Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Os doze Profetas Menores com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
23 de Dezembro de 2012
TEXTO ÁUREO
“Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; sendo rei, reinará, e prosperará, e praticará o juízo e a justiça na terra” (Jr 23.5).
VERDADE PRÁTICA
Jesus é tanto o Salvador do mundo, como Rei do Universo.
HINOS SUGERIDOS 84, 258, 406.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Is 2.2-4 A guerra não mais existirá
Terça - Is 11.6-9 A plenitude da paz universal
Quarta - Jr 23.5,6 Haverá completa segurança na terra
Quinta - Zc 14.11 Jerusalém habitará segura
Sexta - At 3.20,21 A restauração de todas as coisas
Sábado - 2 Pe 3.13 Esperamos novos céus e nova terra
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Zacarias 1.1; 8.1-3,20-23.
Zacarias 1
1 - No oitavo mês do segundo ano de Dario, veio a palavra do SENHOR ao profeta Zacarias, filho de Baraquias, filho de Ido, dizendo:
Zacarias 8
1 - Depois, veio a mim a palavra do SENHOR dos Exércitos, dizendo:
2 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Zelei por Sião com grande zelo e com grande indignação zelei por ela.
3 - Assim diz o SENHOR: Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém; e Jerusalém chamar-se-á a cidade de verdade, e o monte do SENHOR dos Exércitos, monte de santidade.
20 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda sucederá que virão povos e habitantes de muitas cidades;
21 - e os habitantes de uma cidade irão à outra, dizendo: Vamos depressa suplicar o favor do SENHOR e buscar o SENHOR dos Exércitos; eu também irei.
22 - Assim, virão muitos povos e poderosas nações buscar, em Jerusalém, o SENHOR dos Exércitos e suplicar a bênção do SENHOR.
23 - Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu, dizendo: Iremos convosco, porque temos ouvido que Deus está convosco.
INTERAÇÃO
Zacarias foi contemporâneo do profeta Ageu. Ele teve uma série de visões durante os dois primeiros anos das obras de reconstrução do Templo. Essas visões objetivavam incitar no povo ânimo para o exercício do trabalho intenso na restauração do Templo. Os judeus estavam livres do exílio, mas o Templo não estava acabado. A reconstrução do Templo traria uma nova esperança para os judeus, pois a nação, no futuro, também seria restaurada espiritualmente. A primeira e a segunda vinda de Jesus Cristo são, focalizadas pelas profecias de Zacarias, como cumprimento da esperança judaica.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender a estrutura e a mensagem do livro de Zacarias.
Explicar a promessa de restauração da nação.
Saber que o reino messiânico é real.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, para que os alunos compreendam com mais facilidade o conteúdo da lição, utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. Explique aos alunos que podemos destacar ao longo da profecia de Zacarias dois propósitos principais: Os capítulos 1 - 8 foram escritos para encorajar o remanescente judeu na construção do Templo, em Judá. Enquanto que nos capítulos 9 - 14o profeta trata de Israel e do Messias. O tema do livro é o Messias de Israel, todavia, Jerusalém também ocupa um espaço especial.
ESBOÇO DO LIVRO DE ZACARIAS
PRIMEIRA PARTE
Palavras proféticas e a reedificação do Templo (1.1 — 8.23)
■ Introdução (1.1-6);
■ Série de oito visões (1.7 — 6.8):
[a] dos cavaleiros entre as murtas;
[b] dos quatro chifres e quatro ferreiros;
[c] dum homem medindo Jerusalém;
[d] da purificação de Josué, o sumo sacerdote;
[e] do castiçal de ouro e duas oliveiras;
[f] do rolo volante;
[g] da mulher num efa;
[h] dos quatro carros.
■ A coroação de Josué como sumo sacerdote e o seu significado profético (6.9-15);
■ Duas mensagens: O jejum e a justiça social; a restauração de Sião (7.1 — 8.23).
SEGUNDA PARTE
A palavra profética a respeito de Israel e do Messias (9.1 — 14.21)
■ Primeira profecia do Senhor: a intervenção triunfal do Senhor; a salvação messiânica; a rejeição do Messias (9.1 — 11.17);
■ Segunda profecia do Senhor: luto e conversão de Israel; a entronização do Rei Messias (12.1 — 14.21).
Palavra Chave
Messias: Pessoa na qual se concretizavam as aspirações de salvação ou redenção.
introdução
Nessa lição, veremos que o livro de Zacarias apresenta os eventos do porvir como o epílogo da história. O oráculo do profeta não fala a respeito de acontecimentos enigmáticos, mas de fatos reais e compreensíveis. Qualquer observador atento à época atual verificará que as demandas do nosso tempo apontam para um desfecho divinamente escatológico.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os oráculos do livro de Zacarias são apocalípticos. O assunto central é o surgimento do Messias de Israel.
SINOPSE DO TÓPICO II
A restauração de Jerusalém é uma promessa futura, pois quando ela tornar-se uma “cidade de verdade [...] monte de santidade”, a promessa será cumprida.
SINOPSE DO TÓPICO III
O Reino Messiânico é o período onde todo o mundo desfrutará da verdadeira paz do Messias de Israel.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, podemos concluir: se todas as profecias sobre os impérios passados e acerca da primeira vinda do Messias cumpriram-se fielmente, as profecias escatológicas igualmente se cumprirão. Os acontecimentos atuais por si só começam a confirmar essa realidade.
EXERCÍCIOS
1. Qual o assunto do livro de Zacarias?
O Messias de Israel.
2. Cite três profecias de Zacarias cumpridas em Jesus.
Zc 9.9 cf. Mt 21.15; 11.13 cf. Mt 27.9,10; 12.10 cf. Jo 10.37.
3. Como o zelo de Jeová por Sião e Jerusalém é manifestado em Zacarias 8.3?
“Voltarei para Sião e habitarei no meio de Jerusalém” (8.3a).
4. Como se chama o reino de Cristo de mil anos?
Reino Messiânico ou Milênio.
5. O que significa pegar na veste de um judeu em Zacarias 8.23?
Indica o desejo e o anseio do mundo gentio em desfrutar as bênçãos e os privilégios de Israel.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Sociológico
“Zacarias, que profetizou perto do fim de outono de 520 a.C, também aguardava ansiosamente pela libertação da nação do domínio estrangeiro, e com confiança esperava que um povo renovado fosse governado por um descendente da casa de Davi. Ele deu continuidade ao trabalho de Ageu ao apressar a conclusão do segundo Templo; e em 515 a.C, cerca de setenta anos após a destruição da primeira construção, o seu sucessor foi consagrado. Embora os persas tivessem designado Tatenai como o governador militar de Judá (Ed 6.13), incentivaram o estado a funcionar como uma comunidade religiosa em vez de política, com o sumo-sacerdote Josias em seu comando. Quanto a Zorobabel, não se sabe se morreu ou se foi destituído do cargo pelos persas, como medida preventiva. Em todo caso, a situação política em Judá parece ter sido estabilizada pelo estabelecimento de um sistema teocrático apoiado pelo governo persa” (HARRISON, R. K. Tempos do Antigo Testamento: Um Contexto Social, Político e Cultural. 1 ed., RJ: CPAD, 2010, p.285).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
“O futuro programa de Deus para o povo
Zacarias teve uma visão escatológica muito mais detalhada e completa que os outros profetas menores dos séculos VI e V. [...] Embora o tom global permaneça otimista, o profeta previu que a liderança do Senhor seria rejeitada, o que necessitaria julgamento purificador. O Senhor, porém, intervirá a favor do povo em uma batalha culminante. Isto levará ao arrependimento o povo e à concessão das bênçãos divinas.
A restauração de Jerusalém é central aos capítulos 1 a 8. Ao declarar a profunda ligação emocional com a cidade, o Senhor promete restaurar-lhe a prosperidade (Zc 2.10,11; 8.1-5). Tomará residência uma vez mais em Sião (Zc 2.10,11; 8.3) e sobrenaturalmente a protegerá (Zc 2.5). O foco da cidade restaurada será a habitação de Deus, o Templo reconstruído (Zc 1.17). Esses residentes da cidade que ainda estão no exílio voltarão em grandes levas (Zc 2.4,6,7; 8.7,8). Sinais das bênçãos divinas serão visíveis nas ruas da cidade, onde os que chegarem a uma idade madura verão crianças brincando contentemente (Zc 8.4,5). Embora muitos se maravilhem com esta reversão na situação de Sião, o Senhor todo Todo-Poderoso não compartilhará desse assombro, pois nada está acima do seu poder (v.6).
[...] Os capítulos de 1 a 8 de Zacarias também foca a liderança da Jerusalém restaurada. Sacerdotes e rei desempenham papéis proeminentes nestes capítulos. Na quarta visão noturna do profeta (Zc 3.1-10), ele testemunhou a purificação de Josué, o sumo sacerdote na comunidade pós-exílica daquela época. As ‘vestes sujas’ de Josué, símbolo do pecado, foram trocadas por ‘vestes novas’ e uma mitra limpa lhe foi colocada na cabeça (Zc 3.3-5). O Senhor encarregou Josué de obedecer aos mandamentos e prometeu recompensar-lhe a obediência, dando-lhe autoridade sobre o serviço do Templo e acesso ao conselho de Deus (vv. 6,7). Claro que a mensagem se aplica à nação inteira, porque Josué, como sumo sacerdote, representava o povo. O fato de ter sido limpo simbolizava o restabelecimento da nação como um todo e, mais particularmente, dos sacerdotes que faziam mediação entre Deus e o povo” (ZUCK, R. B. (Ed.) Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD, 2009, pp.457-58).
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