Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos 1° João com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
27 de Setembro de 2009
TEXTO ÁUREO
"Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus" (1 Jo 5.13).
VERDADE PRÁTICA
Através de sua maravilhosa graça, Deus, mediante Nosso Senhor Jesus Cristo, concedeu-nos a vida eterna e a segurança de um viver pleno por intermédio da fé.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jo 6.40 Quem crê no filho tem a vida eterna
Terça - 1 Tm 1.1 Cristo, nossa esperança
Quarta - Cl 3.4 Cristo, nossa vida
Quinta - Jr 33.3 Deus ouve e responde as nossas orações
Sexta - 1 Ts 4.3 Deus requer a santificação de seus filhos
Sábado - 1 Co 10.14 Os filhos de Deus devem fugir da idolatria
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 João 5.13-21.
13 - Estas coisas vos escrevi, para que saibais que tendes a vida eterna e para que creiais no nome do Filho de Deus.
14 - E esta é a confiança que temos nele: que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.
15 - E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
16 - Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
17 - Toda iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.
18 - Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.
19 - Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.
20 - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.
21 - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém!
INTERAÇÃO
Um dos tópicos da lição de hoje trata de orações respondidas. Peça aos alunos para refletirem a respeito de suas orações a Deus e verificarem se estão sendo ouvidas. Se não estiverem, solicite que eles a submetam ao crivo de João: o pedinte está em Cristo? O pedido está de acordo com a vontade divina? Aproveite para incentivar seus alunos a cultivarem uma vida de oração.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conceituar o termo vida eterna.
Identificar o perfil daqueles que têm suas orações ouvidas por Deus.
Apresentar as evidências do novo nascimento.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Aproveite a aula de hoje para discutir com seus alunos a Doutrina da Segurança do crente. De acordo com o Teologia Sistemática de Stanley Horton, biblicamente, perseverança não significa que todo aquele que professar a fé em Cristo e se tornar parte de uma comunidade de crentes tem a segurança eterna, mas refere-se à operação contínua do Espírito Santo, mediante a qual a obra que Deus começou em nosso coração será levada a bom termo (Fp 1.6).
Palavra Chave
Vida eterna: Suprema bem-aventurança dos que recebem a Cristo como o Salvador e Senhor de suas vidas.
introdução
Chegamos ao final do estudo da Primeira Epístola de João. Nas palavras derradeiras desta carta, o apóstolo ensina-nos acerca da confiança que os filhos de Deus devem ter na vida eternam Cristo Jesus. João conclui fazendo um apelo aos crentes para que não permaneçam na prática do pecado e admoestem os que assim vivem (vv.16,17).
SINOPSE DO TÓPICO I
Aqueles que são filhos de Deus, nascidos de novo, têm a certeza da vida eterna, possuem uma viva esperança e esperam desfrutar da glória eterna.
SINOPSE DO TÓPICO II
Deus ouve as orações dos que estão em Cristo, se achegam a Ele e amam ao próximo.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os nascidos de novo demonstram uma vida santa e guardam-se dos ídolos.
CONCLUSÃO
Mediante a fé em Cristo, nos tornamos filhos de Deus. Agora, o pecado não tem mais domínio sobre nós e, consequentemente, podemos viver uma vida santa e entrar na presença de Deus com plena confiança de que seremos ouvidos. Não existe maior privilégio do que este: tornar-se filho de Deus. Você é filho do Altíssimo! Portanto, viva de modo que O agrade.
EXERCÍCIOS
1. Como obtemos a certeza da vida eterna?
Ao crermos em Jesus como Senhor e Salvador de nossa vida.
2. A que vida eterna João se refere?
Vida divina de alegria, paz, santidade e de transformação à imagem de Cristo pelo Espírito Santo.
3. Qual o significado da expressão "viva esperança"?
Uma esperança que jamais pode ser extinta, pois é sempre renovada pela confiança que temos no poder e na fidelidade de Deus.
4. Em que consiste a glória eterna do crente?
Em habitarmos para sempre com Ele, livres definitivamente da presença do pecado.
5. Apresente uma evidência do novo nascimento do crente.
Uma vida santa.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
"10.5.1. Graça de Deus e responsabilidade do crente
A Bíblia ensina que a preservação depende tanto do poder de Deus como da atitude do crente permanecer em Jesus! Vejamos que tanto o Senhor Jesus Cristo como os apóstolos falaram sobre este assunto.
É necessário ter um equilíbrio bíblico na doutrina da preservação.
Se houver ênfase somente no poder de Deus como a força que guarda o crente, omitindo a própria responsabilidade pessoal de guardar-se do mal, abre-se a porta para uma vida espiritual de descuido. Se, por outro lado, houver ênfase somente no esforço do crente de guardar-se, omitindo-se a gloriosa manifestação do poder de Deus como o principal fator da proteção, abre-se caminho para um verdadeiro fracasso espiritual. A Bíblia fala e a experiência confirma: 'Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos' (Zc 4.6). O caminho certo para preservar o crente na salvação é mediante a fé, guardada na virtude de Deus para a salvação já a se revelar no último tempo (cf. 1 Pe 1.5). Assim chegaremos lá!
(BERGSTÉN, E. Teologia Sistemática. RJ: CPAD, 2004, pp.243-245).
APLICAÇÃO PESSOAL
"A doutrina da segurança não é uma desculpa para o pecado, e sim um encorajamento para não pecarmos. O fato de eu saber que sou casado e que tenho documentos para provar isso ajuda-me a não me sentir tentado a me envolver em outro relacionamento. Eu e minha esposa estamos seguros do amor que sentimos um pelo outro. Quando imagino a inestimável graça que Deus derramou sobre mim, desejo me acercar ainda mais dEle, e compartilhar mais ainda o seu amor.
Saber que Ele orou por nós quando estava aqui na terra e que ainda ora por nós, na glória, deve nos fortalecer em nossa luta. Tudo o que Deus é, e tudo o que Cristo fez e ainda está fazendo, combinam-se para produzir em nossos corações o tipo de segurança que conduz a um viver santo".
(WARREN. W. W. A oração intercessória de Jesus. RJ: CPAD, p.145).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!