Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Parábolas de Jesus com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
19 de Junho de 2005
TEXTO ÁUREO
“Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir” (Mt 25.13).
VERDADE PRÁTICA
Todo cristão precisa estar alerta para a vinda repentina e inesperada de Cristo, a fim de não ficar envergonhado naquele grande dia.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 1Co 12.12,14,27 Os verdadeiros crentes formam um todo na terra
Terça — Mt 25.10 Os crentes precisam estar preparados
Quarta — Mt 25.1,4; Ef 6.18 Os crentes precisam ter azeite em suas vasilhas
Quinta — Rm 13.11 O crente descuidado quanto à vinda do Senhor
Sexta — 1Jo 2.18 O crente deve estar atento aos falsos cristos
Sábado — Ap 21.2 Os santos viverão na Jerusalém celestial
HINOS SUGERIDOS 173, 206 e 547 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 25.1-13.
1 — Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
2 — E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.
3 — As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
4 — Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
5 — E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.
6 — Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!
7 — Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.
8 — E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
9 — Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.
10 — E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
11 — E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!
12 — E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
13 — Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.
PONTO DE CONTATO
Professor, converse com seus alunos sobre a necessidade de estarem preparados para a iminente volta de Cristo, pois ninguém sabe o dia, a hora ou momento exato de seu glorioso retorno. Será como a vinda do noivo da parábola: inesperadamente.
Crentes verdadeiros, nominais e incrédulos achar-se-ão, num momento, perante o trono do Divino Juiz. Nesta hora, será inútil e impossível depender de quem quer que seja para obter a salvação como no caso daquelas cinco virgens imprudentes, que apesar de todas as tentativas, não conseguiram emprestado o azeite necessário para acender suas lâmpadas, e assim, acompanhar o noivo e ter o direito de entrar na sala nupcial. Perderam a oportunidade da preparação. Era tarde demais!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar temas escatológicos fundamentados na parábola.
Identificar os elementos essenciais da parábola.
Explicar os princípios gerais e o sentido espiritual da parábola.
SÍNTESE TEXTUAL
A parábola das dez virgens é mais um incentivo à vigilância quanto ao iminente retorno de Cristo. Aquele “grande dia” será, para os crentes, preparados, prudentes, cheios do Espírito Santo, uma ocasião de regozijo imensurável. A Palavra de Deus diz que a coroa da justiça está guardada para “todos quantos amam a sua vinda” (2Tm 4.8). Contudo, para os crentes insensatos, fracos, descuidados, negligentes e adormecidos espiritualmente, será tempo de desengano, julgamento e desespero.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Para esta atividade você precisará de cartolina e caneta hidrocor. Desenhe dez lamparinas. Solicite a participação de dez alunos. Separe-os em dois grupos de cinco componentes e distribua as lamparinas entre eles: uma para cada aluno. O grupo que representar as virgens prudentes escreverá nas lamparinas características positivas. E o que representar as imprudentes, negativas. Quando todos tiverem concluído esta etapa da atividade, solicite a cada participante que revele uma das características das dez virgens; primeiro das prudentes e depois das loucas. Faça uma reflexão sobre essas características.
INTRODUÇÃO
Conforme os costumes orientais acerca do casamento, a festa realizava-se especialmente à noite e podia durar vários dias, dependendo das possibilidades dos noivos. A celebração começava quando o noivo e alguns amigos iam à casa da noiva para trazê-la à casa dos pais do noivo. Terminadas as formalidades do ato como descrito em Rt 4, os noivos e seu cortejo seguiam festivamente para a casa do noivo e tinha início a festa nupcial, agora acrescida dos parentes e convidados — as bodas. Os convidados precisavam estar devidamente vestidos e providos de lâmpadas para afugentar a escuridão. Caso o cortejo tardasse, era preciso mais azeite para manter as lamparinas acesas durante todo o percurso. Chegando ao local das bodas, os convidados entravam e a porta principal era fechada. Era, como deve ser, o círculo íntimo da família.
Jesus proferiu essa parábola para ensinar aos discípulos ricas lições concernentes aos fatos da sua vinda. Para estarmos preparados, precisamos estar cheios do Espírito Santo, simbolizado pelo azeite nas candeias, enquanto esperamos o noivo celestial.
CONCLUSÃO
A grande lição que aprendemos nesta parábola é que devemos estar sempre preparados e atentos ao grande momento da vinda de Jesus para a Igreja. Você está preparado para este grande dia?
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Teológico
“Um Aviso Necessário
Juntamente com essas primeiras prestações das bênçãos da era vindoura, os crentes podem desfrutar tempos especiais de refrigério pela presença do Senhor, sempre que se arrependerem ou mudarem de atitude em relação a Ele (At 3.19). Também devemos nos lembrar de suas advertências. Muitas e muitas vezes Jesus enfatizou a importância de estarmos preparados e vivermos na iminência de sua vinda (Mt 24.42,44,50; 25.13; Lc 35.40; 21.34-36).
Jesus comparou o mundo prevalecente na ocasião de sua vinda com o mundo dos dias de Noé. A despeito dos avisos, da pregação, da construção da arca, da reunião dos animais, as pessoas estavam distraídas e despreparadas. Na realidade, não acreditavam na vinda do julgamento de Deus. Para essas pessoas, o dia do dilúvio amanheceu como qualquer outro: planejavam suas refeições, seus momentos de lazer, suas festas, seus casamentos. Mas naquele dia o mundo, como conheciam, acabou. Da mesma forma, o mundo dos dias de hoje prosseguirá às cegas, fazendo seus próprios planos. Mas um dia Jesus repentinamente virá (Mt 24.37-39). A subtaneidade de sua vinda é realçada com maiores detalhes em Mateus 24.43-50.
Para enfatizar que sua vinda se dará num dia comum, Jesus disse: ‘Estando dois [homens] no campo, será levado um e deixado o outro; estando duas [mulheres] moendo no moinho, será levada uma, e deixada [a] outra’ (Mt 24.40,41). Quer dizer, as pessoas estarão fazendo suas tarefas normais, do dia-a-dia, quando, repentinamente, haverá uma separação. ‘Levar’ (gr. paralambanetai) significa ‘levar consigo’ ou ‘receber’. Jesus ‘levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu’ (Mt 26.38). Ele prometeu: ‘Virei outra vez e vos levarei para mim mesmo’ (Jo 14.3)” (HORTON, Stanley M. O Ensino Bíblico das Últimas Coisas. RJ: CPAD, 2002, pp.70,71)
QUESTIONÁRIO
1. Qual a importância da Parábola das Dez Virgens?
É importante por ensinar a necessidade de cada crente estar preparado para a vinda de Cristo.
2. Quem são as dez virgens?
São dois tipos de crentes em relação à volta do Senhor: os prudentes e os loucos.
3. Quais as características das virgens loucas?
Insensatez, descuido e despreparo para a chegada do noivo.
4. Quais as características das virgens prudentes?
Vigilantes, apercebidas e preparadas.
5. Você está preparado para a volta de Jesus?
Resposta pessoal.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!