Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos E agora, como viveremos? com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
04 de dezembro de 2005
TEXTO ÁUREO
“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus” (Sl 42.2).
VERDADE PRÁTICA
A escala de valores e prioridades do crente precisa sempre ter Deus em primeiro lugar, para que os homens possam ver, pelo nosso testemunho, Cristo em nossa vida, e ver Deus como Criador e Senhor do mundo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 1Co 1.9 A fidelidade de Deus e seu resultado em nós
Terça — 2Co 5.18-21 A graça da reconciliação com Deus
Quarta — 2Co 7.1 A santificação no temor de Deus
Quinta — Gl 5.22 O fruto dos que herdam o Reino de Deus
Sexta — Ef 3.9,10 A Igreja como o mistério de Deus
Sábado — Ef 5.1,2 Aprendendo a imitar a Deus
HINOS SUGERIDOS 231, 306 e 354 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 1.18-24.
18 — Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens que detém a verdade em injustiça;
19 — porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lhe manifestou.
20 — Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21 — porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22 — Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
23 — E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.
24 — Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, para desonrarem o seu corpo entre si.
PONTO DE CONTATO
Diante de uma sociedade secular e globalizada, precisamos estar atentos ao materialismo, ateísmo e todos os “ísmos” contrários à teologia bíblica.
Ante o perigo do materialismo e do ateísmo, os líderes devem instruir os crentes não apenas a respeito de Deus como Criador e Senhor do mundo, mas também sobre a primazia que Ele tem de possuir em nossa vida.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir materialismo e ateísmo.
Distinguir as diversas maneiras de o materialismo e o ateísmo atuarem na sociedade.
Refutar o materialismo e o ateísmo à luz da Palavra de Deus.
SÍNTESE TEXTUAL
No texto da Leitura Bíblica em Classe, o apóstolo Paulo versa sobre a impiedade. Fato semelhante ocorre em nossos dias, quando o homem deseja ser o centro de todas as coisas.
Os gentios recusaram-se a reconhecer o Criador como a fonte de toda a sabedoria. Porquanto, num ambiente ateísta e materialista, o homem sente orgulho de seu próprio conhecimento, ainda que limitado, fazendo-se sábio a seus próprios olhos. No v.23, Paulo retrata um quadro muito sombrio. Ele mostra o que o homem sem Deus é capaz de realizar. Os que cometem tais práticas não poderão herdar o Reino dos céus (1Co 6.9, Gl 5.19). Além disso, aprendemos neste texto que a ira do Senhor é a reação da sua santidade contra a impiedade e que ninguém pode escapar dela. No passado, Ele a manifestou por meio do Dilúvio (Gn 6.17; 7.17-24). Já em Sodoma e Gomora enviou enxofre e fogo (Gn 19.24-26; Lc 17.28-30). Ele também a manifestará no Juízo Final (Ap 20.1-15). Busquemos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar, pois, se assim fizermos, todas as nossas necessidades serão supridas.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Ao chegar a classe, reproduza no quadro-de-giz os esquemas abaixo. A seguir, oriente os alunos para formarem quatro grupos. Dois deles deverão discutir as crenças do ateísmo e refutá-las à luz dos textos bíblicos. Os dois grupos restantes realizarão o mesmo com o materialismo. Depois, um representante de cada deverá expor os argumentos bíblicos contrários à teoria discutida. Eles terão cerca de três minutos para a exposição.
O QUE O ATEÍSMO AFIRMA SOBRE:
DEUS — Quem? Onde encontrá-lO? Não se deve perder tempo tentando achá-lO.
PECADO — Equívoco. Sem consequências espirituais. Se Deus não existe, então o pecado é invencionice humana.
O QUE O MATERIALISMO AFIRMA SOBRE:
REALIDADE ESPIRITUAL — Não existe.
MATÉRIA — É incriada e indestrutível.
INTRODUÇÃO
Como já vimos, o pós-modernismo é como um imenso guarda-chuva que, utilizando as insinuações do relativismo, reúne em si muitas correntes de pensamento humano. Há nele muita sutileza e astúcia. O ponto de partida de seu raciocínio é a afirmativa que Deus não existe. A Bíblia declara que os tais são “homens que detêm a verdade em injustiça” (v.18). Materialismo é ateísmo camuflado; ateísmo é materialismo requintado.
CONCLUSÃO
Concluindo, declaramos embasados na Bíblia que o Universo não é auto-existente, mas veio à existência mediante a ação criadora de Deus. Isso lança por terra as teorias fantasiosas que sustentam o materialismo ateu. Mais do que nunca, fica evidente a veracidade das Escrituras acerca de Deus e do mundo, bem como do anseio manifesto da alma do homem pelo seu Criador, como bem expressou Davi: “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo” (Sl 42.2).
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Teológico
“Se os ateístas não acreditam em um deus, logo, eles não têm uma religião, não é mesmo? Bem, isso não quer dizer que não sejam religiosos apenas porque não acreditam em Deus. Eles têm uma religião, a do ‘não-Deus’. Há muitas ramificações bem interessantes dessa crença do ‘não-Deus’ e essas ramificações são a essência das religiões ateístas (embora algumas delas não admitam isso prontamente). (...) No entanto, as teorias de Darwin foram adotadas como um sistema de crenças por muitas pessoas. Esse é um sistema de crenças em que encontramos a doutrina do ‘não-Deus’. Sem sombra de dúvida, há religião no naturalismo (embora seus adeptos jamais caracterizam suas crenças como uma ‘religião’, pois este termo tem traços muito próximos de ‘deus’, que é negado por eles). Você jamais lerá uma placa com os seguintes dizeres: ‘Primeira Igreja do Ateísmo’. Tampouco encontrará um templo dedicado a Darwin, o Divino. Contudo, não deixe que isso o ludibrie” (BICKEL, Bruce & STAN, Jantz. Guia de seitas e religiões. RJ: CPAD, 2005, p.282).
QUESTIONÁRIO
1. Defina o materialismo.
O materialismo é a teoria que parte do princípio de que tudo no Universo se reduz à matéria, e que nada existe além desta.
2. O que pensam os ateístas a respeito de Deus?
Que Deus não existe ou que é apenas um mito que perdeu o seu significado graças ao progresso do conhecimento humano.
3. Mencione as imposições ideológicas, socioeconômicas e espirituais.
A supervalorização da matéria e dos bens materiais, colocando-os como prioridade pessoal ou coletiva.
4. Como podemos refutar o materialismo ateu?
Combatendo pela nossa vivência da Palavra, priorizando Deus e reconhecendo-o como o Criador e Senhor do Universo.
5. Cite uma referência bíblica que comprove o anelo do homem pelo seu Criador.
Sl 42.2.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!