Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As doenças do nosso século com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
21 de Setembro de 2008
TEXTO ÁUREO
“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2).
VERDADE PRÁTICA
A separação do mundo é o princípio da vida cristã autêntica e vitoriosa.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 1Jo 2.17 A sociedade mundana e suas concupiscências efêmeras
Terça — Tg 4.4 Amigos do mundo, inimigos de Deus
Quarta — Jo 14.16,17 O mundo não conhece e não pode receber o Espírito Santo
Quinta — Jo 15.14-21 O mundo odiou a Jesus e aos seus discípulos
Sexta — 1Co 1.21 O mundo não conhece a Deus
Sábado — Cl 2.8 Não andeis segundo os rudimentos do mundo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 17.11-18.
11 — E eu já não estou no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.
12 — Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.
13 — Mas, agora, vou para ti e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.
14 — Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 — Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.
16 — Não são do mundo, como eu do mundo não sou.
17 — Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
18 — Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
INTERAÇÃO
Professor, nesta lição incentive seus alunos à santificação e à piedade cristã. Essas duas virtudes devem ser estimadas e cultivadas por todos os crentes. Somente através dos valores cristãos e do discernimento da cultura mundana, o crente encontrará forças para resistir os apelos do mundanisno na pós-modernidade.
Defina os termos “mundanismo” e “cultura”, e faça uma relação entre mundanismo, cultura e Queda. Explique aos alunos o cuidado que o cristão deve ter com as adaptações culturais — a Igreja é distinta do mundo. Boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Julgar a qualidade de certas produções culturais.
Discernir os desafios culturais pós-modernos.
Avaliar os valores da indústria de entretenimento.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, nesta lição use o Quadro de Relações Múltiplas para facilitar a compreensão de seus alunos. Este recurso possibilita ao estudante compreender um conceito por meio de vários exemplos. A lição trata do mundanismo, mas como o sistema mundano se manifesta na política, religião, mídia (TV), ciência, filosofia e ética? A tabela abaixo exemplifica algumas dessas manifestações. Reproduza-a conforme os recursos disponíveis. Incremente este recurso incluindo ilustrações, reportagens e exemplos extraídos da mídia.
MUNDANISMO
Na política Corrupção; Legalização de leis anticristãs Dn 3.10-12; 6.1-9; Et 3-6
Na religião Sincretismo; Pluralismo religioso; Angelolatria Jz 2.11-14; 1Rs 11.6-9; Cl 2.18
Na mídia Ridicularização da fé cristã; Adultérios; Homossexualidade; A estética acima da essência 2Tm 3.2-8; 1Tm 4.7,8; 1Pe 3.1-6
Na ciência Materialismo; Evolucionismo 1Tm 6.20; 2Tm 3.8; Is 40.10
Na filosofia Existencialismo; Humanismo; Pós-modernismo 2Tm 4.3,4; Cl 2.8
Na ética Relativismo; Pluralismo sexual; Hedonismo 1Tm 3.4; Jz 21.25; Rm 1.26-32
Palavra Chave
Mundanismo: Hábitos, cultura e sistema da sociedade rebelada contra Deus.
INTRODUÇÃO
De nada adianta o título de cristão se a pessoa não demonstra uma vida santa diante de Deus e dos homens. Todo crente precisa separar-se do mundo para viver uma vida totalmente controlada pelo Espírito. Deus é santo, e exige de nós santidade. Ser santo é estar separado das concupiscências desta vida. Satanás, o “príncipe deste século” (Jo 12.31; 1Jo 5.19), tem disseminado seus maléficos valores através das falsas filosofias, heresias, e da nova moralidade, a fim de embaraçar o crente com as coisas deste mundo, dificultando ou impedindo sua íntima comunhão com Deus. Nesta lição, estudaremos sobre a influência do mundanismo na igreja, e como resistir aos seus apelos.
SINOPSE DO TÓPICO I
A cultura produzida pelo homem após a Queda é mundana e se opõe aos valores bíblicos. Portanto, o cristão deve confrontar os hábitos mundanos com as virtudes ensinadas pelas Escrituras.
SINOPSE DO TÓPICO II
O mundanisno na sociedade é visto nas leis, na educação, na família e no entretenimento.
SINOPSE DO TÓPICO III
As três vias que conduzem o homem ao mundanismo são: concupiscência da carne e dos olhos, e a soberba da vida.
SINOPSE DO TÓPICO IV
O processo de renovação do entendimento do crente deve ser contínuo e pessoal.
CONCLUSÃO
O crente que busca uma vida santa não pode se conformar com as coisas deste mundo. Observemos que as concupiscências estão associadas à falta de conhecimento legítimo do que é útil, real e necessário para se ter uma vida que agrada a Deus. Só cai em concupiscência quem perdeu a visão do Reino de Deus, e fixou seu olhar nas ilusões passageiras desse mundo.
EXERCÍCIOS
1. Explique a razão pela qual o cristão deve discernir e confrontar com a Bíblia os valores da sociedade pós-moderna.
Porque a cultura e a cosmovisão de uma sociedade não cristã são opostas aos valores ensinados pela Palavra de Deus.
2. Faça uma relação entre a cultura humana e a Queda.
a Queda, toda produção cultural e intelectual do homem ficou condicionada à rebelião contra Deus.
3. Nesta lição, observamos alguns exemplos do mundanismo nas leis, na educação, etc. Descreva algum fato que você observou a respeito destes assuntos que comprovam o estudo desta semana.
Resposta pessoal.
4. Quais são as três vias que conduzem o homem ao pecado?
Concupiscência da carne e dos olhos, e a soberba da vida.
5. Explique o texto de Romanos 12.2.
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Apologético
“O modelo transformacional de Paulo
[…] Na visita de Paulo a Listra (At 14), vemos como a cultura helenística dos seus dias tinha sido divinizada. A cultura em si tornou-se um deus com seu próprio seguimento de culto. Depois da cura milagrosa de um aleijado, as multidões estavam certas de que Paulo e Barnabé eram realmente os deuses gregos Hermes e Zeus. O sacerdote do templo de Zeus apressou-se em sacrificar bois e guirlandas àqueles homens que fizeram milagres divinos. As multidões interpretaram o que lhes era maravilhoso e tentaram enfiá-lo em sua cosmovisão cultural-religiosa. Paulo e Barnabé corrigiram o engano, mas só a duras penas, mostrando-nos assim outra abordagem à cultura popular. Esta abordagem chama-se redentora ou transformacional. Está arraigada no mandamento cultural de Gênesis e floresce na obra do apóstolo Paulo”.
(PALMER, M. D. (org.) Panorama do pensamento cristão. RJ: CPAD, 2001, pp. 406,407).
APLICAÇÃO PESSOAL
A atuação maligna na pós-modernidade diferencia-se da forma violenta como os cristãos do período greco-romano foram perseguidos ou da inquisição atroz. As estratégias estão mais sutis, difíceis de serem detectadas, e não pretendem aniquilar o Cristianismo, mas impedir o seu avanço, atenuar a sua mensagem, e enfraquecer a identidade cristã.
A mentira está disfarçada de verdade; a verdade está sob suspeita. Os valores morais e bíblicos perdem espaço para a moralidade hedonista e egocêntrica. Não se trata de mera ação humana, mas de nova roupagem para velhos pecados sob a batuta da antiga serpente.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!