Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Colossenses com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
19 de Setembro de 2004
TEXTO ÁUREO
“Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus” (Cl 4.12).
VERDADE PRÁTICA
Na vida cristã, amigos são como pedras preciosas. Devem ser amados, destacados e considerados.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Fp 2.25 Companheiro de missão
Terça — Jo 13.34,35 A marca do cristão
Quarta — Mt 25.21 Servo bom e fiel
Quinta — Mt 20.26,27 Grande é quem é servo
Sexta — 2Tm 4.10 Amando erradamente
Sábado — Ap 2.10 Fiel até à morte
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Colossenses 4.7-14.
7 — Tíquico, irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor, vos fará saber o meu estado;
8 — o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saiba do vosso estado e console o vosso coração,
9 — juntamente com Onésimo, amado e fiel irmão, que é dos vossos; eles vos farão saber tudo o que por aqui se passa.
10 — Aristarco, que está preso comigo, vos saúda, e Marcos, o sobrinho de Barnabé, acerca do qual já recebestes mandamentos; se ele for ter convosco, recebei-o;
11 — e Jesus, chamado Justo, os quais são da circuncisão; são estes unicamente os meus cooperadores no Reino de Deus e para mim têm sido consolação.
12 — Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus.
13 — Pois eu lhe dou testemunho de que tem grande zelo por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e pelos que estão em Hierápolis.
14 — Saúda-vos Lucas, o médico amado, e Demas.
PONTO DE CONTATO
Inicie a aula conversando com seus alunos sobre o valor de uma amizade. Defina a palavra e descubra, com eles, aspectos que envolvem uma amizade duradoura. Exemplos: lealdade, aceitação, amabilidade, hospitalidade, etc.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar os principais colaboradores do apóstolo Paulo.
Enunciar a opinião do apóstolo sobre seus fiéis amigos.
Analisar o perfil de cada um dos cooperadores de Paulo.
SÍNTESE TEXTUAL
Cristo é nosso exemplo. Seu ministério desenvolveu-se a partir da profunda amizade com os doze apóstolos a quem repetidamente chamou de “amigos” (Jo 15.13-15). E ainda havia o círculo íntimo de três com quem Ele mantinha uma amizade mais profunda.
Ser cristão é um relacionamento com o Deus triúno através de Cristo e com seu corpo, a Igreja. Deus torna-se nosso Pai; nós nos tornamos irmãos e irmãs. Relacionamento é recomendação bíblica: “Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns” (Hb 10.25). Este é um chamado à união e amizades com outras pessoas. Amizade não é uma opção, é necessidade.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Dinâmica: O barbante
A igreja é uma célula viva e dinâmica que se alimenta da Palavra de Deus, vive da fé e caminha na prática do amor. Para que estas verdades se concretizem é fundamental que ela esteja vinculada à cabeça que é Cristo.
Objetivo: Refletir sobre a união e suas implicações no que diz respeito à tolerância, perseverança e demais fatores que, se ausentes, impedem a unidade da igreja.
Material: Um rolo de barbante (cordão) grosso.
Procedimento: Amarre os pés dos alunos em grupos de quatro. Cada grupo permanecerá ligado pelo barbante enquanto a lição é ensinada. Antes de terminar a aula, comece a questioná-los:
• Como se sentiu amarrado?
• Sentiu vontade de soltar os pés?
• É fácil permanecer atado a seu irmão durante muito tempo?
• Determinação, resistência, fé, luta, amor e compromisso são características fundamentais para o cristão permanecer unido ao Corpo. Você poderia indicar onde tem falhado?
INTRODUÇÃO
Nos últimos versículos da Epístola aos Colossenses, verifica-se que Paulo tinha o cuidado fraterno e amoroso para com aqueles que com ele trabalhavam na santa causa do Senhor, naqueles tempos mais difíceis do que hoje. Também nisso, o apóstolo é um notável exemplo quando vemos, em muitos lugares, um comportamento estranho de desunião, infidelidade, desconfiança, competição e falta de amor. Pode-se perceber que era pequeno o círculo de cooperadores, fiéis e chegados, com que o apóstolo podia contar em sua vida na prisão. Mas eram homens íntegros a toda prova, de sólido caráter cristão e de virtudes e qualificações dignas de serem imitadas por todos aqueles e aquelas que servem no ministério.
CONCLUSÃO
Paulo soube plantar as sementes da amizade e do amor fraternal quando de sua passagem por diversos lugares e cidades. E, em suas viagens missionárias, ganhou não somente pessoas para Cristo, o que já era motivo de alegria, mas também amigos e companheiros que lhe seriam muito úteis nos momentos de sua reclusão por motivo do evangelho.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Bibliológico
“Esta passagem, recomendando Tíquico e Onésimo como portadores da carta, e como os representantes pessoais de Paulo, é repetida de forma quase idêntica em Efésios 6.21,22 (outro testemunho da íntima relação entre estas duas cartas). Além de credenciar os dois mensageiros, a passagem é um exemplo da fórmula de ‘revelação apostólica’ encontrada em algumas das cartas de Paulo, por meio da qual o apóstolo deseja que seus leitores sejam informados de suas circunstâncias pessoais (Rm 1.13; 2Co 1.8; Ef 6.21; Fp 1.12 e Cl 2.1). Nesta ocasião, os portadores das cartas comunicarão o estado de Paulo, bem como tudo aquilo que se refere ao apóstolo (v.9).
É adorável observar quão amavelmente Paulo recomenda-se seus mensageiros pessoais. Refere-se a Tíquico como um ‘irmão amado, e fiel ministro, e conservo no Senhor’. Pela passagem registrada em Atos 20.4 sabemos que Tíquico era da província da Ásia, provavelmente um dentre aqueles que se convertem durante o ministério de Paulo em Éfeso. Mais tarde foi designado pelas igrejas da Ásia (juntamente com Trófimo) como representante para acompanhar Paulo a Jerusalém com a oferta para os judeus crentes naquela cidade. Fica claro que era um irmão fiel e confiável. Nas cartas pastorais, ouvimos falar deste irmão trabalhando como um emissário de Paulo (2Tm 4.12; Tt 3.12).
Onésimo era o escravo fugitivo por quem Paulo teve de interceder para que seu senhor, Filemom, o aceitasse de volta e perdoasse o crime do renegado. Contudo, apesar da história pregressa de Onésimo, Paulo aplica as mesmas condições de estima para com ele, como faz para com o seu cooperador, referindo-se agora ao fugitivo convertido como a um ‘irmão amado e fiel’ (v.9). Para Paulo, a posição social evidentemente significava pouco quando se tratava de avaliar o caráter e a dignidade de uma pessoa” (Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD, p.1359).
QUESTIONÁRIO
1. Por que Tíquico recebe uma recomendação especial de Paulo?
Por ser irmão amado. Fiel ministro e conservo no Senhor.
2. De acordo com a lição, o que é o amor?
É o distintivo, a marca registrada do verdadeiro cristão.
3. Que significa o nome Onésimo?
Significa útil.
4. Que recomendou Paulo a Filemom acerca de Onésimo?
Que o recebesse não como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado.
5. Além de fundador da igreja em Colossos, quem era Epafras?
Um verdadeiro missionário e ensinador.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!