Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Os Dez Mandamentos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
22 de Março de 2015
TEXTO ÁUREO
“De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem a veste” (At 20.33).
VERDADE PRÁTICA
A cobiça é a raiz da qual surge todo pecado contra o próximo, tanto em pensamento como na prática.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 3.6 A queda do homem começou com a cobiça daquilo que não era seu
Terça - Pv 6.25 A beleza é também uma porta para a entrada da cobiça
Quarta - Mt 5.28 A cobiça é um pecado que gera outros tipos de pecado
Quinta - Rm 7.7 O apóstolo Paulo mencionou a cobiça como fonte da concupiscência
Sexta - 1Co 10.6 O cristão deve aprender a lição dos israelitas no deserto sobre a cobiça
Sábado - Tg 1.14,15 Ninguém é suficientemente forte para brincar com o pecado e sair ileso
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 20
17 - Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
1 Reis 21
1 - E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria,
2 - que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro.
3 - Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais.
4 - Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
5 - Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
9 - E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum e ponde Nabote acima do povo.
10 - E ponde defronte dele dois homens, filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora e apedrejai-o para que morra.
15 - E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto.
16 - E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
OBJETIVO GERAL
Apresentar a sutileza do último mandamento do Decálogo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se aos que o professor deve atingir em cada tópico.
Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Tratar a abrangência e objetivo do último mandamento.
II. Mostrar o real significado da cobiça.
III. Ressaltar as consequências nefastas da cobiça mediante o exemplo da vinha de Nabote.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Todo ser humano tem desejos e vontades, e não existe nenhum mal nisso. O que o décimo mandamento proíbe é a ambição, o desejo ardente de possuir ou conseguir a todo custo o que pertence ao próximo. Tomemos como exemplo o rei Acabe. Ele poderia ter a terra que desejasse, mas tomado pela cobiça, desejou o vinhedo do seu próximo e não mediu esforços para conseguir. Cometeu abuso de poder, mentiu, inventou um plano sórdido e fez com que um homem inocente perdesse a vida. A cobiça é o resultado da maldade humana.
PONTO CENTRAL
É pecado o desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa que pertence ao próximo.
INTRODUÇÃO
O décimo mandamento envolve atos e sentimentos. O sétimo mandamento proíbe o adultério, e aqui Deus proíbe o desejo de adulterar. O Senhor Jesus foi direto ao ponto: “qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela” (Mt 5.28). O último mandamento protege o ser humano de ambições erradas. A cobiça infecta pobres e ricos nas suas mais diversas formas.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A finalidade do décimo mandamento é erradicar o desejo perverso de querer o que é do próximo.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, para iniciar o primeiro tópico escreva no quadro o sinônimo da palavra cobiça: “desejo ardente de possuir ou conseguir alguma coisa; desejo moderado de bens, riquezas ou honras; ambição, avidez, concupiscência”.
SÍNTESE DO TÓPICO II
A cobiça é o desejo excessivo de possuir aquilo que pertence ao outro.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, explique aos alunos que “Deus proíbe a cobiça de todo tipo quando fala da casa do vizinho, de sua esposa, servo, boi, jumento ou de qualquer coisa que lhe pertença (Êx 20.17). O Novo Testamento declara que a cobiça é uma forma de idolatria (Cl 3.5) ou adoração a deuses e posses, e a condena junto com outros pecados. O Senhor Jesus viu cobiça no jovem rico quando lhe citou os seis mandamentos da segunda tábua da lei, e então o desafio ao décimo mandamento ao ordenar que ele vendesse tudo que tinha e desse o dinheiro aos pobres” (Dicionário Wycliffe, CPAD, p.428).
SÍNTESE DO TÓPICO III
O episódio da vinha de Nabote nos mostra quão terrível é a cobiça e quais são suas consequências.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, enfatize que Nabote recusou vender sua vinha “porque ela fazia parte da herança da família, portanto o título não podia ser transferido a alguém que não fizesse parte de sua tribo (Lv 25.23; Nm 36.7)” (Dicionário Wycliffe, CPAD, p.1326).
CONCLUSÃO
O triste episódio de Acabe se repete ao longo da história. Que Deus nos livre de todas essas maldades. A lei não proíbe o desejo em si, mas o desejo daquilo que pertence a outro. Não é pecado desejar bens e conforto, as coisas boas de que necessitamos na vida. Na verdade, viver é desejar. Desejar uma casa é mais natural do que respirar, mas para isso é necessário trabalhar e fazer economias até conseguir a realização do seu desejo com ajuda de Deus.
PARA REFLETIR
Sobre o décimo mandamento:
1 Qual a diferença entre cobiçar e desejar?
A cobiça é o desejo excessivo de possuir aquilo que pertence ao outro. Não se trata de simplesmente almejar uma casa ou um boi, mas de desejos incontroláveis de possuir a casa e o boi que já têm dono, e isso por meio ilícito. É o mesmo que roubar.
2 Você acha normal o que aconteceu com a vinha de Nabote?
Explique que Acabe usou do seu poder como rei de forma errada, além de tramar um plano sórdido para tirar a vida de um homem. As atitudes de Acabe revelam seu caráter doentio.
3 O que você sentiria se tivesse a sua propriedade tomada?
Resposta livre. Explique que a lei de Deus, e a brasileira, protegem o direito de propriedade.
4 Você já participou de uma artimanha para legitimar uma injustiça?
Deixe seus alunos à vontade para responder a tal pergunta. Se alguém se manifestar, oriente-o a nunca fazer tal maldade.
5 Você já cobiçou o que pertence ao outro?
Peça que os alunos sejam sinceros.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!