Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Poder e o Ministério da Oração com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
19 de Dezembro de 2010
TEXTO ÁUREO
“Então, aqueles homens israelitas tomaram da sua provisão e não pediram conselho à boca do SENHOR” (Js 9.14).
VERDADE PRÁTICA
A falta de oração na vicia dos crentes leva-os a decisões precipitadas.
HINOS SUGERIDOS 296, 379, 400.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jn 2.1,2 O crente deve orar na angústia
Terça - Jn 2.9,10 O crente que ora, Deus responde
Quarta - Mt 10.16 O crente que não ora, não é prudente
Quinta - 1 Pe 4.7 O crente que ora é sóbrio e vigilante
Sexta - Js 9.14,15 O crente que não ora, se precipita
Sábado - Pv 12.15 O crente que não ora, não ouve conselhos
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jonas 1.1-5,11,12,15.
1 - E veio a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 - Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
3 - E Jonas se levantou para fugir de diante da face do SENHOR para Társis; e, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, de diante da face do SENHOR.
4 - Mas o SENHOR mandou ao mar um grande vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava para quebrar-se.
5 - Então, temeram os marinheiros, e clamava cada um ao seu deus, e lançavam no mar as fazendas que estavam no navio, para o aliviarem do seu peso; Jonas, porém, desceu aos lugares do porão, e se deitou, e dormia um profundo sono.
11 - E disseram-lhe: Que te faremos nós, para que o mar se acalme? Por que o mar se elevava e engrossava cada vez mais.
12 - E ele lhes disse: Levantai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará; porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade.
15 - E levantaram Jonas e o lançaram ao mar; e cessou o mar da sua fúria.
INTERAÇÃO
Prezado professor, na lição de hoje veremos que além de orar, o crente precisa buscar a direção de Deus e cumprir a sua vontade. Muitos oram, mas não obedecem ao Pai. Jonas era um porta-voz de Deus. Ele tinha uma vida de comunhão com o Senhor, porém quando recebeu de Deus uma difícil tarefa, recuou e procurou fazer a sua própria vontade. O que Deus quer que você, professor, faça em sua classe? Não recue! Tenha coragem, cumpra a missão que lhe foi determinada pelo Senhor!
OBJETIVOS
Compreender que precisamos orar e obedecer a Deus.
Saber que quando o crente deixa de buscar a direção de Deus ele prejudica a si próprio e aos que o rodeiam.
Conscientizar-se de que através da oração e do estudo da Palavra o crente é dirigido por Deus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, converse com seus alunos sobre conhecer a vontade do Pai mediante a oração. Explique que não basta conhecera vontade de Deus, é preciso executá-la com alegria. Depois, escreva no quadro-de-giz as frases abaixo e discuta com os alunos a respeito do crente que não ora:
O crente que não ora:
Não cresce espiritualmente (Os 6.3).
Deus não está em primeiro lugar em sua vida (Mt 6.33).
Não é submisso ao Senhor (Rm 8.28).
Não reconhece a Deus em todos os seus caminhos (Pv 3.6).
Não aprende a confiar no Senhor (Sl 118.8).
Palavra Chave
Obediência: Submissão à vontade divina, dependência.
introdução
Os benefícios de uma vida de oração são, de algum modo, conhecidos pela maioria dos crentes. Em geral, quando se estuda sobre oração, esses benefícios são destacados. É necessário que o cristão esteja ciente dos efeitos adversos na vida de quem é relapso nessa área. Há bênçãos divinas para os que se propõem a orar com regularidade e afinco; há também consequências desastrosas para aqueles que são negligentes nessa prática.
SINOPSE DO TÓPICO I
A desobediência a Deus pode trazer prejuízos a nós e àqueles que estão próximos.
SINOPSE DO TÓPICO II
O crente que não busca a direção de Deus toma decisões precipitadas; prejudica a si mesmo e aos que estão próximos.
SINOPSE DO TÓPICO III
Através da oração e do estudo da Palavra o crente é dirigido por Deus.
CONCLUSÃO
A falta da oração e da busca constante pela vontade de Deus levam o homem a uma vida que prejudica a si próprio e aos que o rodeiam, principalmente se este homem é um líder. Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, nos dê forças espirituais para estar sempre aos seus pés, em oração, buscando sua direção para nossa vida e para o desenvolvimento do trabalho que Ele colocou em nossas mãos. Ele está sempre disposto a ouvir e atender àquele que o busca de coração (Jr 29.13).
EXERCÍCIOS
1. O que podemos aprender através da desobediência do profeta Jonas?
Que a nossa desobediência pode trazer prejuízos aqueles que estão próximos de nós.
2. Qual foi o resultado da atitude impensada de Davi ao realizar o censo?
A morte de setenta mil homens.
3. Cite três exemplos, de acordo com a lição, de homens que buscaram conselhos, mas não de Deus.
Acazias, Saul e Reboão.
4. Após a morte de Samuel, onde Saul buscou a direção para o seu governo?
Saul buscou direção por intermédio de uma adivinha.
5. Mencione os meios petos quais o homem pode buscar a direção de Deus.
Oração e leitura da Palavra.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliológico
A Resposta de Jonas a Deus
“Apesar da desobediência e presunção, o próprio Jonas experimentara a libertação misericordiosa de Deus e recebera uma segunda chance. Quando comissionado por Deus para ir a Nínive, Jonas fugiu na direção oposta. Quando lançado ao mar furioso e engolido por um peixe, ele teve a audácia de presumir que estava livre. Em lugar de oferecer um clamor penitencial e humilde por libertação, ele agradeceu ao Senhor porte-lo libertado (Jn 2.1-9). Mas Deus perseverou e comissionou novamente o profeta (Jn 2.10 — 3.2). O livro termina com um Deus gracioso ainda tentando persuadir Jonas a pensar corretamente na sua misericórdia (Jn 4.9-11).
Embora Jonas, como Israel, fosse recebedor da misericórdia de Deus, o profeta negou a mesma misericórdia para o mundo gentio. Ironicamente, estes pagãos a quem Jonas detestava por serem idolatras (Jn 2.8), mostrou mais sensibilidade espiritual do que o profeta. Jonas reivindicou ‘temer ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca’ (Jn 1.9). Mas suas ações contradisseram o seu credo. Enquanto Jonas tentou fugir do Criador do mar através do mar, os pagãos expressaram que temiam genuinamente ao Senhor por meio de sacrifícios e orações (Jn 1.16). Em contraste com Jonas que desobedeceu à palavra revelada de Deus e prevaleceu-se da misericórdia divina, os ninivitas responderam imediata e positivamente à palavra de Deus e humildemente se lançaram aos pés do Deus soberano (Jn 3.4-9)”.
(ZUCK, R. B. Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. RJ: CPAD, 2009, pp. 467-8)
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!