Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos A pessoa e a obra do Espírito Santo com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
14 de Marco de 2004
TEXTO ÁUREO
“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1.8).
VERDADE PRÁTICA
Para que o servo de Deus possa obter êxito na obra missionária ante as perseguições e tribulações, é fundamental estar cheio do Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — At 2.37-41; 4.31,33 O efeito do Pentecostes
Terça — At 6.8-10,55 O mártir Estêvão
Quarta — At 8.14-17 O evangelho em Samaria
Quinta — At 11.22-24 O evangelho em Antioquia
Sexta — At 16.6-10 O Espírito Santo e a obra missionária
Sábado — At 20.20-27; 1Ts 1.5 O Espírito Santo na vida do apóstolo Paulo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 1.6-8; Romanos 1.14-17.
Atos 1
6 — Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7 — E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8 — Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.
Romanos 1
14 — Eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
15 — E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
16 — Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
17 — Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.
PONTO DE CONTATO
As nações estão enfermas, com fome e sede de Deus. E você sabe quem pode sanar essas necessidades? A Igreja de Jesus Cristo. Nós temos o remédio para curar a enfermidade dos povos que ainda não conhecem Deus. Você já parou para pensar que existem milhões de pessoas que nunca ouviram o nome de Jesus? Não conhecem a sua linda história de amor e jamais tiveram a oportunidade de ler sequer um versículo da Bíblia Sagrada? Isso não lhe traz um pesar? Você não se entristece pelo fato de que hoje, uma alma foi para o inferno sem saber que o Filho de Deus morreu por ela? Deus nos confiou uma grande missão. Todavia, o Senhor enviou o Espírito Santo para que estivesse conosco. Ele nos capacita e nos reveste para cumprirmos o ide de Cristo. Pense nisso.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Estabelecer a correlação entre fruto do Espírito e obra missionária.
Enumerar os motivos que impulsionaram Paulo a realizar a obra missionária.
Descrever como o Espírito Santo se manifesta na vida do crente.
SÍNTESE TEXTUAL
O batismo com o Espírito Santo possui outro propósito além da edificação da Igreja; trata-se de um revestimento de poder para testemunhar e servir na obra de Deus. No início da Era Cristã foi necessário conceder aos discípulos uma capacitação sobrenatural para que pudessem expandir o Evangelho. Cada capítulo de Atos sobre o crescimento da Igreja primitiva, os milagres feitos pelos apóstolos e a autoridade com que anunciavam o Evangelho, pressupõe a presença poderosa do Espírito Santo em suas vidas. Homens que outrora negavam a Cristo, após o Pentecostes, pregavam com intrepidez a Palavra de Deus mesmo sob forte perseguição. A convicção da salvação e do ide de Jesus, a compaixão diante da necessidade dos povos que desconhecem a Deus e a responsabilidade pessoal com o seu Reino, nos constrangem a levar adiante a obra missionária. Para cumprir tão árdua missão é indispensável estar cheio do Espírito Santo.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Leve um mapa-múndi e alguns alfinetes coloridos para a sala de aula. Você poderá realizar uma grande pesquisa com sua turma, a fim de que eles possam conhecer a real necessidade de pregar o evangelho aos povos não alcançados. Procure em bibliotecas ou na internet, dados e estatísticas sobre esses povos. Separe a turma em grupos e distribua o material, cada grupo pesquisará sobre um país distinto. Os alunos devem identificar no mapa o país que estão representando e marcar com um alfinete, sintetizar as principais informações num papel e apresentá-las diante da turma. Solicite que um componente escreva no quadro-de-giz o que está sendo dito. Parabenize o grupo que melhor se apresentar. Se for possível, deixe os trabalhos e o mapa no mural da classe durante algum tempo. Recomende seus alunos para orarem durante a semana pelo país que representaram.
INTRODUÇÃO
O Senhor da seara continua chamando trabalhadores ainda na undécima hora (Mt 20.6). A vinda de Jesus se aproxima com rapidez, e estamos diante da última oportunidade missionária. O Espírito Santo continua incentivando: “Amplia o lugar da tua tenda, e as cortinas das tuas habitações se estendam; não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas” (Is 54.2). Jesus vinculou a sua ordem missionária à operação do Espírito Santo (Lc 24.47,49; At 1.4,5,8). A maior necessidade da obra missionária continua sendo pessoas cheias do Espírito Santo.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Missiológico
“Se a salvação e seu consequente compromisso com uma vida de discipulado radical formam o alicerce do serviço cristão, o batismo no Espírito Santo provê o poder para esse serviço. A maioria dos cristãos concordaria que uma infusão do poder do Espírito é fundamental para uma vida de serviço. A contribuição pentecostal é a ênfase em que essa capacitação é subsequente à salvação, que o crente é batizado com o Espírito Santo depois de ter sido salvo. A ordem de Cristo em Atos 1.4,5 é compreendida como normativa para toda a Igreja até a sua volta […].
[…] Essa concessão de poder é uma capacitação de poder sobrenatural para cumprir a comissão de Cristo de discipular as nações. Essa tem de ser a agenda da Igreja até a volta de Cristo. Isso é mostrado pelo desenvolvimento do pensamento de revestimento/ nações/ retorno, que está em Atos 1.8-10 […].
[…] Em termos práticos, isso significa que o missionário pentecostal realiza a tarefa confiante de que o poder (do grego dúnamis) do Espírito Santo, recebido quando alguém é batizado com o Espírito Santo, será adequado para cada desafio. Não existe a necessidade de hesitar no testemunho pessoal, na pregação pública, no exercício dos dons espirituais, ou na confrontação direta com os poderes das trevas.
A confiança do missionário pentecostal descansa primeiramente sobre o poder concedido no momento de ser batizado com o Espírito Santo. Neste sentido, tem caráter fundamental a declaração de Jesus relacionando o poder pentecostal com o exercício do testemunho mundial (At 1.8). Junto com as habilidades naturais e os dons que foram descobertos no curso do ministério, o missionário pentecostal também deseja ‘os melhores dons’ (1Co 12.31), sabendo que existe capacitação divina abundante para aqueles que buscam em obediência a vontade de Deus (1Co 12.11; Ef 4.7). ‘Naturalmente, segue-se que o missionário pentecostal espera operar no campo do sobrenatural’” (Missões na Era do Espírito Santo. CPAD, pp.191,193,194).
QUESTIONÁRIO
1. Cite dois motivos que levaram Paulo a realizar a obra missionária.
A convicção de que Jesus é o único meio de salvação e o impacto da realidade de que os gentios não conhecem a Deus.
2. Qual a ordem enfática dada por Jesus aos discípulos em Marcos 16.15?
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.
3. Mencione três manifestações do Espírito Santo na vida de Paulo como missionário.
O Espírito Santo encheu Paulo do amor de Deus, operou na sua vida uma total dependência de Deus e capacitou-o para dar sua vida em sacrifício vivo a Deus.
4. O que faltava aos discípulos para que pregassem o evangelho, que foi conferido pelo Espírito Santo?
A visão missionária.
5. Como o Espírito Santo confirma o trabalho de seus servos?
O Espírito Santo comunica poder à palavra pregada.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!