Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Família Cristã com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
20 de Junho de 2004
TEXTO ÁUREO
“Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele” (Pv 22.6).
VERDADE PRÁTICA
O culto doméstico, além de desenvolver na criança o princípio da adoração a Deus, sedimenta em nossos filhos os verdadeiros valores morais.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 2Cr 26.4 Valores adquiridos dos pais
Terça — Dt 6.6,7 Ensinar aos filhos: responsabilidade dos pais
Quarta — Dt 11.19 Ensinando diligentemente
Quinta — 2Tm 1.5; 3.15 O culto doméstico produz sabedoria
Sexta — Pv 22.6 Culto doméstico: resistência ao pecado
Sábado — Sl 1 O culto doméstico promove estabilidade e prosperidade espirituais
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 78.1-8.
1 — Escutai a minha lei, povo meu; inclinai os ouvidos às palavras da minha boca.
2 — Abrirei a boca numa parábola; proporei enigmas da antiguidade,
3 — os quais temos ouvido e sabido, e nossos pais no-los têm contado.
4 — Não os encobriremos aos seus filhos, mostrando à geração futura os louvores do Senhor, assim como a sua força e as maravilhas que fez.
5 — Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos,
6 — para que a geração vindoura a soubesse, e os filhos que nascessem se levantassem e a contassem a seus filhos;
7 — para que pusessem em Deus a sua esperança e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos
8 — e não fossem como seus pais, geração contumaz e rebelde, geração que não regeu o seu coração, e cujo espírito não foi fiel para com Deus.
PONTO DE CONTATO
Na história de Noé, aprendemos três importantes lições com o patriarca:
a) Sacerdócio do lar. Noé, na condição de marido e pai, exercia o seu sacerdócio numa estreita e constante relação com Deus.
b) Comunhão com Deus. Noé, como sacerdote do lar, era um elo entre Deus e sua família. Assim, Deus falou com o patriarca, a fim de que este convocasse a família para entrar na arca.
c) Exemplo moral. Com a sua conduta, inspirava a confiança dos filhos, sem a qual eles não teriam entrado na arca.
Sigamos, pois, o exemplo de Noé como chefe de família.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Localizar na Bíblia exemplos de pais que cumpriram suas responsabilidades e deveres como sacerdotes de suas famílias.
Destacar a importância do culto doméstico como meio de fortalecer os laços de afeição, amizade e comunhão entre os membros da família.
SÍNTESE TEXTUAL
No lar, os conceitos mais importantes da vida são ensinados e o caráter da criança é formado, por isso a importância do culto doméstico. Através deste princípio bíblico, os pais podem transmitir aos filhos os preceitos divinos a fim de que eles jamais os esqueçam. O que poderia ser melhor do que adorar a Deus e estudar a sua Palavra? Fazer isso em família. O culto doméstico é imprescindível à estabilidade espiritual desta instituição porque é o momento em que todos se reúnem para juntos louvar ao Criador da família e aprender como servi-lo. Fazendo isso, estaremos fortalecendo os laços familiares e estreitando a nossa comunhão com Deus e com nossos entes queridos.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Pergunte a sua turma se alguém possui uma experiência relacionada ao culto doméstico para contar.
Se ninguém tiver, faça as seguintes perguntas aos alunos: Qual a maior dificuldade enfrentada para realizar o culto doméstico? Por que vocês acham que este ensino vem sendo negligenciado pelas famílias com o passar dos anos? Qual o primeiro passo a ser tomado para que a família retorne a este princípio bíblico? Discuta com a sua turma a respeito dessas questões.
INTRODUÇÃO
Através de Moisés, o Senhor intima os israelitas a repassar aos seus filhos, com toda a diligência, os princípios da Palavra de Deus (Dt 6.7). Isto significa que os mais importantes conceitos da vida são formados na intimidade do lar e reforçados no culto doméstico.
CONCLUSÃO
A falta de tempo para se refletir na Palavra de Deus, em família, é uma ameaça contra a estabilidade espiritual dos filhos e dos cônjuges. Levemos em conta que os dias atuais são mui difíceis, em virtude de seus perversos ensinos tentarem neutralizar os valores bíblicos e espirituais que devem nortear a casa e a igreja.
O mundo impõe um padrão de conduta que nada tem a ver com o do cristão. É no lar que a criança deve adquirir convicções que a tornem capaz de resistir aos valores deturpados do mundo. Portanto, muito cuidado! Se o culto doméstico e o ensino sistemático da Palavra forem negligenciados pelos pais, a família estará fadada ao fracasso, às vezes, irreversível.
EXERCÍCIOS
1. Em que fato se vê a formação espiritual dos filhos de Adão?
Quando eles ofereceram ao Senhor as primícias do seu trabalho.
2. Que atitude dos filhos de Noé demonstra que conheciam a Deus?
A entrada deles na arca.
3. Por que o exemplo dos pais de Moisés é próprio para a realidade moderna?
Porque atualmente as crianças permanecem mais com os de fora do que com os pais.
4. Que mulher pode ser citada como exemplo de mãe diligente na formação do filho?
Eunice.
5. Cite um exemplo de pai negligente na formação das filhas.
Ló.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
“O povo de Deus é sábio. Reúne condições de cuidar prioritariamente de sua vida espiritual, pois tem nas mãos a Bíblia, a fonte da sabedoria e das revelações divinas, que ‘o tesouro mais precioso que conquistamos’. A maioria dos crentes pratica o culto doméstico — um exercício espiritual que tantos benefícios têm trazido aos filhos de Deus, à igreja e ao mundo. Sem prolongados comentários, anotemos três das razões que justificam a importância do culto doméstico:
1. É uma obra sagrada. A leitura bíblica e a oração envolvem a todos, tornando o ambiente familiar mais doce. Além disso, contribuem para estruturar a comunhão entre os membros da família… É fator de harmonia. Estabelecer uma convivência digna de Deus, contribuindo para evitar as desavenças e a desunião no lar, pois é um exercício espiritual.
2. Produz despertamento. Estimula os filhos na caminhada com Cristo, por tratar-se de um recurso eficaz que lhe desperta a vocação cristã. Estabelece relação com o futuro dos púlpitos e determina o bem-estar dos filhos nesta vida e na eternidade.
3. Proporciona melhores condições espirituais. Habilita toda a família para servir melhor a Deus e glorificá-lo. Em qualquer situação, mesmo as mais difíceis, as condições espirituais produzem no servo do Senhor a confiança” (…E Fez Deus a Família. CPAD, pp.192,193).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!