Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Vencendo as aflições da vida com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
9 de Setembro de 2012
TEXTO ÁUREO
“O coração com saúde é a vida da carne, mas a inveja é a podridão dos ossos” (Pv 14.30).
VERDADE PRÁTICA
O cristão verdadeiro não se deixa levar pela inveja e não age com maldade.
HINOS SUGERIDOS 422, 432, 491.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 37.1-3 Pratique a bondade
Terça - Pv 23.17 Não seja invejoso
Quarta - Fp 1.15 Pregar por inveja e disputa
Quinta - 1 Sm 2.22-25 As maldades dos filhos de Eli
Sexta - Pv 11.19,20 Deus abomina a maldade
Sábado - Ez 36.33 Deus purificará o seu povo de toda a maldade
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 João 2.9-15.
9 - Aquele que diz que está na luz e aborrece a seu irmão até agora está em trevas.
10 - Aquele que ama a seu irmão está na luz, e nele não há escândalo.
11 - Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas, e anda em trevas, e não sabe para onde deva ir; porque as trevas lhe cegaram os olhos.
12 - Filhinhos, escrevo-vos porque, pelo seu nome, vos são perdoados os pecados.
13 - Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai.
14 - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.
15 - Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
INTERAÇÃO
A Palavra de Deus recomenda-nos que sejamos cheios do Espírito Santo, pois assim não daremos lugar às obras da carne (Gl 5.16). Sabemos que a inveja procede da nossa natureza pecaminosa, da nossa carne. Precisamos nos encher constantemente do Espírito Santo para que possamos ter uma vida santa e justa, livre do pecado. Deus nos chamou para uma vida de santidade e pureza, por isso, na lição de hoje estudaremos dois graves pecados que não deveriam jamais encontrar lugar no coração dos crentes: a inveja e a maldade. A Bíblia declara que os que cometem tais coisas, se não se arrependerem, “não herdarão o Reino de Deus” (Gl 5.21).
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que a inveja está presente no coração do homem desde a queda.
Discutir a respeito das consequências da inveja na vida do crente.
Conscientizar-se dos males advindos da maldade.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Providencie cópias da tabela abaixo para os alunos. Inicie a lição fazendo as seguintes indagações: “O que é inveja?”; “Como o crente pode livrar-se deste sentimento pecaminoso?”. Ouça com atenção os alunos e explique que a carne e o espírito são opostos. Somente teremos vitória sobre as obras da carne, o pecado, se andarmos em Espírito (Gl 5.16). Em seguida, leia e discuta com os alunos os tópicos apresentados na tabela.
Desejos pecaminosos x Fruto do Espírito
Fruto do Espírito:
Bom
Produtivo
Difícil de inflamar-se
De fácil controle
Dedicado
Liberador e cuidadoso
Estimulador
Santificado
Abundante de vida.
Desejos pecaminosos:
Iníquos
Destrutivos
Fáceis de inflamar-se
Difíceis de conter
Egoístas
Opressivos e possessivos
Decadentes
Pecaminosos
Mortais
Palavra Chave
Inveja: Desejo violento de possuir o bem alheio; desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem.
introdução
A lição deste domingo trata de dois graves pecados, que jamais deveriam ser encontrados na vida do crente: a inveja e a maldade. A inveja leva à maldade e esta afasta o homem do seu Criador. Todo aquele que pratica a iniquidade será julgado e condenado por Deus. Infelizmente, muitos dos que afirmam servir ao Senhor praticam a maldade e, depois, hipocritamente, escondem-se atrás das máscaras da mansuetude e da humildade. Mas o Todo-Poderoso não se deixa enganar pelas aparências. No devido tempo, conforme a parábola do joio e do trigo, arrancá-los-á e os lançará no lago de fogo.
SINOPSE DO TÓPICO I
A inveja teve origem na frustrada tentativa de Satanás em apoderar-se dos atributos de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
A inveja é pecado e o crente não pode ser dominado por tal sentimento.
SINOPSE DO TÓPICO III
A maldade traz consequências maléficas e acaba minando a fé do crente.
CONCLUSÃO
Quem serve a Deus verdadeiramente não deve sentir inveja do seu próximo nem praticar o mal. O Senhor chamou-nos para ser luz em meio às trevas. Assim, se você está sendo alvo de inveja e ou de maldades, procure olhar para o alto, para aquele que lhe dá a salvação e o livramento. Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem (Rm 12.9,21). Jamais esqueça que os olhos do Senhor estão atentos. Ele é justo e o seu rosto está voltado para os retos (Sl 11.4-7).
EXERCÍCIOS
1. O que é inveja?
É um sentimento de desgosto ocasionado pela felicidade do outro; cobiça.
2. O que ocorre com a pessoa que se deixa contaminar peia inveja?
Ela vive angustiada e planejando o mal de seu próximo.
3. Como nasceu o homicídio cometido por Caim?
Nasceu da inveja que ele nutria por seu irmão, Abel.
4. Podemos galgar cargos e posições profissionais? Explique.
Sim, todavia não podemos nos esquecer de que é o Senhor Deus quem chama e capacita os seus servos para obras específicas.
5. Você se considera uma pessoa invejosa e, consequentemente, maldosa? Se sim, está disposta a mudar?
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“A história dos primeiros dois rapazes nascidos a Adão e Eva realça as repercussões do pecado dentro da unidade familiar. Os rapazes Caim e Abel, tinham temperamentos notadamente opostos. Caim gostava de trabalhar com plantas cultiváveis. Abel gostava de estar com animais vivos. Ambos tinham uma disposição de espírito religioso. Os filhos de Adão levaram sacrifícios ao Senhor, o primeiro incidente sacrificial registrado na Bíblia. Que Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura não quer dizer necessariamente que animais são superiores a planta para propósitos sacrificais. Por que atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta fica evidente à medida que a história se desenrola. A primeira pista aparece quase imediatamente. Caim não suportava que algum outro ficasse em primeiro lugar. A preferência do Senhor por Abel encheu Caim de raiva. Só Caim podia ser o ‘número um’. O Senhor não estava ausente na hora da adoração. Ele abordou Caim e lhe deu um aviso. Deus não o condenou diretamente, mas por meio de um jogo de palavras informou a Caim que ele estava em real perigo. Se Caim tivesse feito bem, com certeza Deus o teria graciosamente recebido” (Comentário Bíblico Beacon. Vol.1, 1.ed., RJ: CPAD, 2005. p.43).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!