Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As verdades centrais da Fé Cristã com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
03 de Dezembro de 2006
TEXTO ÁUREO
“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos, à universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus” (Hb 12.22,23).
VERDADE PRÁTICA
A Igreja de Cristo não é uma simples organização; e, sim: um organismo vivo que, no poder do Espírito Santo, manifesta o Reino de Deus a um mundo que jaz no maligno.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 16.18 Cristo anuncia a fundação da Igreja.
Terça - Ef 1.22 Cristo é o cabeça da Igreja.
Quarta - Ef 3.10 A Igreja revela agora a multiforme sabedoria de Deus.
Quinta - 1 Tm 3.15 A Igreja é a coluna e firmeza da verdade.
Sexta - Hb 12.23 A Igreja é a universal assembléia dos santos.
Sábado - Ap 3.20 A Igreja é o castiçal de Deus.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
MATEUS 18.13-20.
13 - E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?
14 - E eles disseram: Uns, João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas.
15 - Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
16 - E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
17 - E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus.
18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
19 - E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
20 - Então, mandou aos seus discípulos que a ninguém dissessem que ele era o Cristo.
PONTO DE CONTATO
Prezado professor, o termo “igreja” na Antigüidade, referia-se a um grupo de pessoas que se reuniam para deliberar a respeito dos assuntos legislativos e políticos das cidades. Geralmente, essas assembléias eram abertas com orações e sacrifícios às divindades locais. Era concedido, a cada cidadão que desejasse, o direito de se pronunciar ou propor assuntos para o debate. No entanto, o termo era comum entre os gregos para designar qualquer reunião ou assembléia. Com a ascensão do cristianismo, a palavra começou a ser empregada em sentido mais específico, isto é, a igreja do Deus vivo.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conceituar a doutrina da igreja.
Descrever a missão da igreja.
Distinguir a igreja universal da igreja local.
SÍNTESE TEXTUAL
Eclesiologia é a disciplina da Teologia que estuda a igreja, sua fundação, símbolos e missão, conforme as Escrituras. O vocábulo igreja é formado por duas palavras gregas: pelo prefixo ek , isto é, “a partir de”, “de dentro de” ou “para fora de”; e, klēsis , que significa “chamada”, “convocação”, “convite”. Literalmente quer dizer “chamados para fora”. Em Atos 19.39, ekklēsia é uma “assembléia reunida para fins políticos”; em Atos 7.38 é a congregação ou assembléias dos israelitas, mas em 1 Co 11.18, uma congregação cristã. O termo ainda é usado para designar um “grupo local de cristãos” (Mt 18.17; At 5.11; Rm 16.1,5); a Igreja universal à qual todos os servos de Cristo estão ligados (Mt 16.18; At 9.31; 1 Co 12.28; Ef 1.22); e a Igreja de Deus ou de Cristo (1 Co 10.32; 1 Ts 2.14; Rm 16.16).
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, a Igreja é um organismo vivo, santo, dinâmico e ligado à cabeça, Cristo (Ef 1.22,23). A igreja, portanto, vive em duas dimensões: espiritual e social. Na dimensão espiritual, a igreja é universal, um organismo vivo, o corpo místico de Cristo; mas na esfera social, ela é local, uma organização, uma agremiação de pessoas ligadas a um sistema de crenças. Como recurso didático para esta lição, use a tabela que distingue a igreja universal da igreja local. Reproduza a tabela e a use no tópico V.
UNIVERSAL
Organismo.
É invisível.
Interdenominacional.
Jesus é o único líder e cabeça.
Os nomes dos seus membros estão escritos no livro da vida.
Possui vida orgânica.
Não depende de rituais de culto, de templos, de reconhecimento social.
LOCAL
Organização.
É visível.
Denominacional.
Possui vários líderes.
Os nomes dos seus membros estão inscritos no rol da igreja local.
Possui vida à medida que seus membros estão ligados à cabeça, Cristo.
Dependem de cerimônias, templo, reconhecimento oficiais; estatutos, etc.
INTRODUÇÃO
“A Igreja é a herdeira da cruz”. Esta declaração de Thomas Adams, além de realçar a importância e a natureza da Igreja de Cristo, deixa bem claro: a Igreja não surgiu de um projeto humano, mas do próprio Senhor.
2. Ser habitação do Espírito Santo (1 Co 6.19). A Igreja é o templo espiritual de Deus; nela habita o Espírito de Deus. Os que a procuram, têm de saber que Deus, de fato, está entre nós (1 Co 14.25).
3. Tornar conhecida a sabedoria de Deus. Através da exposição das Sagradas Escrituras, pode a Igreja demonstrar quão superior é a sabedoria divina (Ef 3.10,11).
4. Proclamar o Evangelho. A principal missão da Igreja acha-se mui clara no texto da Grande Comissão (Mt 28.18,19).
5. Edificar seus membros na Palavra. Através da Palavra de Deus vai a Igreja edificando os seus membros (Ef 4.11-13).
CONCLUSÃO
O destino da Igreja é mui glorioso, conforme as Sagradas Escrituras. Ler Jo 14.2,3; Ef 5.27. Além de sua beleza e distinção no presente, será ela, quando da volta do Senhor, revestida de inefável glória, uma glória, aliás, que somente Jesus pode conceder-nos. Se lermos com atenção os dois últimos capítulos de Apocalipse, seremos constrangidos a orar e a jejuar, a fim de que venhamos desfrutar de tudo quanto Ele preparou-nos na cruz. Se com o Senhor, hoje sofremos; com o mesmo Senhor haveremos de ser glorificados. Resta-nos, pois, suplicar: Maranata: “Ora vem, Senhor Jesus”.
EXERCÍCIOS
1. O que é a Igreja?
É o conjunto daqueles que, aceitando a Cristo, são agregados em seu corpo espiritual.
2. Quem pode fazer parte da Igreja?
Todos os salvos por Cristo.
3. Quais as duas ordenanças da igreja?
O batismo e a Santa Ceia.
4. Quando a Igreja foi fundada?
Com o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes.
5. Quais as duas mensagens centrais da Santa Ceia?
Recordar o sacrifício de Cristo e alertar quanto à vinda de Jesus.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsidio Teológico
“A Igreja ( Ekklēsia ) de Deus é um povo tirado do mundo.
O mais importante na estrutura da Igreja e que lhe dá a razão de ser e de existir é que ela seja realmente constituída de um povo que, de acordo com as palavras de Jesus, tenha sido tirado do mundo (Jo 15.19). Essa realidade é evidenciada, de modo claro, pela própria palavra que o Novo Testamento usa, em sua língua original (grego), ‘para igreja’ — ekklēsia . Essa palavra é composta de duas outras: ek e klēsis . Ek significa ‘para fora’, e klēsis , ‘chamado’. Ekklēsia e usada no Novo Testamento 115 vezes [...].
1) Comunidade grega. É usada três vezes para expressar uma assembléia de comunidade grega, tanto legal (At 19.39), como ilegal (At 19.32,40) [...].
2) Israel. É usada duas vezes para designar o Israel de Deus no Antigo Testamento (At 7.38; Hb 2.12), exprimindo, assim, como Deus chamou a Israel dentre os povos para ser um povo seu (Dt 7.6-8)”.
(BERGSTÉN, E. Teologia Sistemática. 4.ed., RJ: CPAD, 2005, p.214).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!