Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As Obras da Carne e o Fruto do Espírito com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
19 de Março de 2017
TEXTO ÁUREO
“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei” (Rm 13.8).
VERDADE PRÁTICA
Amar a Deus e ao próximo é cumprir plenamente a lei divina.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Mt 22.39: O amor altruísta
Terça – Jo 13.35: O amor é a prova do discipulado
Quarta – Rm 12.9: O amor precisa ser sincero
Quinta – 1Ts 3.12: O amor precisa ser abundante
Sexta – 1Pe 1.22: O amor precisa ser fervoroso
Sábado – Jo 15.9: Permanecendo no amor do Pai
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 12.8-14
8 - ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
9 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.
10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.
11 - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;
12 - alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;
13 - comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;
14 - abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.
HINOS SUGERIDOS 145, 254 e 363 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Explicar que amar a Deus e ao próximo é cumprir plenamente a lei divina.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Compreender a singularidade do amor ágape;
II. Mostrar que precisamos amar a Deus e ao próximo;
III. Explicar que sob a tutela do amor, devemos rejeitar as obras das trevas.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Estamos nos aproximando do término do trimestre. Esperamos que você e seus alunos tenham produzido muitos frutos, nesse período, para a glória de Deus. O crente precisa ter uma vida frutífera. Na lição de hoje estudaremos o amor como fruto do Espírito. Sem esse fruto é impossível ser manso, paciente, longânimo etc, ou seja, todos os outros frutos dependem dele. Uma das características mais marcantes do crente é o amor. Deus é amor e quem não ama, não o conhece. Quem ama a Deus ama também o próximo, cumprindo então a lei divina.
PONTO CENTRAL
Quem ama a Deus ama o próximo e cumpre a lei.
INTRODUÇÃO
Já estudamos alguns aspectos do fruto do Espírito e obras da carne. Deixamos para tratar a respeito do amor em uma única lição, pois o objetivo é que venhamos compreender a singularidade e a importância desse aspecto do fruto do Espírito.
Podemos agrupar os nove aspectos do fruto do Espírito Santo da seguinte maneira: Os atributos que tratam do nosso relacionamento com Deus: amor, paz e alegria. Os que tratam do nosso relacionamento com o próximo: longanimidade, benignidade e bondade. Os que tratam do nosso relacionamento com nós mesmos: fidelidade, mansidão e domínio próprio. Porém, nesta lição, veremos o aspecto do amor. A maior marca de uma igreja não é sua teologia, seu templo, tradições, mas sim o seu amor para com o Senhor Jesus e para com o próximo.
SÍNTESE DO TÓPICO I
O amor de Deus, o amor ágape, é singular.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, inicie o primeiro tópico da lição fazendo a seguinte indagação: “Quais são as três dimensões do amor ágape?”. Ouça os alunos e incentive a participação de todos para que aula se torne dinâmica. Em seguida, desenhe no quadro duas linhas: uma vertical e uma horizontal. Depois desenhe um ponto. A seguir explique que o amor divino possui três dimensões: (1) A dimensão vertical (aponte para a linha vertical). Diga que é o amor em direção a Deus. (2) Dimensão horizontal (aponte para a linha horizontal). Fale que é amor em direção ao nosso semelhante. (3) Dimensão interior (mostre o ponto). É o amor em direção a nós mesmos. Diga que se conseguirmos cumprir essas três dimensões, cumprimos toda a lei. Para concluir, peça que um aluno leia Lucas 10.27: “Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo”. Explique que como crentes precisamos viver esses três aspectos.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Quem ama a Deus ama o próximo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
O amor fraternal (philia)
“Como visto em 2 Pedro 1.7, há um segundo tipo de amor, o qual é chamado amor fraternal ou bondade fraterna. Este amor é amizade, um amor humano que é limitado. Amamos se somos amados. Lucas 6.23 diz: ‘Se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam’. A bondade ou amizade fraterna é essencial nas relações humanas, mas é inferior ao amor ágape, porque depende de uma relação recíproca; quer dizer, somos amigáveis e amorosos com aqueles que são amigáveis e amorosos conosco” (GILBERTO, Antonio. O Fruto do Espírito: A Plenitude de Cristo na vida do crente. 2ª Edição. RJ: CPAD, 2004, p.36).
“Todos os que se dedicam a Jesus Cristo pela fé, também devem dedicar mútuo amor uns aos outros, como irmãos em Cristo (1 Ts 4.9,10), com afeição sincera, bondosa e terna. Devemos preocupar-nos com o bem-estar, as necessidades e a condição espiritual dos nossos irmãos, sendo solidários e assistindo-os nas suas tristezas e problemas. Devemos referir-nos em honra uns aos outros, devemos estar dispostos a respeitar e honrar as boas qualidades dos outros crentes” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1995, p.1723).
CONHEÇA MAIS
Lei e amor
“Toda a lei cumpre-se numa só palavra, nesta: ‘Amarás teu próximo como a ti mesmo’ (5.14). Este tema é desenvolvido em Romanos 13.8-10. O que Paulo quer dizer em cada passagem é que tanto o amor quanto a lei estão relacionados com a justiça. Elas não estão em conflito a este respeito”. Para conhecer mais, leia Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento, CPAD, p.412.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Sob a tutela do amor, temos condição para rejeitar as obras das trevas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Romanos 13.10
Pratica-se o amor não somente por mandamentos positivos (Rm 12.9-21; 1Co 13.4,6,7), mas também por negativos. Todos os mandamentos mencionados aqui são negativos na sua forma (v.9; cf. 1Co 13.4-6).
(1) O amor é positivo, e ao mesmo tempo é negativo, pelo fato da propensão humana para o mal, o egoísmo e a crueldade. Oito dos dez mandamentos da Lei são negativos, porque o mal surge naturalmente e o bem, não. A primeira evidência do amor cristão é apartarmos do pecado e de tudo aquilo que causa dano e tristeza ao próximo.
(2) A ideia de que a ética cristã deve ser novamente positiva é uma falácia baseada nas ideias da presente sociedade, que procura esquivar-se das proibições que refreiam os desejos descontrolados da carne (Gl 5.19-21)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 1995, p.1723).
CONCLUSÃO
Como nova criatura, você precisa amar e evidenciar esse amor mediante suas atitudes e palavras. Que venhamos rogar ao Pai um coração amoroso, capaz de amar até mesmo aqueles que se declaram nossos inimigos (Mt 5.44).
PARA REFLETIR
A respeito de Quem ama cumpre plenamente a lei divina, responda:
1. Qual é o primeiro fruto que encontramos na relação de Gálatas 5.22?
O amor.
2. Cite três vocábulos da língua grega para denominar o amor.
Ágape, amor divino; philéo, amor entre amigos e eros, amor entre cônjuges.
3. O que significa o amor ágape?
Tal vocábulo significa “amor abnegado e profundo”.
4. O que o amor de Deus em nós proporciona?
Ele faz com que venhamos obedecer a Deus.
5. Nossa obediência a Deus e a sua Palavra é resultado de quê?
É resultado do amor altruísta do Pai em nós.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!