Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Ministério Profético na Bíblia com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
12 de Setembro de 2010
TEXTO ÁUREO
“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas” (1Co 12.28).
VERDADE PRÁTICA
Os dons espirituais e ministeriais são distintos, no entanto, ambos provêm de Deus e são indispensáveis à Igreja de Cristo.
HINOS SUGERIDOS 196, 210, 244.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — At 13.1 Os profetas na liderança da igreja
Terça — At 15.32 Silas é chamado de profeta
Quarta — 1Co 14.29 Os profetas no culto cristão
Quinta — 1Co 14.32 Os profetas e seu autocontrole
Sexta — 1Co 12.8-10 O dom de profecia entre os demais dons espirituais
Sábado — Rm 12.6 O uso do dom de profecia
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 4.11-14; 1 Coríntios 14.3.
Efésios 4
11 — E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
12 — querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo,
13 — até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
14 — para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.
1 Coríntios
3 — Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação.
INTERAÇÃO
No AT podemos ver Deus falando com o seu povo através dos profetas. E Ele continua a falar e a revelar a sua vontade mediante a profecia. Vivemos tempos trabalhosos e muitos já não crêem na ação e na existência dos autênticos profetas. Todavia, a Igreja do Senhor não pode desprezar as profecias (1Ts 5.19-21), pois este dom foi concedido para a edificação, exortação e consolo da Igreja. O povo de Deus precisa ter discernimento para reconhecer os verdadeiros profetas. Esse discernimento é fruto do conhecimento bíblico e, dificilmente uma igreja, ou um cristão, que prioriza o estudo das Sagradas Escrituras será enganado ou confundido.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Estabelecer a diferença entre os dons ministeriais de apóstolos, evangelistas, pastores e doutores.
Explicar as semelhanças e diferenças entre o profeta do Novo e do Antigo Testamentos.
Definir o dom de profecia.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, é importante que os alunos compreendam e saibam estabelecer as diferenças entre dons espirituais e ministeriais. Sugerimos a utilização do quadro abaixo. Explique aos alunos que, embora haja variedade de dons espirituais, todos vêm do Espírito Santo e devem ser usados para a edificação do corpo de Cristo. Os dons não podem, em hipótese alguma, ser utilizados para manipular as pessoas ou trazer divisão à igreja. Precisamos usá-los com sabedoria, amor e para a glória de Deus.
DONS ESPIRITUAIS
Recursos extraordinários que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito, colocou à disposição da Igreja, visando:
1 O aperfeiçoamento dos santos;
2 A ampliação do conhecimento, do poder e da proclamação do povo de Deus;
3 Chamar a atenção dos incrédulos à realidade divina.
DONS MINISTERIAIS
Capacitação extraordinária que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito Santo, coloca à disposição da classe obreira da Igreja, visando o pleno desempenho do ministério.
Palavra Chave
Dom: [Do lat. domum], dádiva, presente de Deus.
INTRODUÇÃO
O assunto desta lição diz respeito a um dos aspectos decisivos da vida da igreja: a profecia no contexto neotestamentário. Tais manifestações devem passar pelo crivo das Escrituras Sagradas para que cumpram a sua finalidade: exortar, edificar e consolar (1Co 14.3). Em 1 Coríntios 12, o apóstolo Paulo tratou do assunto, considerando os dois tipos de dons de profecia. Aquele que pode ser concedido pelo Espírito a qualquer crente (1Co 12.10), e o outro destinado a crentes com chamada específica para esse ministério (1Co 12.28).
SINOPSE DO TÓPICO I
Os dons ministeriais descritos pelo apóstolo Paulo em sua carta aos efésios (4.11-14) têm por finalidade o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério e a edificação do Corpo de Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO II
O profeta no contexto neotestamentário possui como função primordial proclamara revelação divina.
SINOPSE DO TÓPICO III
O dom de profecia é uma manifestação momentânea e sobrenatural do Espírito Santo que visa edificar, exortar e consolar a igreja.
CONCLUSÃO
O nosso Deus nunca deixou de se comunicar com o seu povo. Ele continua a falar conosco, inclusive por meio do dom de profecia. O Senhor sempre cuida do progresso e edificação de sua Igreja. Por essa razão, Jesus deu à sua Noiva, apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores.
EXERCÍCIOS
1. Quais os tipos de dons que o apóstolo Paulo alistou em 1Co 12.28?
Apóstolos, profetas, doutores, como chamada específicas para esses ministérios.
2. De acordo com o contexto neotestamentário, o que significa “profeta” em Efésios 4.11?
Pregadores irresistivelmente cheios do Espírito Santo.
3. Qual a razão de Jesus ter concedido os dons ministeriais à sua Igreja?
Para cooperarem na edificação da igreja, na dedicação ao ensino e na interpretação da Palavra de Deus.
4. O que é o dom de profecia?
É uma manifestação momentânea e sobrenatural do Espírito Santo.
5. Qual deve ser o cuidado de quem profetiza?
Falar apenas o que o Espírito Santo mandar.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“No contexto de uma unidade mantida portais expressões de amor como humildade, mansidão, longanimidade e tolerância, são exercidos os dons distribuídos por Cristo, e se cumprem os objetivos de Cristo em seu corpo e a favor do seu corpo (4.7-10). Surpreendentemente, estes objetivos não se cumprem nos líderes que Cristo dá à igreja, mas nos leigos. Os líderes são servos cujo papel é equipar o povo de Deus para sua ‘obra do ministério’. Por meio dos esforços de todos os seus membros, o corpo de Cristo é edificado (4.11-13). E por meio da participação ativa em um corpo que cresce, e que ministra de forma constante, o crente amadurece individualmente (4.14-16). Quer os líderes tenham grandes áreas de responsabilidade (apóstolos, profetas, evangelistas) ou somente responsabilidades locais (pastores e doutores), eles são ordenados para servir os leigos”.
(RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2007, pp.423,425)
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