Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Ministério Profético na Bíblia com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
26 de Setembro de 2010
TEXTO ÁUREO
“Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15).
VERDADE PRÁTICA
A missão profética da Igreja é levar o conhecimento e a vontade de Deus até aos confins da terra, cumprindo assim a Grande Comissão.
HINOS SUGERIDOS 18, 220, 291.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 16.18 As portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja do Senhor
Terça - At 20.28 A Igreja comprada com o sangue de Cristo
Quarta - 1 Co 14.25 A presença de Deus na Igreja
Quinta - Ef 3.10 A Igreja e a multiforme sabedoria de Deus
Sexta - Ef 3.21 A Igreja está presente na terra em todas as gerações
Sábado - Ap 22.3-5 O final glorioso da jornada da Igreja
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 8.4-8,12-17.
4 - Mas os que andavam dispersos iam por toda parte anunciando a palavra.
5 - E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.
6 - E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia,
7 - pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham, clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados.
8 - E havia grande alegria naquela cidade.
12 - Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres.
13 - E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou, de contínuo, com Filipe e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito.
14 - Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João,
15 - os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo.
16 - (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido, mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus).
17 - Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.
INTERAÇÃO
Prezado professor, estamos encerrando mais um trimestre. Analisamos de forma detalhada a profecia e seus desdobramentos. Hoje, trataremos o tema da Missão da Igreja. Assim como Deus falava por meio dos profetas no Antigo Testamento, denunciando o erro e a mentira e proclamando a verdade, Ele deseja falar por meio de sua Igreja através de Cristo. Aproveite esta oportunidade para conscientizar seus alunos de que a missão da Igreja não está relacionada apenas à salvação da alma do homem, mas inclui todas as dimensões humanas (física, espiritual, psicológica e social). Basta observar o texto em Atos 2.42-47.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o contexto de vida da igreja em Jerusalém.
Explicar a chegada do evangelho em Samaria.
Conscientizar-se do seu papel na missão profética da Igreja.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo, na lousa ou faça cópias para os alunos. Leia o texto de Mateus 28.19,20. Nesses versículos, o termo “Ide”, no original grego, é representado pelo gerúndio [Indo], a fim de traduzir uma ação permanente. Com o auxílio do esquema abaixo, explique aos seus alunos o processo dinâmico e crescente que a igreja Primitiva desenvolveu para anunciar o evangelho. Conscientize-os de que o nosso compromisso na proclamação do evangelho é mais do que a demarcação física do templo em que cultuamos a Deus. Ele envolve o nosso caráter, oratória e sociabilidade. O verdadeiro templo somos nós (2 Co 6.16)! Boa aula!
A IGREJA REFERÊNCIAS FATOS
A Igreja | Referências | Fatos |
|---|---|---|
A Igreja em Jerusalém | Atos 2.42 - 8.1 | Vida em comunidade |
A Igreja em Samaria | Atos 8.2 - 9.31 | Perseguição aos cristãos |
A Igreja no mundo | Atos 9.32 - 28.31 | Viagens missionárias |
Palavra Chave
Missão: [do lat. missio] Transmissão consciente e planejada das Boas Novas.
introdução
No período do Antigo Testamento, a voz de Deus na terra era manifesta através dos profetas, sendo a nação de Israel o seu receptáculo. Em o Novo Testamento, o Senhor continua a falar com e por meio de seus mensageiros. Essa percepção indica-nos que a missão profética da Igreja consiste em levar o evangelho de Jesus Cristo a todos os povos, pois é através desta que Deus ainda fala.
SINOPSE DO TÓPICO I
O martírio de Estevão, nos primórdios da Igreja, resultou na dispersão dos discípulos e, por conseguinte, numa maior propagação do evangelho.
SINOPSE DO TÓPICO II
A ordem evangelística de Jesus derrubou barreiras étnicas entre judeus e samaritanos.
SINOPSE DO TÓPICO III
O Evangelho em Samaria foi proclamado por meio da pregação cristocêntrica, resultando em conversões e manifestações sobrenaturais.
CONCLUSÃO
A missão da Igreja é levar as boas-novas de salvação e, justamente, por essa razão, o evangelho contempla todas as etnias; desconhece fronteiras. Onde quer que ele chega, os preconceitos são removidos e o Espírito Santo começa a operar. O Senhor Jesus eliminou as barreiras entre judeus e samaritanos e entre judeus e gentios. A Bíblia classifica a humanidade em três grupos de povos: os judeus, os gentios e a Igreja (1 Co 10.32,33). Temos o grande privilégio de fazer parte do último, porém, temos o dever de anunciar aos demais a Palavra do Senhor. Cumpramos, pois, integralmente, a missão profética da Igreja de Cristo.
EXERCÍCIOS
1. Como estavam os crentes em Jerusalém antes da morte de Estevão?
Limitados a pregar o evangelho somente em Jerusalém.
2. Como era o relacionamento entre judeus e samaritanos?
A animosidade no relacionamento era muito marcante entre ambos, principalmente na questão religiosa.
3. O que atestavam os milagres operados por meio dos discípulos?
A presença de Deus entre os crentes.
4. O que resulta da pregação de uma mensagem cristocêntrica?
Em bênçãos divinas e conversões.
5. Qual é a missão da igreja?
Levar as Boas-Novas de salvação a toda criatura.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliológico
“Tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (8.15).
Lucas acrescenta uma nota de explicação porque este é um evento extraordinário, e não um padrão do século I ou de hoje. Eles oraram e impuseram as mãos sobre eles ‘porque sobre nenhum deles [o Espírito Santo] havia ainda descido’ (8.16,17). Por que aqui, e somente aqui, a oração e a imposição de mãos estão associadas com a descida do Espírito Santo sobre os crentes em Jesus?
Devemos nos lembrar de que a hostilidade profundamente enraizada e a competição religiosa haviam existido entre os judeus e os samaritanos durante muitas gerações. Ao dar o Espírito Santo por intermédio de Pedro e João, o Senhor deixou claro (1) que a igreja era uma só, e (2) que os apóstolos eram seus líderes autorizados. Sem esta evidência de unidade e autoridade, os samaritanos poderiam perfeitamente bem ter iniciado um movimento dissidente. E sem ela, os cristãos judeus poderiam não estar dispostos a aceitar os samaritanos como membros, juntamente com eles, do Corpo de Cristo”.
(RICHARDS, O. L. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2007, p.262)
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
O Ministério da Igreja
“A Igreja é o estandarte da reconciliação entre a humanidade e Deus, e dos seres humanos entre si. [...] O ministério à Igreja inclui o compartilhar da vida divina. Só temos a dinâmica daquela vida à medida que permanecermos nEle e continuarmos repassando a sua vida uns aos outros dentro do Corpo. Esse processo de edificação é descrito por Paulo como relacionamentos de mútua confiança: pertencermos uns aos outros, precisamos uns dos outros, afetamos uns aos outros (Ef 4.13-16). Essa mútua confiança inclui abnegação para ajudarmos a suprir as necessidades uns dos outros. Não somos um clube social, mas sim, um exército que exige mútua cooperação e solicitude ao enfrentarmos o mundo, negarmos a carne e resistirmos ao diabo” (HORTON, S. M. (ed). Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: 12.ed. CPAD, 2009, pp.600-1).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!