Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Jeremias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
20 de Junho de 2010
TEXTO ÁUREO
“Escolhendo, antes, ser maltratado com o povo de Deus do que por, um pouco de tempo, ter o gozo do pecado; tendo, por maiores riquezas, o vitupério de Cristo” (Hb 11.25,26).
VERDADE PRÁTICA
Como homens de Deus, esta é a única alternativa: optar em permanecer com o povo de Deus, ainda que isto nos custe sacrifícios, perdas e até a própria vida.
HINOS SUGERIDOS 28, 77, 96.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 12.1-4 A opção de Abraão
Terça - Gn 45.5-7 A opção de José
Quarta - Hb 11.25,26 A opção de Moisés
Quinta - Et 4.14-16 A opção de Ester
Sexta - Jr 40.6 A opção de Jeremias
Sábado - Fp 2.1-11 A opção de Cristo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 40.1-6.
1 - Palavra que veio a Jeremias, da parte do SENHOR, depois que Nebuzaradã, capitão da guarda, o deixou ir de Ramá, quando o tomou, estando ele atado com cadeias no meio de todos os do cativeiro de Jerusalém e de Judá, que foram levados cativos para a Babilônia;
2 - porque o capitão da guarda levou a Jeremias e lhe disse. O SENHOR, teu Deus, pronunciou este mal contra este lugar;
3 - e o SENHOR o trouxe e fez como tinha dito, porque pecastes contra o SENHOR e não obedecestes à sua voz; pelo que vos sucedeu tudo isto.
4 - Agora, pois, eis que te soltei, hoje, das cadeias que estavam sobre as tuas mãos. Se te apraz vir comigo para a Babilônia, vem, e eu velarei por ti; mas, se te não apraz vir comigo para Babilônia, deixa de vir. Olha: toda a terra está diante de ti; para onde parecer bom e reto aos teus olhos que vás, para ali vai.
5 - Mas, como ele ainda não tinha voltado, disse-lhe: Volta a Gedalias, filho de Aicão, filho de Safã, a quem o rei da Babilônia pôs sobre as cidades de Judá, e habita com ele no meio do povo; ou, se para qualquer outra parte te aprouver ir, vai. Deu-lhe o capitão da guarda sustento para o caminho e um presente e o deixou ir.
6 - Assim, veio Jeremias a Gedalias, filho de Aicão, a Mispa e habitou com ele no meio do povo que havia ficado na terra.
INTERAÇÃO
Caro professor, a vida de Jeremias evidencia que a retórica do viver é mais convincente que a do falar. Portanto, além do estudo e da preparação da lição, do aprofundamento do assunto e da didática empregada, é imprescindível que a sua vida esteja coerente com suas palavras, ou seja, seu viver deve ser uma pregação autêntica, a fim de que até mesmo os ímpios possam reconhecer o poder de Deus em sua vida (Jr 40.1-5).
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar na história de Israel o cumprimento das profecias de Jeremias.
Comparar a vida de Jeremias a de outros personagens bíblicos que se sacrificaram pelo povo.
Refletir a respeito de suas escolhas ao longo da jornada cristã aqui na terra.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
No primeiro tópico, abordamos o cumprimento das profecias de Jeremias. Portanto, para introduzi-lo, convide os alunos a pesquisarem no livro tais profecias e seu cumprimento. Para auxiliá-lo, aí vão algumas sugestões:
• A invasão dos Babilônios e a destruição de Israel (Jr 4.5-7);
• A destruição dos inimigos (Jr 12.14);
• O estado de calamidade de Israel ao longo da execução do juízo divino (Jr 19.7-9);
• A destruição de Israel por Nabucodonosor (Jr 21.4-7);
• Juízo contra os reis de Judá (Jr 22.11,12,18,19,24-26,28-30);
• Duração do cativeiro de Israel na Babilônia (Jr 25.11);
• Retorno do cativeiro (Jr 30.3).
Palavra Chave
Opção: Ato ou faculdade de optar; livre escolha.
introdução
O que Jeremias profetizara, cumpriu-se. Jerusalém foi destruída; o povo jaz cativo; os mortos acumulam-se nas ruas e nas praças!
Em meio à tragédia, o comandante babilônio oferece uma opção ao profeta. Se quisesse, poderia ficar em Judá com o remanescente. Ou, então, ser levado a Babilônia onde seria tratado com real deferência. Uma vez mais, demonstrando sua fidelidade a Deus e sacrificando-se pelo povo a quem tanto amava sem ser amado, opta Jeremias por permanecer em Judá.
Neste domingo, o Senhor também nos chama a fazer uma opção. Pela fé, optou Moisés pelo povo de Deus: “Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa” (Hb 11.25,26).
SINOPSE DO TÓPICO I
Todas as profecias de Jeremias em relação à destruição de Israel se cumpriram.
SINOPSE DO TÓPICO II
Jeremias escolheu permanecer com o povo de Israel em Judá ao invés de ir para a Babilônia.
SINOPSE DO TÓPICO III
Muitos personagens bíblicos optaram por sacrificar suas próprias vontades, conforto e até mesmo a vida em prol do povo de Deus.
CONCLUSÃO
Já fez sua opção pelo povo de Deus? Ou ainda está a divertir-se com os privilégios oferecidos por este mundo? Quantos obreiros que, ao invés de levar adiante o ministério que lhes confiou o Senhor Jesus, não estão a trocar a glória de Deus por aquilo que não é de nenhum valor! E quantos jovens que, desprezando o chamamento ministerial de Deus, não estão a optar pelo efêmero e passageiro mundo (1 Jo 2.17).
Jeremias optou por sofrer com o povo de Deus, levando alento àquela gente que já não tinha qualquer esperança. Qual a sua opção?
EXERCÍCIOS
1. Que opção foi oferecida a Jeremias?
Ficar na Babilônia onde haveria de ser bem tratado.
2. Que decisão tomou o profeta?
Ele optou por ficar com o restante do povo de Deus.
3. Cite alguns exemplos de opções pelo povo de Deus nas Sagradas Escrituras?
Moisés, José.
4. Qual o maior exemplo de renúncia?
Jesus Cristo.
5. Como você demonstra a sua opção pelo povo de Deus?
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliológico
“O período no qual os profetas bíblicos dizem ter ministrado à nação israelita está apoiado por numerosas evidências de inscrições e de importância histórica. Sem mostrar deferência a pessoas, os profetas chamaram igualmente reis e cidadãos a prestar contas, desviando-os da idolatria quando atendiam as advertências de Deus, mas sofrendo com eles no exílio quando resistiam ao gesto de Deus. A arqueologia pode apresentar as razões práticas que provocaram tais indiciações proféticas, revelar os lugares que eram o assunto das profecias e identificar as pessoas que fizeram ouvido de mercador para com as predições. Deste modo, a arqueologia oferece algumas evidências para a realidade da profecia em si.
No antigo Oriente Próximo, onde todas as culturas circunjacentes a Israel tinham múltiplas deidades, o contexto da fé de Israel era muitas vezes uma competição entre deuses nacionais. Nesta batalha pela crença, o deus cujas colheitas fossem abundantes, ou de cujo exército saísse vitorioso, era considerado o mais poderoso. No aspecto teológico, esta era uma das maiores ameaças ao povo de Deus e, lamentavelmente, era uma guerra espiritual que os israelitas perdiam com frequência (vide Jr 11.13). Os profetas de Israel tiveram de competir com nações que diziam aos israelitas que a inabilidade deles de resistir à imposição de pagamentos de tributo ou mesmo o exílio por potências mais fortes, era prova de que o Deus de Israel era inferior (vide 2 Rs 18.32-35; Ez 36.20)”.
(PRICE, R. Arqueologia Bíblica. 5.ed. RJ: CPAD, 2006, pp.214-215)
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