Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As Disciplinas da Vida Cristã com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
15 de Junho de 2008
TEXTO ÁUREO
“Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei.” (1Pe 2.17).
VERDADE PRÁTICA
Temos por obrigação, enquanto membros de uma sociedade politicamente organizada, orar pelas autoridades constituídas, a fim de que estas promovam o bem comum e ajam com equidade e justiça.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Sl 33.12 A verdadeira felicidade de uma nação
Terça — 1Tm 2.1-3 Orar pela pátria — obrigação de todos nós
Quarta — Rm 13.1 Nossa postura como cidadãos da terra
Quinta — At 4.19 O limite de nossa obediência às autoridades
Sexta — Mt 5.13,14 O crente como sal da terra e luz do mundo
Sábado — Jn 3.3-5 Nosso brado profético às nações
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 2.1-8.
1 — Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens,
2 — pelos reis e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade.
3 — Porque isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador,
4 — que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade.
5 — Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem,
6 — o qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo.
7 — Para o que (digo a verdade em Cristo, não minto) fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios, na fé e na verdade.
8 — Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.
INTERAÇÃO
Até que ponto deve o cristão envolver-se nas questões políticas e sociais de seu país? Pode ele fazer alguma coisa no sentido de mudar o curso da história de sua nação? O que pode então fazer para que sua pátria seja sacudida por um portentoso avivamento espiritual? Questione seus alunos logo no início da aula. Desafie-os com a responsabilidade de intercederem pelo Brasil diante de uma sociedade cada vez mais descrente.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as raízes de nossa história.
Retomar à sua missão profética no mundo.
Interceder pela pátria.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Deus instituiu os governos para garantir a ordem e a justiça social, por isso deve o crente submeter-se a eles. Todavia, se tais governos deixarem de exercer sua devida função, e passarem a agir no sentido contrário à Palavra de Deus, o cristão deverá obedecer a Deus e não mais aos homens. Com base no ponto II da lição, “A postura do crente como cidadão dos céus”, e na afirmativa acima, promova um debate na classe sobre até que ponto devem os cristãos obedecer a seus governantes. Para incrementar a discussão compare os seguintes textos: 1Pe 2.13-17 e Rm 13.1 com At 4.1-19.
Palavra Chave
Intercessão: Oração sincera e misericordiosa dirigida a Deus a favor de outrem.
INTRODUÇÃO
O Brasil está enfermo. Mas a Igreja de Cristo tem o remédio para arrancá-lo desta morbidez que, desde o seu achamento, vem enfraquecendo-lhe as fibras morais. Como podemos mudar a nossa história? Através da oração e do jejum. Orando e jejuando, desencadearemos um avivamento que, à semelhança da reforma de Josias, leve-nos a firmar-nos como a força regeneradora da nação.
SINOPSE DO TÓPICO I
A colonização do Brasil foi sob o signo de uma religiosidade supersticiosa, enquanto a dos Estados Unidos, sob o esplendor da Bíblia Sagrada.
SINOPSE DO TÓPICO II
O cristão além de assumir uma postura profética neste mundo, deve evitar o ativismo político e o conformismo escatológico.
SINOPSE DO TÓPICO III
São motivos que reclamam a oração do crente: a valorização da vida, a preservação dos valores cristãos, a conservação das liberdades democráticas e a vinda de um avivamento.
CONCLUSÃO
Orar e jejuar pela nação. Esta é uma das mais nobres disciplinas da vida cristã. Ao invés de criticarmos as autoridades, intercedamos por estas, a fim de que cumpram o seu mandato na promoção do bem comum. Tem você orado pelo Brasil? Se não intercedermos por nossa gente, como nos haveremos no último dia?
EXERCÍCIOS
1. Explique, conforme o autor, a diferença entre a colonização do Brasil e dos Estados Unidos.
O Brasil nasceu sob o signo de uma religiosidade supersticiosa, enquanto os Estados Unidos, sob o esplendor da Bíblia Sagrada.
2. Cite duas posturas que devem ser evitadas pelos cristãos.
Ativismo político; conformismo escatológico.
3. Qual deve ser a verdadeira atitude da Igreja de Cristo?
Uma atitude profética e firmemente comprometida com o Reino de Deus.
4. Descreva dois motivos pelos quais devemos interceder pelo nosso país.
Valorização da vida e preservação dos valores dos cristãos.
5. Leia Habacuque 3.2 e transcreva abaixo o que o texto tem a ver com a realidade brasileira.
(Livre).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“Combinando oração com jejum
O exercício espiritual de jejuar e orar longamente, em face de uma necessidade urgente, não pode ser encarado como um artifício para se obter a atenção de Deus ou sua aprovação àquilo que desejamos. Apesar de o jejum ter consigo mesmo uma recompensa toda peculiar, tal recompensa diz respeito mais àquele que jejua do que ao objetivo final da oração. A prática da oração associada ao jejum deve resultar numa percepção espiritual mais aguçada e num aumento de fé. A oração e o jejum podem trazer valiosas contribuições à vida do crente ou de toda a congregação, embora nunca se deva permitir que sua prática degenere numa formalidade vazia ou numa tentativa de manipular Deus […]”.
(BRANDT, R. L.; BICKET, Z. J. Teologia bíblica da oração. 3.ed., RJ: CPAD, 2003, pp.275,276).
APLICAÇÃO PESSOAL
De que modo deve o crente portar-se diante da sociedade? Deve isolar-se das pessoas a fim de manter-se afastado das más influências do mundo, ou aproximar-se com a intenção de transformar positivamente o mundo com o poder do evangelho de Cristo? A Bíblia diz que nós somos o “sal da terra”. Com a qualidade do sal devemos dar sabor, purificar e conservar este mundo que, sem Deus, caminha a passos largos para a destruição. Sabemos que o sal só exerce a função de salgar quando está em contato com aquilo que deve salgar. Portanto, não é necessário ao crente enclausurar-se, distanciando-se de sua comunidade e do convívio social.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!