Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Atos dos Apóstolos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
06 de Março de 2011
TEXTO ÁUREO
“E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios” (At 10.45).
VERDADE PRÁTICA
Deus não faz acepção de pessoas, de nações ou de raças. É da vontade do Senhor que o Evangelho de Jesus Cristo, seu Filho, seja anunciado a todos os povos.
HINOS SUGERIDOS 15, 175, 291.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 13.1-3 Saulo e Barnabé são enviados aos gentios
Terça - At 10.34,35 Deus não faz acepção de pessoas
Quarta - At 11.15 O dom do Espírito sobre os gentios
Quinta - At 15 O concílio de Jerusalém e os gentios
Sexta - At 15.19,20,28,29 Recomendações aos crentes gentios
Sábado - Gl 2.7,8 O evangelho da incircuncisão
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 10.44-48; 11.15-18.
Atos 10
44 - E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 - E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46 - Porque os ouviam falarem línguas e magnificar a Deus.
47 - Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
48 - E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
Atos 11
15 - E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.
16 - E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
17 - Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando cremos no Senhor Jesus Cristo, quem era, então, eu, para que pudesse resistir a Deus?
18 - E, ouvindo estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Na verdade, até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.
INTERAÇÃO
Deus seja louvado pela sua iniciativa em prover, quer da perspectiva passada, presente ou futura, graciosamente a salvação. Deus tem de ser louvado, porque nEle surge uma nova comunidade que essencialmente derruba a antiga barreira racial existente entre judeus e gentios. Esse acontecimento ocorre no contexto cuja vontade soberana de Deus é exercida. Busquemos em Deus, no exemplo de seu Filho Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, uma vida autenticamente cristã onde não haja barreira para os relacionamentos com os irmãos em Cristo, que são “a Igreja de Deus”. Uma excelente e abençoada aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a origem dos gentios no Antigo Testamento.
Explicar a missão e a salvação entre os gentios nos Evangelhos e nos Atos dos apóstolos.
Conscientizar-se que judeus e gentios formam a Igreja mediante a cruz.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, sugerimos que você utilize o quadro abaixo ao introduzir o terceiro tópico. Procure abordar a divisão da humanidade entre judeus e gentios antes do evento vicário de Jesus. Destaque que após o acontecimento do sacrifício de Cristo Jesus, a barreira entre judeus e gentios foi demolida. Conclua explicando que a constituição natural da Igreja prevê a reunião de judeus e gentios. Boa aula!
OS JUDEUS E OS GENTIOS ANTES E DEPOIS DA CRUZ DE CRISTO
ANTES DA CRUZ
A humanidade, para os judeus, dividia-se em dois povos: judeus e gentios.
Os gentios estavam separados de todos os privilégios concedidos por Deus aos judeus (Ef 2.11-13).
A antiga religião judaica representava uma grande barreira (parede) para os gentios.
DEPOIS DA CRUZ
A humanidade passa a ser vista como um só povo em Cristo, composto por judeus e gentios unidos.
Em Cristo, judeus e gentios estão "perto"; não há mais parede de separação (Ef 2.14-18).
A antiga religião judaica não representa mais uma barreira entre os povos.
Palavra Chave
Gentio: Todo aquele nascido fora da comunidade de Israel, e estranho às alianças que o Senhor Deus estabeleceu com o seu povo.
introdução
Deus não faz acepção de pessoas (At 10.34). Criador de tudo quanto existe, a todos preserva pela sua bondade e justiça (At 17.25-28). Ele ama a todos indistintamente e deseja a salvação de toda a humanidade (Jo 3.16) através de Jesus Cristo (Mt 1.21; At 4.12). Esta é a mensagem que os apóstolos de Nosso Senhor proclamaram aos gentios. No Filho, todos somos amados pelo Pai, sem quaisquer distinções. Está você também disposto a anunciar o evangelho até aos confins da terra? Há muita terra ainda a ser conquistada.
SINOPSE DO TÓPICO I
A partir da eleição de Abraão, e sua descendência, as demais nações passaram a chamar-se gôyim — gentios.
SINOPSE DO TÓPICO II
O Novo Testamento, através dos Evangelhos e dos Atos dos Apóstolos, realça o amor de Deus não somente por Israel, mas por todos os povos.
SINOPSE DO TÓPICO III
Mediante a cruz, judeus e gentios foram feitos um, dando assim origem à Igreja.
CONCLUSÃO
A evangelização dos povos é o maior desafio da igreja moderna. A responsabilidade é nossa. O Senhor confiou-nos a Grande Comissão para que, sem remissões, alcancemos os confins da terra. Ele deseja que todos os gentios sejam salvos. Você sabia que muitos povos ainda não ouviram falar de Jesus? Como responderá você a esse grande desafio? Se o Senhor o chama à Obra Missionária, responda prontamente: “Eis-me aqui, Senhor. Envia-me a mim”.
EXERCÍCIOS
1. Quais são os descendentes de Noé e qual a importância deles para esta lição?
Jafé (Gn 10.2-5), Cam (Gn 10.6-20) e Sem (Gn 10.21-31). Eles formaram as nações com as suas respectivas geografias (Gn 10-11).
2. Quem são os gôyim?
Gentios, ou seja, todos aqueles que não eram descendentes de Abraão ou israelitas.
3. Cite três gentios que foram alcançados pela misericórdia de Deus.
Livre.
4. Quem foi o escolhido de Deus para anunciar o evangelho entre os gentios?
Apóstolo Paulo.
5. Com a obra salvífica de Cristo, como ficou a situação dos judeus e gentios?
De ambos os povos, Deus fez apenas um, a Igreja.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliográfico
“Israel e a Igreja
Nos capítulos iniciais de Atos dos Apóstolos, a recepção judaica à mensagem do evangelho foi poderosa e inquietou os líderes judaicos. Mas, depois, iniciou-se a reação e a perseguição judaicas para que a Igreja se dispersasse. Em alguns locais, a mensagem foi tirada da sinagoga e oferecida diretamente aos gentios que responderam de forma favorável (At 13.46; 18.6; 28.28). Esse padrão híbrido de recepção judaica, perseguição e busca dos gentios foi comum, em especial, no ministério de Paulo. Os apóstolos iniciaram na sinagoga, pois criam que a mensagem de Cristo era também para os de Israel. As igrejas locais desenvolveram-se por necessidade de sobreviver em face da rejeição. Essas realidades fizeram com que Lucas, em Atos dos Apóstolos, falasse de forma reiterada sobre os mensageiros da Igreja ‘se voltarem para os gentios’ e ‘advertirem Israel’. Esses temas, com frequência, aparecem lado a lado e dominam o último terço do livro de Atos dos Apóstolos. Eles mostram que a Igreja não era Israel e que essa distinção tornou-se uma realidade do ponto de vista histórico” (ZUCK, R. B., et al. Teologia do Novo Testamento. 1.ed. RJ: CPAD, 2008, pp. 160-61).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A inclusão dos Gentios na Única e Nova Humanidade em Cristo (Ef 2.13-18)
Paulo continua a descrever como a obra da redenção torna as pessoas um só povo em Cristo. O verso 13 começa com duas frases importantes: ‘Mas, agora’ que aparece em contraste com ‘antes’ (v.11) e ‘naquele tempo’ (v.12); e ‘em Cristo Jesus’, que aparece em contraste com ‘sem Cristo’ (v.12). Essas duas expressões enfatizam como a situação dos gentios seria drasticamente modificada, de estarem ‘longe’ para chegarem ‘perto’. Essa nova aproximação de Deus é tanto ‘em Cristo Jesus’ como ‘pelo sangue de Cristo’. Essa última se refere ao evento histórico da morte de Jesus na cruz; e a primeira está relacionada à conversão dos infiéis e sua presente união com Cristo. Os cinco versos seguintes explicam o que foi alcançado pela morte redentora de Cristo na cruz.
Os versos 14-18 revelam o âmago da mensagem de reconciliação de Paulo, e como Deus deu início ao ser eterno plano de reconciliação cósmica (embora não universal) (1.10). A palavra principal nessa passagem é paz, e ela aparece quatro vezes (vv.14,15, e duas vezes no verso 17).
O verso 14 começa com uma declaração enfática: ‘Porque ele [Cristo] é a nossa paz’. Cristo, e somente Cristo, nos deu a solução para esse problema que infesta a raça humana, isto é, a separação de Deus e de outras pessoas. Ele é a Reconciliação do povo com Deus e a Reconciliação das pessoas, umas com as outras. Assim, o evangelho torna-se uma mensagem de reconciliação (2 Co 5.17-21). Por causa de seu sangue redentor (2.14), nesse ponto de Efésios Paulo anuncia, em dois sentidos, o próprio Cristo Jesus como sendo a ‘nossa paz’:
1) Como pecadores, Ele nos reconcilia com Deus pela cruz (v.16) e
2) Reconcilia grupos mutuamente hostis entre si (tais como judeus e gentios) e ‘de ambos os povos faz um’ (v.14b; também vv.15-18).
A reconciliação é o tema central desta passagem. Nada, a não ser o evangelho, poderá nos oferecer, genuinamente, a paz com Deus (Rm 5.1), ‘e nada, a não ser o evangelho, poderá remover as barreiras que dividem a humanidade em grupos hostis em sua própria época’ (Bruce, 1961, 54). A paz entre judeus e gentios exigia a destruição da ‘parede de separação que estava no meio’ (v.14c). Nenhuma distinção de cor, conflito étnico, separação por classes ou divisão política era mais absoluta que a barreira entre judeus e gentios no primeiro século d.C. Bruce acrescenta: ‘O maior triunfo do evangelho na era apostólica foi que ele venceu essa antiga e longa desavença e permitiu que judeus e gentios se tornassem verdadeiramente um único povo em Cristo’” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. 2.ed. RJ: CPAD, 2004, pp.1219-20).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!