Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As verdades centrais da Fé Cristã com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
10 de Dezembro de 2006
TEXTO ÁUREO
“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2 Tm 3.16,17).
VERDADE PRÁTICA
A Bíblia é a inspirada, inerrante, infalível, completa e soberana Palavra de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Tm 3.16,17 A Bíblia é divinamente inspirada.
Terça - Pv 30.5 A Bíblia é absolutamente inerrante.
Quarta - Mc 13.31 A Bíblia é infalível.
Quinta - Is 8.20 A Bíblia é soberana.
Sexta - Sl 19.7 A Bíblia é perfeita.
Sábado - 2 Tm 3.15 A Bíblia é suficiente em si mesma.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 3.10-17.
10 - Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência,
11 - perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.
12 - E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 - Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
15 - E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 - Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,
17 - para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
PONTO DE CONTATO
Professor, você sabe quando surgiu o Dia da Bíblia? Acredita-se que tenha surgido na Grã Bretanha, em 1549. Atribui-se ao Bispo Cranmer, o estabelecimento de um dia especial para leitura e intercessão em favor da Bíblia. Esse bispo incluiu, no livro de orações do Rei Eduardo VI, um dia em que o povo pudesse interceder pela Escritura. O dia escolhido foi o segundo domingo do mês de dezembro. No Brasil, somente após a chegada dos missionários europeus e americanos, em 1859, é que o Dia da Bíblia começou a ser celebrado pelos evangélicos. Em 1948, com a criação da SBB, ocorreu a primeira manifestação pública concernente ao Dia da Bíblia, no Monumento do Ipiranga, SP. Mas somente a partir do dia 19 de dezembro de 2001 é que o Dia da Bíblia tornou-se uma celebração oficial brasileira, em função da Lei n° 10.335, sancionada pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que instituiu a comemoração em todo o território nacional. Alguns países e seguimentos religiosos cristãos no Brasil, costumam celebrar a data no segundo domingo de setembro, referindo-se ao trabalho do exegeta e tradutor da Bíblia, Jerônimo, tradutor da famosa Vulgata.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir o termo Bíblia.
Explicar a inspiração divina da Bíblia.
Distinguir, concernente a Bíblia, a posição liberal da ortodoxa.
SÍNTESE TEXTUAL
Bibliologia é a disciplina teológica que estuda o cânon, a formação, preservação, estrutura, inspiração e inerrância da Sagrada Escritura. O nome Bíblia, foi empregado pela primeira vez pelo patriarca de Constantinopla, João Crisóstomo (344-420), para indicar uma coleção de Livros Sagrados. No entanto, ha muitos outros nomes que encontramos no volume sagrado que designam a inspiração e origem divina desse livro: Lei do Senhor (Sl 1.1,2; Ed 7.10); Palavra de Deus (Mt 15.6; At 6.7); Livro do Senhor (Is 34.16); Oráculo de Deus (Rm 3.2; 1 Pe 4.11); Sagradas Letras ou Sagrada Escritura (2 Tm 3.16); Escritura (Mc 15.28; Lc 4.21). Esses e outros nomes são chamados de “nomes canônicos das Escrituras”.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, o atual formato da Bíblia, deve-se ao progresso da imprensa iniciada por Johann Gutemberg. No entanto, antes da evolução da imprensa, a Bíblia foi escrita em diversos materiais. Apresente aos alunos a tabela “Evolução da Bíblia”, logo abaixo.
MATERIAIS - DESCRIÇÃO - REFERÊNCIA
Pedra - Tábuas de Pedra - Êx 24.12; Dt 27.2
Ostraco - Cacos de cerâmica - Jó 2.8; Ez 4.1
Tabletes de Argila - Placas feitas de barro - Jr 17.13
Papiro - Extraído de uma planta - Jó 8.11; Is 18.2
Couro - Pele de animais - Jr 36.23
Pergaminho - Pele de animais - 2 Tm 4.13
INTRODUÇÃO
Afirmou Thomas Browne que a Bíblia Sagrada, além de ser a Palavra de Deus, é a mais sublime obra literária já produzida. Somos constrangidos a concordar com Browne. Tudo nela é singular: estilo, correção, graça e proposta. Sua singularidade, porém, acha-se no fato de ela ser a Palavra de Deus. Que outro livro pode fazer semelhante reivindicação?
Embora produzida no contexto histórico e cultural judaico, ninguém haverá de negar-lhe a universalidade. É o único livro contemporâneo de toda a humanidade; sua mensagem não se perde com o tempo.
Nesta lição, estudaremos a Bíblia não propriamente como obra literária; estudá-la-emos como a Palavra de Deus. Se assim não a acolhermos, de nada nos adiantará exaltar-lhe as qualidades artísticas. Foi-nos ela entregue, a fim de que reconheçamos a Deus como o Ser Supremo por excelência e a seu Filho Unigênito como o nosso Salvador.
CONCLUSÃO
Como filhos de Deus, não podemos afastar-nos jamais das Sagradas Escrituras; destas, todos dependemos vitalmente. Quanto mais as lermos, mais íntimos seremos de seu Autor. Tem você lido regularmente a Bíblia? Tem-na estudado todos os dias? Se você realmente deseja um avivamento, comece a ler com redobrado fervor o Livro dos livros. Sem a Bíblia não pode haver avivamento.
EXERCÍCIOS
1. Qual o significado da palavra Bíblia?
Livros ou coleção de pequenos livros.
2. O que é a inspiração da Bíblia?
Ação sobrenatural do Espírito Santo sobre os escritores sagrados, que os levou a produzir de maneira inerrante, a Palavra de Deus.
3. O que é a inerrância da Bíblia?
Doutrina segundo a qual a Bíblia não contém quaisquer erros.
4. O que é a infalibilidade da Bíblia?
Doutrina que ensina ser a Bíblia infalível em tudo o que diz.
5. O que é a autoridade da Bíblia?
Poder absoluto e inquestionável reivindicado e sustentado pela Bíblia em matéria de fé e prática.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Teológico
“A Bíblia.
A palavra ‘bíblia’ é derivada do latim, proveniente da palavra grega bíblia (livros), que diz respeito especificamente aos livros que são reconhecidos como canônicos pela Igreja cristã. Nesse sentido, acredita-se estar o uso cristão mais antigo da expressão ta bíblia (os livros) na epístola de 2 Clemente 2.14 (c.150 d.C). O vocábulo grego biblion (do qual bíblia é o plural) é o diminutivo de biblos , que na prática denota qualquer tipo de documento escrito, mas originalmente aquele que foi escrito em papiro.
Um termo sinônimo de ‘a Bíblia’ é ‘os escritos’ ou ‘as Escrituras’ (em grego hais graphai , ta grammata ), freqüentemente usado no Novo Testamento para designar, no todo ou em parte, os documentos do Antigo Testamento. Por exemplo, Mateus 21.42 diz: ‘Nunca lestes nas Escrituras?’ (em tais graphais ). A passagem paralela, Marcos 12.10, traz o singular, referindo-se ao particular texto citado: ‘Ainda não lestes esta Escritura’ (tem graphen tauten ). Em 2 Timóteo 3.15, temos ‘as sagradas letras’ ( ta hiera grammata ), e o versículo seguinte (ARA) diz: ‘Toda Escritura é inspirada por Deus’ ( pasa graphe theopneustos )” (BRUCE, F.F. A Bíblia. In CONFORT, P. W. (ed.) A origem da Bíblia. RJ: CPAD, 1998, p.13-4).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!