de abril de 33 d.C.
Em dia Igreja
Via demainha e de agosto de 70 d.C.
Arrebatamento
Mesaias Retorna
69 semanas
5 de março, 444 a.C.
Dentro de Atravesse – Teremas 2:1 a
30 de março, 33 d.C.
Entrada triunfal – Lucas 3:25-40
EXPLICAÇÃO DAS SETENTA SEMANAS DE ANOS DE DANIEL
69 semanas de anos x 7 anos em cada semana x 360 dias por ano = 173.880 dias
5 de março, 444 a.C. (decreto de Atravesse) + 173.880 dias = 30 de março, 33 d.C. (a entrada triunfal)
VERIFICAÇÃO
444 a.C. a 33 d.C. = 476 anos
476 anos x 365.2421989 dias = 173.855 dias
dias entre 5 de março (decreto de Atravesse) e 30 de março (a entrada triunfal) = 25 dias
Total = 173.880 dias
FUNDAMENTAÇÃO PARA OS ANOS DE 360 DIAS
1/2 semana (ou 3 1/2 anos) — Daniel 9.27
1.260 dias — Apocalipse 11.3; 13.6
42 meses — Apocalipse 11.2; 13.5
42 meses = 1.260 dias = tempo, tempos, metade de um tempo = meia semana
Portanto, um mês = 30 dias; um ano = 360 dias
Instrução realizada na Tecnologia de Pensão de Padrões Bíblicos - citerólogo.com.
Palavra Chave
Soberania: Qualidade ou condição de soberano; superioridade derivada de autoridade, domínio, poder.
INTRODUÇÃO
Diferentemente dos capítulos anteriores, o nono capítulo de Daniel não descreve o futuro dos impérios mundiais, mas o de Israel. Nesta lição, estudaremos a pesquisa de Daniel quanto à profecia de Jeremias: as setenta semanas, um período de 490 anos para o povo judeu. Este período compreende o fim do tempo da escravidão e do exílio dos israelitas em terras estranhas. A partir de uma circunstância histórica, Deus revelou a Daniel uma verdade futura acerca do seu povo. Pelo período de setenta anos, Israel veria a soberania de Deus intervindo em seu futuro. E após uma visão estarrecedora dos capítulos 7 e 8, referente ao tempo vindouro, em que “um rei feroz” prefigurava o futuro Anticristo, o profeta enfraqueceu-se física e emocionalmente, restando-lhe tão somente orar e buscar o socorro de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO I
As guerras e pelejas entre os crentes são frutos dos desejos egoístas e carnais que carregamos em nosso interior.
SINOPSE DO TÓPICO II
Na Bíblia, o número setenta ganhou sentido profético, pois a partir desta visão profética Deus revelou o futuro do seu povo a Daniel.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os propósitos da septuagésima semana são revelar ao povo de Deus o “homem do pecado”, “a Grande Tribulação” e o tempo da vitória gloriosa do Messias.
CONCLUSÃO
Vivemos um tempo de incredulidade. Muitos se dizem teólogos, mas negam e desprestigiam as profecias bíblicas. Eles preferem as alegorias ao invés de se debruçarem sobre as Escrituras e estudá-las com fé, graça e humildade. Entretanto, a Igreja não pode rejeitar as verdades futuras de nosso Senhor. Portanto, corramos e prossigamos em conhecê-lo mais, sabendo que um dia tudo será desvendado aos nossos olhos.
EXERCÍCIOS
1. Em relação à profecia de Jeremias, o que Daniel descobriu?
Ele descobriu que a profecia de Jeremias determinava um tempo de setenta anos de cativeiro para os judeus. Logo este tempo marcado pelo sofrimento chegaria ao fim.
2. O que a oração intercessória de Daniel demonstrou?
A oração de Daniel demonstrou uma atitude confessional e de reconhecimento da culpa.
3. Como está dividido o bloco dos versículos 24-27?
O bloco que forma os versículos 24-27 é profeticamente dividido em três grupos: 1) sete semanas (49 anos); 2) sessenta e duas semanas (434 anos); 3) uma semana (7 anos).
4. Como é identificado o intervalo da “septuagésima semana”?
Esta última semana refere-se ao período que implicará o advento do Anticristo e o início do tempo de tribulação para Israel.
5. Mencione os propósitos da septuagésima semana.
Revelar ao povo de Deus o “homem do pecado”, “a Grande Tribulação” e o tempo da vitória gloriosa do Messias.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“O CONTEXTO DA PROFECIA
Daniel entendeu, a partir das profecias de Jeremias, que o exílio na Babilônia duraria setenta anos (Dn 9.2; Jr 25.11; 29.10). Ele reconheceu que a restauração dependia do arrependimento nacional (Jr 29.10-14), de modo que Daniel intercedeu pessoalmente por Israel com penitência e petições. Ele orou especificamente pela restauração de Jerusalém e do Templo (Dn 9.3-19). Aparentemente, Daniel esperava o cumprimento imediato e completo da restauração de Israel com a conclusão do cativeiro dos setenta anos. No entanto, a resposta que lhe foi entregue pelo arcanjo Gabriel (a profecia dos setenta anos) revelou que a restauração de Israel seria progressiva e se cumpriria definitivamente somente no tempo do fim” (LAHAYE, Tim; HINDSON (Ed.) Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2004, p.429).
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