Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Livro de Josué com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
08 de Março de 2009
TEXTO ÁUREO
"Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu" (Hb 10.23).
VERDADE PRÁTICA
Deus sempre recompensa a fidelidade de seus servos.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Nm 14.24 A bênção em seguir ao Senhor
Terça - Js 14.5 Deus procura os submissos
Quarta - Js 14.12 A fé que derruba os gigantes
Quinta - Sl 9.10 Deus não desampara os que o buscam
Sexta - Rm 8.37 Mais do que vencedores mediante Cristo
Sábado - Hb 3.15-19 A incredulidade impede o fluxo da bênção
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Josué 14.6-10.
6 - Então, os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné, o quenezeu, lhe disse: Tu sabes a palavra que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia, por causa de mim e de ti.
7 - Da idade de quarenta anos era eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração.
8 - Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu, porém, perseverei em seguir o SENHOR, meu Deus.
9 - Então, Moisés, naquele dia, jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir o SENHOR, meu Deus.
10 - E, agora, eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos há agora, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, agora, eis que já hoje sou da idade de oitenta e cinco anos.
INTERAÇÃO
Professor, como já é do seu conhecimento, o livro de Josué tem 24 capítulos. Não poderíamos abordá-los em apenas uma revista. Procuramos extrair as lições principais de algumas partes, por isso você vai perceber que saltamos do capítulo 11 para o 14. O que ficou para trás? A parte restante da campanha ao sul, que é o assunto dos capítulos 11 e 12, e o início da ocupação e repartição de Canaã pelas tribos de Israel, correspondentes ao capítulo 13. Lembre-se que Josué 13 a 21.45, trata da distribuição de terras às tribos israelitas. O capítulo 14, que é o texto base desta lição, insere-se nesse contexto. É muito importante que você compreenda os capítulos 13 e 14. Verifique mais uma vez o esboço do livro de Josué na lição 1. Boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever a distribuição do território cananeu.
Relacionar os capítulos 13 a 21 no mapa da ocupação.
Compreender que Deus cumpriu suas promessas.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, na lição 2, os alunos observaram o mapa dos povos cananeus antes da ocupação israelita. Na lição 8, eles estudaram alguns dos sete povos que habitavam a Palestina antes da conquista de Israel. Agora, é o momento de a classe observar o mapa de Canaã depois da distribuição da terra às tribos de Israel. Se possível, apresente o mapa da lição dois e o mapa da ocupação das tribos (abaixo) paralelamente. Observe que nesse mapa estão incluídas cidades de refúgio, tema da lição 11.
Palavra Chave
Herança: Todo bem que se herda.
INTRODUÇÃO
Josué foi o principal responsável pela partilha das terras que os filhos de Israel receberam como herança (Js 14.1-5). Deus havia determinado que as terras fossem distribuídas por sorte (Nm 26.55; 33.54; 34.13). Calebe, entretanto, antecipou-se e, antes que fosse feita a divisão, colocou-se diante de Josué com ousadia, a fim de pleitear um direito que jamais lhe poderia ser negado.
SINOPSE DO TÓPICO I
Calebe era edomita, filho de Jefoné, o quenezeu. Ele era um homem leal, de fé, de conquista; obediente e que agradava a Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
Diferente das tribos de Israel, Calebe teve o direito de escolher a terra que ocuparia, pois diferente de outros espias, perseverou em seguir ao Senhor, e recebeu promessas a esse respeito.
SINOPSE DO TÓPICO III
Calebe foi recompensado por sua fidelidade ao Senhor. Ele prosseguiu conquistando novas terras.
CONCLUSÃO
Através da vida de Calebe aprendemos que Deus é fiel e recompensa àqueles que são fiéis. A recompensa nem sempre é imediata. É preciso esperar. Deus não se esqueceu de você; saiba que "recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis" (Cl 3.24).
EXERCÍCIOS
1. Quem era Calebe?
Calebe era edomita, filho de Jefoné, o quenezeu.
2. Faça uma descrição das qualidades morais de Calebe.
Ele era um homem leal, de fé, de conquista; obediente e que agradava a Deus.
3. Explique a razão pela qual Calebe escolheu a terra em vez de esperar a distribuição por "sortes".
Calebe teve o direito de escolher a terra que ocuparia, pois diferente de outros espias, perseverou em seguir ao Senhor, e recebeu promessas a esse respeito.
4. Qual desafio Calebe enfrentaria na conquista de Hebrom?
Enfrentaria os gigantes que habitavam a terra.
5. Qual a lição que você extrai da vida de Calebe?
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Histórico
"Calebe e sua herança
Josué e o sacerdote Eleazar voltaram-se para a tarefa de delimitar os territórios designados às demais tribos (Js 14.1-5).
Primeiro vieram os líderes de Judá, representado pelo ancião Calebe. Josué foi lembrado das promessas que Moisés fizera a Calebe de que este receberia uma parte da terra em que havia estado como espia do povo.
Isto, informou Calebe, havia acontecido a quarenta e cinco anos antes, quando ele estava com quarenta anos.
A missão de espionar a terra tinha se dado no segundo ano após o êxodo (1445 a. C.); logo, o lembrete de Calebe a Josué deve ser datado por volta de 1399, ou seja, sete anos após a conquista.
Quando os espias retornaram, Calebe usava a mesma força contra os mesmos gigantes, e foram-lhe dadas a cidade de Hebrom e outras cidades dos enaquins.
A conquista de Hebrom deve ter sucedido essa requisição (Js 11.21,22; 15.13-19; Jz 1.9-15)".
(MERRILL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento. RJ: CPAD, 2001, p.133).
APLICAÇÃO PESSOAL
Na longa peregrinação da fé cristã, as promessas divinas assemelham-se ao oásis verdejante e de águas correntes que renova, refrigera e dá alento ao crente cansado. Todo o cristão que tem sua alma crestada pelo intenso calor das vicissitudes, encontra, nas promessas divinas, sombra e refrigério contra o estio intempestivo. É ali, à sombra do Altíssimo, que o viajante renova as forças de seu ânimo abatido (Sl 91.1). É o refúgio secreto daqueles que amam o Senhor e confiam incondicionalmente em suas santas, fiéis e preciosas promessas (Sl 90.2). É a morada cercada pelos jardins da bondade e engastada nas fontes da misericórdia; o lar dos incansáveis e triunfantes peregrinos (Sl 23.6).
'Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração' (Sl 90.1).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!