Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Davi com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
20 de dezembro de 2009
TEXTO ÁUREO
"Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos em redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias" (1 Cr 22.9).
VERDADE PRÁTICA
Formar sucessores é, sem dúvida, uma das maiores virtudes dos grandes líderes.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Cr 22.9 O sucessor escolhido pelo Senhor
Terça - 1 Rs 1.5,9,10 Planos enganosos para tomar o reino
Quarta - 1 Rs 2.1-4 Conselhos ao sucessor
Quinta - 1 Rs 3.12 Um sucessor sábio
Sexta - 1 Rs 1.52,53 Lidando com a oposição
Sábado - 1 Rs 10.23 A prosperidade do reino
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Crônicas 28.4-8
4 - E o SENHOR, Deus de Israel, escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por príncipe, e a casa de meu pai, na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer rei sobre todo o Israel.
5 - E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o SENHOR), escolheu ele o meu filho Salomão para se assentar no trono do reino do SENHOR sobre Israel.
6 - E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios, porque o escolhi para filho e eu lhe serei por pai.
7 - E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje.
8 - Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregação do SENHOR, e perante os ouvidos do nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, para que possuais esta boa terra e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.
INTERAÇÃO
Prezado professor, nesta lição, estudaremos a respeito da transição do reino de Davi para Salomão, seu filho com Bate-Seba. Não podemos esquecer que o reino de Israel pertencia ao Senhor, não a Davi. Os líderes de Deus, levantados na atualidade, também precisam estar conscientes deste princípio bíblico: a obra pertence ao Senhor. Ele é o único dono. Não somos proprietários de nada, somos mordomos. Um dia teremos de prestar conta ao nosso Senhor. Não podemos nos esquecer que “formar sucessores é, sem dúvida, uma das maiores virtudes dos grandes líderes”. Davi, no momento certo, passa o cetro para o seu sucessor que, com certeza, já estava sendo preparado para esse momento. Salomão não era o filho mais velho de Davi, no entanto, isso não importava para o Senhor, pois o filho de Jessé também era o menor dentre seus irmãos. O Senhor havia escolhido a Salomão. Deus escolhe e usa quem quer.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que uma das responsabilidades do líder é formar sucessores.
Compreender que Salomão foi indicado por Davi, mas escolhido por Deus.
Descrever as características de Salomão, as quais agradaram a Deus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza no quadro-de-giz a tabela abaixo . Utilize-a ao concluir o tópico três da lição. Mostre aos seus alunos os pontos fortes e fracos de Salomão. Explique que, enquanto Salomão buscou ao Senhor e procurou viver em santidade, obteve êxito, mas, ao deixar se levar pelos enganos do mundo, acabou errando o alvo e se desviando dos propósitos de Deus para sua vida.
SALOMÃO, O SUCESSOR DE DAVI
PONTOS FORTES E ÊXITOS:
Homem mais sábio que já viveu em Israel, com exceção de Jesus.
Autor de muitos provérbios e alguns salmos.
Diplomata, comerciante e colecionador de artes.
FRAQUEZAS E ERROS:
Selou muitos acordos estrangeiros e casou-se com mulheres pagãs.
Permitiu que suas esposas afetassem sua lealdade a Deus.
Tributou excessivamente seu povo.
LIÇÕES DE VIDA:
Uma liderança eficaz pode ser invalidada por uma vida pessoal ineficaz.
Falhou em obedecer a Deus, mas aprendeu a lição do arrependimento até o final de sua vida.
Saber quais ações são exigidas de nós significará pouco, caso não tenhamos vontade de realizá-las.
Palavra Chave
Sucessão: Do latim sucessionis, passagem, transmissão de direitos. Na lição significa a continuidade da monarquia davídica.
introdução
Sabemos pela Escritura que o governo monárquico de Davi teve uma longa duração, cerca de 40 anos. Mas, como nenhum governo humano tem a capacidade de se perpetuar, chegou o tempo do segundo monarca de Israel passar o cetro para o seu sucessor. A história mostra-nos os últimos atos daquele que, sem dúvida, foi um dos maiores governos da história bíblica. Davi é um dos poucos personagens da Bíblia que tem a rara capacidade de nos causar admiração e decepção ao mesmo tempo. Admiração pela sua piedade e coração quebrantado; e decepção por haver falhado quando todos vibrávamos por seus acertos. Seja como for, o velho monarca conseguia ainda ouvir a Deus e, por isso, foi capaz de preparar um sucessor.
SINOPSE DO TÓPICO I
Salomão chegou ao trono por indicação divina.
SINOPSE DO TÓPICO II
A chave para um reinado bem-sucedido estava no cumprimento das leis imutáveis de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
A decisão divina não anula nossas responsabilidades diante do Senhor.
CONCLUSÃO
Davi cumpriu a sua missão, mas antes de morrer foi sábio e preparou um sucessor. Embora estejamos separados de Davi por um longo espaço de tempo, os princípios por ele vividos ainda continuam válidos para hoje. A liderança de Davi foi bem-sucedida porque ele não viveu para si, mas para Deus e para o próximo. Será que somos líderes com este perfil? Será que temos buscado esse tipo de vida?
EXERCÍCIOS
1. Qual era o desejo dos dois filhos de Davi que usurparam o trono?
Eles desejavam o poder.
2. Além de Salomão, a quem se refere à profecia de 1 Crônicas 17.11-15?
Aponta para o futuro e prediz o reino eterno do Messias.
3. Qual é a chave para um reinado bem-sucedido?
Conhecimento e cumprimento das leis imutáveis de Deus.
4. Cite os elementos da oração de Salomão que agradaram a Deus.
Salomão reconheceu os atributos divinos, demonstrou humildade e senso de justiça.
5. Relacione o que aconteceu a Salomão, por ocasião da visita da rainha de Sabá, com o texto de Mateus 5.16, e avalie se estamos agindo como o sucessor de Davi.
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliológico
“O reino de Davi veio, completo, para as mãos de Salomão. Era uma área estimada em 128.000 quilômetros quadrados [...]. Sob o domínio de Davi, as condições domésticas em Israel permaneciam primitivas e patriarcais. Davi fez nascer a nação israelita; Salomão produziu o estado israelita. O seu governo era uma monarquia absoluta. Os membros do seu gabinete ampliado eram chamados de príncipes. [...] Ignorando as antigas divisões tribais, Salomão dividiu o país inteiro em 12 distritos administrativos, nove a oeste do Jordão e três a leste. Em cada distrito havia um oficial comissionado cuja responsabilidade era a de fornecer à corte provisões para um mês a cada ano. [...] Porém, várias políticas de Salomão não eram boas: (1) o trabalho forçado desorganizava a vida familiar do seu povo; (2) o comércio internacional trouxe deuses estrangeiros e encorajou a idolatria; (3) seu excessivo programa de construções superou os seus recursos; (4) sua corte esplendorosa cobrava excessivas taxas do seu povo, sobrecarregando a todos; (5) sua imensa poligamia chegava a ser uma tolice [...]. Embora indignado com Salomão, o Senhor, por sua graça, não lhe tirou o reino; mas tirou de seu filho . Mas o Senhor levantou ‘adversários’ a Salomão. O primeiro foi Hadade, o edomita, que tinha fugido para o Egito durante o reinado de Davi. [...] Mesmo com todas as fraquezas, Salomão [...] foi o responsável pelo estabelecimento do Templo como o santuário religioso central da nação”.
(Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006. pp.1740-42).
APLICAÇÃO PESSOAL
“Adonias queria realmente ser rei de Israel. Afinal, ele era o filho mais velho de Davi vivo. Era bonito, talvez nobre na aparência - tanto assim que dois dos conselheiros de Davi (Joabe e Abiatar) deram-lhe apoio. Mas Davi já havia prometido seu trono a Salomão. Os sonhos e planos de Adonias foram em vão.
Isso não impediu Adonias. Desesperadamente aprisionado em seu próprio mundo, ele contratou um bando de homens da corte e carruagens para 'provar' que ele era o rei. Até realizou os sacrifícios oficiais esperados de um rei recém-coroado e enviou convites para sua própria coroação. Seu jogo quase funcionou, mas sua obstinação finalmente levou à sua morte.
Ele não conseguia reconhecer e nem trabalhar dentro de limites. Por qualquer motivo, estava indisposto a respeitar os desejos dos outros ou aceitar a vontade de Deus quando essa contradizia a sua própria. Seu egocentrismo levou-o a desafiar seu pai, negar a soberania de Deus e, eventualmente, morrer de forma precoce.
Siga seus planos dentro da vontade de Deus, e não em vez de ou apesar dela. Os limites que Ele colocou sobre você só fará seus planos florescerem. Nossos desejos encaixam-se melhor dentro da vontade de Deus”.
(KENDRICK, M.; DARY, L. 365 lições de vida extraídas de personagens da Bíblia. RJ: CPAD, 1999. p.148).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!