Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As Obras da Carne e o Fruto do Espírito com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
05 de Março de 2017
TEXTO ÁUREO
“[...] que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Ef 4.1,2).
VERDADE PRÁTICA
A mansidão, como fruto do Espírito, torna o crente apto para evitar contendas, pelejas e dissensões.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Cl 3.12: Revestindo-se de mansidão
Terça – 2Co 10.1: A mansidão e a benignidade de Paulo
Quarta – Mt 11.29: Jesus, o exemplo perfeito de mansidão
Quinta – 1Tm 6.11: Desejando e seguindo a mansidão
Sexta – Sf 2.3: Busquem ao Senhor os mansos
Sábado – 2Tm 2.25: Mansidão, essencial ao ensino
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 4.1-7
1 - Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
2 - com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
3 - procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz:
4 - há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
5 - um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
6 - um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos, e em todos.
7 - Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.
HINOS SUGERIDOS 145, 432 e 434 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que a mansidão, fruto do Espírito, torna o crente apto para evitar as pelejas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Saber que a mansidão é o oposto da arrogância;
II. Mostrar que o crente precisa evitar as pelejas e contendas;
III. Compreender que os mansos são bem-aventurados.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Na lição de hoje estudaremos sobre mais um aspecto do fruto do Espírito, a mansidão. Muitos confundem mansidão com timidez, medo, covardia. Mas, ser manso é ser corajoso, humilde e saber dominar o nosso temperamento em momentos de crise. Estêvão, o primeiro mártir da Igreja Primitiva era cheio do Espírito Santo, de coragem e também cheio de mansidão. Ele não deixou que a ira e a amargura dominasse seu coração enquanto era apedrejado injustamente pela multidão. Mesmo ferido e quase morto, ele ora ao Pai pedindo que perdoe os seus algozes. Isso é mansidão! Como professor, você tem agido com mansidão para com todos os seus alunos? Que venhamos pedir ao Pai um espírito manso, a fim de que possamos, com dedicação, realizar o nosso ministério de ensino, sendo exemplo para nossos alunos.
PONTO CENTRAL
Os mansos são bem-aventurados.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje, estudaremos mais um aspecto do fruto do Espírito, a mansidão. Veremos também as pelejas como obra da carne e como oposição à brandura. Para ser manso, o crente precisa ter outra virtude que é a humildade. A arrogância, assim como as pelejas, são obras da carne e quem as pratica não pode agradar a Deus, pois Ele abomina o altivo de coração (Pv 16.5). Na Palavra de Deus, os crentes são comparados às ovelhas. Por que tal alegoria? Porque as ovelhas são animais dóceis, mansos e submissos ao pastor (Jo 10.14,15). Se você é ovelha de Jesus, então aprenda a ser manso e humilde. Ouça a voz do Bom Pastor.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Ser manso é ser corajoso e a mansidão é oposta à arrogância.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, para iniciar o primeiro tópico da lição, providencie a figura de uma pomba, de um cordeiro e de algumas ovelhas. Você pode conseguir as figuras na internet ou recortar de revistas usadas que não sirvam mais. Mostre a figura da pomba e pergunte aos alunos: “O que vem a sua mente quando vocês veem a figura de uma pomba?”. Ouça os alunos. Em seguida, diga que a pomba é símbolo do Espírito Santo. Depois mostre a figura de um cordeiro e pergunte novamente o que vem a mente deles quando olham a figura. Diga que Jesus é apresentado nas Escrituras como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.35). Em seguida, mostre a figura das ovelhas. Diga que somos ovelhas do rebanho de Cristo, o Bom Pastor (Jo 10.14,15). Depois pergunte aos alunos: “O que esses animais têm em comum?”. Ouça-os e incentive a participação de todos tornando a aula mais participativa. Explique que eles têm em comum o fato de serem animais dóceis, mansos. Conclua explicando que a mansidão é um aspecto do fruto do Espírito Santo que nos ajuda a evitar as pelejas e contendas.
CONHEÇA MAIS
Mansidão
“Este fruto é um dos mais difíceis de definir, principalmente porque é impossível traduzir prautes (mansidão) por um único termo em nosso idioma. Ser manso não tem conotação de ser ‘desalentado, desanimado, mole, fraco ou destituído de energia ou força moral’. Mansidão é a combinação de força e suavidade. Quando temos prautes, tratamos todas as pessoas com cortesia perfeita, reprovamos sem rancor, argumentamos sem intolerância, enfrentamos a verdade sem ressentimento, iramos, mas não pecamos, somos gentis, mas não fracos”. Para conhecer mais leia, Comentário Bíblico Beacon, CPAD, p.76.
SÍNTESE DO TÓPICO II
O crente deve evitar toda a forma de pelejas e contendas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Contenda
Palavra muitas vezes utilizada na Bíblia Sagrada. Foi utilizada em 1 Timóteo 1.6 na expressão ‘vãs contendas’ (cf. Tt 1.10). Há versões que trazem a expressão ‘discursos vãos’. Uma boa tradução da palavra é aquela que transmite a ideia de discussão. Evidentemente significa orgulho, presunção, falar contra aquilo que Deus revelou e falar contra o próprio Deus.
Várias palavras no grego e no hebraico são usadas para sugerir contenda, luta e briga. A contenda pode ser física, oral ou espiritual. Ela pode descrever a natureza de um homem (Jr 15.10; Hc 1.3). O orgulho pode trazer a contenda (Pv 13.10). Os cristãos são admoestados a evitar as brigas contenciosas (1Co 1.11; Tt 3.9). A intensa disputa entre Barnabé e Paulo (At 15.39) pode referir-se a mais um caso de irritação e incitamento interior do que a uma expressão exterior de contenda” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2009, p.448).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus declarou no Sermão do Monte que os mansos são bem-aventurados.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A mansidão é essencial para o ministério eficaz ao Senhor. Deus nos escolheu para representá-lo perante um mundo perdido e agonizante. O que o mundo vê em nós que atrai as pessoas a Jesus Cristo. Todos os aspectos da mansidão — submissão, elementos necessários de nosso testemunho e serviço cristão, quer testemunhando para os perdidos, fazendo discípulos para Jesus ou restaurando um irmão fraco” (GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A plenitude de Cristo na vida do crente. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004, p.112)
CONCLUSÃO
Evitemos todo tipo de peleja, pois já somos novas criaturas (Jo 3.3). Sejamos mansos e humildes de coração, sempre seguindo o exemplo de nosso Salvador, procurando em tudo glorificar o seu nome.
PARA REFLETIR
A respeito da mansidão, que torna o crente apto para evitar pelejas, responda:
1. De acordo com a lição, o que é ser manso?
Ser manso é ser humilde, amável e cortez.
2. Cite exemplos bíblicos de mansidão.
Jesus, Estêvão, Moisés.
3. Segundo a lição, qual a única forma para combater a peleja?
Sendo cheio do Espírito Santo.
4. Qual a palavra utilizada no grego para discórdia? Qual o seu significado?
No grego a palavra utilizada para discórdia é eritheiai que significa desavença e desarmonia.
5. Qual a recompensa para os mansos segundo o Sermão da Montanha?
Eles herdarão a terra (o Reino dos Céus).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!