Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Deus de toda provisão com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
TEXTO ÁUREO
"Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento" (Pv 2.6).
VERDADE PRÁTICA
Deus nos concede sabedoria para vencermos as crises mais difíceis e inesperadas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1Rs 1.1,5: A velhice de Davi e a crise no reino com a sedição de Adonias
Terça – 1Rs 1.11,15-17: A ação de Bate-Seba em meio à crise
Quarta – 1Rs 1.39: Salomão é ungido rei em meio à crise
Quinta – 1Rs 2.1-4: Conselhos de um pai para evitar a crise no futuro
Sexta – 1Rs 3.9: O pedido de Salomão para evitar as crises
Sábado – 1Rs 3.28: A sabedoria de Deus para fazer justiça e evitar as crises
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Reis 4.29-34
29 – E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.
30 – E era a sabedoria de Salomão maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
31 – E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.
32 – E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.
33 – Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes.
34 – E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.
HINOS SUGERIDOS 30, 305 e 396 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que Deus nos concede sabedoria para vencermos as crises difíceis e inesperadas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Apontar a crise familiar no reino davídico;
II. Mostrar que Salomão buscou sabedoria para reinar;
III. Ressaltar a sabedoria de Salomão empregada na construção do Templo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Professor, Deus é a fonte de todo conhecimento e sabedoria. O saber do homem será sempre relativo. Por isso, Ele deseja nos dar sabedoria para vivermos de modo que o seu nome seja glorificado em nossas vidas e ministérios. Salomão, escolhido para suceder Davi, era um jovem inteligente, mas diante da responsabilidade de governar seu povo, ele pediu a Deus sabedoria. Salomão não solicitou a Deus bens materiais ou a morte de seus inimigos. Ele pediu bom senso para guiar o seu povo de modo justo e inteligente. Precisamos de sabedoria vinda do alto para realizarmos a obra do Senhor. Peça a Deus sabedoria para preparar sua aulas e para o seu ministério de ensino. Ele vai orientá-lo, concedendo-lhe uma metodologia adequada a cada tema e os melhores recursos didáticos.
PONTO CENTRAL
Deus nos concede sabedoria para vencermos as crises difíceis e inesperadas.
INTRODUÇÃO
Na lição de hoje estudaremos os últimos dias do reinado de Davi e a escolha de seu sucessor. Veremos que, embora houvesse uma crise familiar e política, Deus estava no controle daquele processo e não permitiria que um usurpador assumisse o reinado. Salomão ascendeu ao trono em um tempo de crise, mas Deus o abençoou, concedendo-lhe sabedoria para reinar com justiça e equidade. Seu reino foi um dos mais prósperos e abençoados de Israel.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A sucessão ao trono de Israel, fez com que uma grave crise familiar se instalasse na família de Davi.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Adonias, o quarto filho de Davi, rebelou-se contra o seu pai e proclamou-se rei de Israel, embora Deus e também Davi tivessem designado Salomão como o próximo rei (5.17,30; 2.15). (1) Até à sua morte, Davi teve problemas com seus filhos. Apesar do seu conceito de bom governante, foi um grande fracasso como pai, negligenciando ou deixando de ensinar, guiar e 'contrariar' seus filhos de modo correto, segundo os preceitos de Deuteronômio 6.1-9. Como resultado, Davi em sua vida sofreu muitas mágoas e tristezas. Seus primeiros filhos, Amnom, violentou sua meio-irmã Tamar, e a seguir foi morto pelo seu meio-irmão Absalão (2Sm 13.1-33). O terceiro filho de Davi, Absalão, rebelou-se contra o pai e intentou matá-lo. Agora, seu quarto filho rebelou-se e posteriormente foi executado por Salomão (1Rs 2.23-25). Por Davi não executar a vontade de Deus no tocante à família, experimentou uma série de tristezas no decurso de sua vida. O fruto do discipulado mais importante na nossa vida é o nosso empenho para, de todo o coração, sermos sempre fiéis ao nosso cônjuge e a nossos filhos, e conduzi-los num viver segundo a vontade de Deus, mediante o ensino e o exemplo" (Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, p.518).
CONHEÇA MAIS
Adonias
"Quarto filho de Davi com Hagite (2Sm 3.4). Quando Davi estava às portas da morte. Adonias desejou sucedê-lo no trono, pois naquele tempo ele era o filho mais velho. Reunindo carruagens, cavaleiros e 50 homens, Adonias recrutou a ajuda de Joabe, comandante do exército e de Abiatar, o sumo sacerdote. Entretanto, outros generais, sacerdotes, o profeta Natã e os guarda-costas de Davi se recusaram a segui-lo". Para conhecer mais leia, Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD, p.30.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Salomão buscou, em Deus, sabedoria para reinar.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Promessas de Deus (1Rs 3.10-14)
Salomão pediu verdadeira sabedoria, não simplesmente inteligência. O conceito hebraico de sabedoria sempre envolve a habilidade para 'distinguir entre o certo e o errado'. Deus respondeu com três promessas incondicionais e uma condicional. Foi garantido a Salomão sabedoria, riqueza e honra. Foi-lhe prometido vida longa 'se andar nos meus caminhos'. Promessas incondicionais também são dadas a nós. Ainda que algumas bênçãos permaneçam condicionadas à nossa obediência" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, p.223).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Deus concedeu a Salomão sabedoria para a edificação do Templo.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
"Salomão fortalece as relações com Tiro e faz contratos para materiais com os quais construirá o templo que Davi havia sonhado erguer (1Rs 5.1-12). Salomão convocou milhares de trabalhadores israelitas e, no quarto ano de seu reinado, começou a construção. A estrutura é magnífica, do melhor mármore e madeira de cedro, ricamente adornado com cobertura de ouro e mobiliado com utensílios de ouro. O projeto toma sete anos e, afinal, a construção é concluída. A planta do Templo e seus utensílios são modelados a partir do modelo que Deus deu a Moisés para um centro de adoração móvel. Os utensílios do Templo, ainda que numa escala muito maior, tinham o mesmo significado espiritual que cada item correspondente no Tabernáculo" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 10ª Edição. RJ: CPAD, pp.224-225).
CONCLUSÃO
Aprendemos, com a lição de hoje, que Deus abençoou e prosperou Davi e o seu reino, embora ele tenha enfrentado muitas crises. Mas Salomão recebeu a dádiva da sabedoria, e o seu reino foi ainda maior e mais próspero. Ele teve o privilégio de usar sua sabedoria para construir a Casa de Deus, um lugar de adoração ao Senhor que contribuiu também para fortalecer a unidade nacional. O Pai Celeste também deseja dar a você sabedoria para viver uma vida santa e vencer as crises que surgirem em sua caminhada.
PARA REFLETIR
A respeito da sabedoria divina para a tomada de decisões, responda:
O que Adonias fez diante da fragilidade do rei?
Diante da fragilidade de Davi, Adonias intitulou-se rei.
Quais as autoridades no reino que não apoiaram Adonias?
O sacerdote Zadoque, o profeta Natã e os valentes de Davi não apoiaram a atitude de Adonias, pois ele estava desrespeitando, publicamente, o rei e usurpando o trono.
O que Bate-Seba fez depois de ouvir o profeta Natã?
Ela toma a atitude certa na hora certa. A mãe de Salomão vai até Davi e relata-lhe tudo o que estava acontecendo.
Por que Deus não permitiu que Davi construísse o Templo?
O Senhor não permitiu que Davi construísse o Templo, pois ele havia empreendido muitas batalhas.
O que Salomão pediu a Deus em Gibeão?
Ele pediu a Deus sabedoria para reinar com justiça e equidade.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!