Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Neemias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
18 de Dezembro de 2011
TEXTO ÁUREO
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Co 6.14).
VERDADE PRÁTICA
O casamento não é um mero contrato social, mas uma instituição divina que tem de ser levada a sério e firmada de acordo com a vontade de Deus.
HINOS SUGERIDOS 187, 151, 131.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Êx 32.9 Povo obstinado para pecar
Terça - Dt 7.1-4 A proibição do casamento misto
Quarta - 2 Co 6.14 A proibição do “jugo desigual”
Quinta - 1 Rs 11.1-5 A perversão pela poligamia
Sexta - Tt 2.14 A igreja é o povo especial de Deus
Sábado - 1 Pe 1.15 A igreja deve ser um povo santo para Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Neemias 13.23-29.
23 - Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
24 - E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
25 - E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
26 - Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.
27 - E dar-vos-íamos nós ouvidos, para fazermos todo este grande mal, prevaricando contra o nosso Deus, casando com mulheres estranhas?
28 - Também um dos filhos de Joiada, filho de Eliasibe, o sumo sacerdote, era genro de Sambalate, o horonita, pelo que o afugentei de mim.
29 - Lembra-te deles, Deus meu, pois contaminaram o sacerdócio, como também o concerto do sacerdócio e dos levitas.
INTERAÇÃO
Nesta penúltima lição, estudaremos acerca do casamento misto. Deus nunca aprovou a união dos israelitas com os cananeus. Todas as vezes que Israel desobedeceu à ordenança do Senhor sobre o casamento misto, sofreu duras consequências. Da mesma forma também não é da vontade de Deus o casamento entre o fiel e o infiel. Como pode haver comunhão genuína entre o casal, que não concorda entre si sobre questões espirituais? Casamento é sinônimo de união, por isso, o casal deve viver e caminhar em amor.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar se de que o casamento é uma instituição divina.
Compreender que Deus não aprova o casamento misto.
Entender que o jugo desigual acarreta pesadas consequências.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, no início da aula faça a seguinte pergunta aos alunos: Água e óleo se misturam? Sabemos que se trata de substâncias heterogêneas, logo, não se misturam. Estão no mesmo recipiente, mas um não cede ao outro. Com os casamentos mistos, ocorre o mesmo processo, ou seja, não há unidade. Como andarão juntos se não professam a mesma fé? Qual educação religiosa prevalecerá em relação aos filhos? Em que tipo de fé serão ensinados? Sigamos a ordem do Senhor de não contrair matrimônio com os infiéis, para que tenhamos uma família abençoada por Ele.
Palavra Chave
Casamento: União voluntária de um homem e uma mulher.
introdução
O que é o casamento? Não é um mero contrato social nem um subproduto da cultura humana. O casamento é uma instituição divina e, como tal, deve ser devidamente considerado, conforme recomenda-nos a Palavra de Deus: “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará” (Hb 13.4).
Nesta lição, por conseguinte, veremos como o cristão deve encarar o casamento. Veremos, ainda, como as uniões mistas prejudicam o povo de Deus e por que o crente não se deve pôr num jugo desigual com os incrédulos.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os israelitas receberam a ordem divina de não se misturar com os cananeus.
SINOPSE DO TÓPICO II
Por causa do casamento misto as famílias judaicas passaram a enfrentar problemas.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os líderes devem orientar os jovens acerca das terríveis consequências de se contrair matrimônio com infiéis.
CONCLUSÃO
Deus instituiu o casamento para ser uma bênção. No entanto, precisamos obedecer ao Senhor, para que as suas promessas cumpram-se em nossas vidas. Não podemos esquecer os conselhos bíblicos quanto à vida conjugal. Que a igreja esteja sempre atenta quanto à preservação dos valores familiares cristãos. Invistamos no aconselhamento dos que estão para se casar e dos que já se casaram, para que nada venha prejudicar o nosso lar, e assim tenhamos condições de professar como Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”.
EXERCÍCIOS
1. Segundo a lição, o que é casamento?
Segundo a lição, casamento é uma instituição estabelecida por Deus como parte de sua criação.
2. Qual a ordenança de Deus aos israelitas após saírem do Egito?
Ao saírem do Egito Deus ordenou que os israelitas não se misturassem com as nações cananeias.
3. Quais as consequências das famílias judaicas após contraírem uniões mistas?
Israel estava perdendo todas as suas referências culturais e espirituais.
4. Como Neemias reagiu aos casamentos mistos dos israelitas?
A reação de Neemias se fez pronta e enérgica.
5. Você tem pedido a Deus direção para a sua vida sentimental?
Resposta Pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Na época de Neemias, era necessário que o pecado fosse claramente identificado e que o povo de Deus fosse mantido rigorosamente separado da influência das nações pagãs daquela época. Só assim o plano redentor de Deus poderia ser executado em seu devido tempo, e todos os povos do mundo teriam a oportunidade de receber os benefícios da salvação.
Apesar da grande reforma feita por Esdras, a respeito de alianças matrimoniais com nações estrangeiras, e, apesar do pacto que havia sido recentemente ratificado no qual o povo havia prometido abster-se desse costume, Neemias descobriu ao voltar de Susã que muitos judeus da comunidade haviam novamente voltado à pratica de se casar com mulheres (pagãs) estranhas. Mulheres estranhas seriam ‘esposas estrangeiras’. Como consequência, as crianças seriam criadas em lares judeus que não falavam a língua de seus pais. Nesta questão, até a família do sumo sacerdote Eliasibe havia desobedecido à lei de Moisés. Eliasibe estava ligado, por casamento, a Tobias [...]. Mas, o que era pior, um de seus netos, que estava na sua linhagem de sucessão, havia se casado com a filha de Sambalate, o maior inimigo dos judeus desse período” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. II, 1.ed., RJ: CPAD, 2005, p.535).
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