Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos 1° Coríntios com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
07 de Junho de 2009
TEXTO ÁUREO
"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil" (1 Co 12.7).
VERDADE PRÁTICA
Cremos no batismo com o Espírito Santo e na atualidade dos dons espirituais.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jl 2.28-31 A promessa do derramamento do Espírito
Terça - At 1.5; 2.1-4 A chama do Espírito foi acesa
Quarta - Rm 12.6 Diversidade de dons
Quinta - 1 Co 12.31; 13.1-8 Amor, o caminho mais excelente
Sexta - 1 Co 14.1 Procurai com zelo os dons espirituais
Sábado - 1 Co 14.1-4 O objetivo dos dons
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 12.1-11.
1 - Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
2 - Vós bem sabeis que éreis gentios, levados aos ídolos mudos, conforme éreis guiados.
3 - Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema! E ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espírito Santo.
4 - Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.
5 - E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.
6 - E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 - Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
INTERAÇÃO
Caro professor, aproveite a aula de hoje para refletir com seus alunos a respeito da operação dos dons espirituais na igreja contemporânea. Será que em nossas igrejas há, de fato, a manifestação de todos os dons espirituais? Temos observado além das línguas e profecia, os dons de fé, de curar e de operações de maravilhas?
Explique aos alunos que o Novo Testamento não menciona apenas nove dons. Para provar isto à classe, solicite aos alunos que leiam e anotem os dons que aparecem em Rm 12.6-8; 1 Co 12.8-10, 28-30; Ef 4.11. Todavia, lembre-os de que há vários dons mencionados noutras passagens da Bíblia. Depois da leitura, exclua aqueles que se repetem e reconte mais uma vez. O alunato perceberá que a lista de dons de 1 Coríntios não é exaustiva. Deus o abençoe e boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir dons espirituais.
Exemplificar a atualidade da promessa dos dons.
Explicar o objetivo dos dons.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Utilize a explicação a seguir ao final do tópico I. Explique aos seus alunos os termos empregados por Paulo no capítulo 12 de 1 Coríntios para categorizar os dons espirituais: (v.4) charisma (ξαρισμα); (v.5) diakonia (διακονια); e (v.6) energēmatos (ενεργηματος). O primeiro (charisma) enfatiza que os dons são dádivas divinas. O segundo (diakonia) ressalta o propósito dos dons: servir ao povo de Deus. Já o terceiro está relacionado aos dons de poder, indicando a poderosa ação divina através dos servos de Cristo.
Palavra Chave
Dom espiritual: Dom proveniente da parte de Deus aos crentes mediante a operação do Espírito Santo.
introdução
No Credo das Assembléias de Deus no Brasil, acha-se mui explícita a crença nos dons concedidos pelo Espírito Santo: "Cremos na atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais". Através desta verdade, ressurgida na Rua Azusa em Los Angeles, no início do século passado, os pentecostais vêm anunciando o evangelho completo de nosso Senhor Jesus Cristo em todo o mundo: Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo, concede dons, e vem outra vez.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os dons espirituais são dotações e capacitações sobrenaturais que o Senhor Jesus, por intermédio do Espírito Santo, outorga à sua Igreja.
SINOPSE DO TÓPICO II
Os dons espirituais não cessaram após a era apostólica.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os dons espirituais visam à edificação, consolação e exortação do povo de Deus e também o enriquecimento da vida espiritual de seu portador.
SINOPSE DO TÓPICO IV
A variedade e a interpretação de línguas e a profecia são dons de manifestação verbal.
SINOPSE DO TÓPICO V
Os dons de saber são: Palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos.
SINOPSE DO TÓPICO VI
Os dons de poder são: Fé, curas, e operação de maravilhas.
CONCLUSÃO
Todos os dons espirituais são necessários e imprescindíveis tanto para a Igreja como um todo como para os seus membros em particular. Por isso, devemos buscar com zelo os dons espirituais. Afinal, eles são uma grandiosa dádiva da graça divina ao nosso dispor.
EXERCÍCIOS
1. Defina os dons espirituais.
Os dons espirituais são dotações e capacitações sobrenaturais que o Senhor Jesus, por intermédio do Espírito Santo, outorga à sua Igreja.
2. Descreva o reavivamento pentecostal na Rua Azusa.
Sob a liderança de William Joseph Seymour (1870-1922), pastor metodista, oriundo do Movimento da Santidade. Desde então, o pentecostalismo expandiu-se, chegando ao Brasil em 1910.
3. Quais os propósitos dos dons espirituais?
Os dons espirituais visam à edificação, consolação e exortação do povo de Deus e também o enriquecimento da vida espiritual de seu portador.
4. Cite os dons de manifestação verbal.
A variedade e a interpretação de línguas e a profecia são dons de manifestação verbal.
5. Cite os dons de saber e poder.
Os dons de saber são: Palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos. Já os de poder são: Fé, Curas, e Operação de Maravilhas.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Doutrinário
"Amor
O grandioso capítulo do Amor da Bíblia Sagrada não é uma digressão, nem tampouco uma interpolação de uma composição já existente, escrita por Paulo ou por outra pessoa, na discussão dos dons espirituais. Suas referências aos vários dons espirituais teriam feito pouco sentido se já existissem isoladamente. Isto é, sua menção de línguas, profecias, mistérios, ciência, e fé, indicam que foi escrito para esta ocasião específica e que formou uma ponte necessária entre a existência dos dons (cap.12) e sua operação (cap.14).
Várias notas preliminares estão em ordem:
A palavra para amor, ágape não era comumente usada antes do primeiro século. Os escritores do Novo Testamento, porém, apresentam-na como a principal virtude de um cristão. Consta aproximadamente 115 vezes no Novo Testamento.
O amor não é um dom espiritual, como aqueles que Paulo discute neste contexto e em outras passagens. É, antes, uma virtude, um aspecto do fruto do Espírito (Gl 5.22,23). 'O amor não é um charisma [dom], mas um completo modo de vida' (Carson,57).
A essência do amor é a doação sacrificial de si mesmo, às vezes a favor de algo ou alguém que não o merece. Os exemplos supremos são o próprio Deus (Jo 3.16) e Jesus (Ef 5.25)".
(STRONSTAD, R.; ARRINGTON, F. L. (orgs.) Comentário Bíblico Pentecostal. RJ: CPAD, 2004, p.1020.)
APLICAÇÃO PESSOAL
É possível uma igreja com a presença de tantos dons ser considerada carnal? Sim, é possível, pois a igreja de Corinto é a maior prova disso (1Co 3.1,3,4). É preciso que tomemos muito cuidado para não classificar irmãos que possuem dons espirituais como "irmãos muito espirituais". Infelizmente é comum medirmos o grau de espiritualidade de um crente pela quantidade de dons que ele possui ou pelo fato de ele "ser muito usado por Deus". Entretanto, a Bíblia nos mostra o caminho mais excelente: o amor. Não é por acaso que Paulo associa dons, amor e Corpo de Cristo num mesmo tratado. Uma igreja pode reunir todos os dons espirituais, no entanto, se não tiver amor, ela não terá utilidade nenhuma no Reino de Deus (1 Co 13.3).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!